fbpx

Esboço de pregação sobre escatologia para a igreja que aguarda a vinda do Senhor.

Quero antes de estudar o texto trazer aqui duas premissas que penso e aplico na minha vida:

1) “Fale onde a bíblia fala e cale onde a Bíblia cala”.

Este é um pensamento que sempre tenho em mente ao estudar doutrina bíblica. Precisamos ter cuidado pois as coisas reveladas por Deus estão escritas e são para nosso proveito mas o que Deus não revelou não pertence a nós como em: “As coisas encobertas pertencem ao Senhor nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem a nós e a nossos filhos para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.” (Deuteronômio 29:29)

Temos que ter muito cuidado com exercícios intelectuais e exegéticos para encontrar aquilo que Deus não revelou e acrescentar a mensagem um til: “Porque eu testifico a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste livro que, se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus fará vir sobre ele as pragas que estão escritas neste livro; E, se alguém tirar quaisquer palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte do livro da vida, e da cidade santa, e das coisas que estão escritas neste livro.” (Apocalipse 22:18,19); “Não acrescentareis à palavra que vos mando, nem diminuireis dela, para que guardeis os mandamentos do Senhor vosso Deus, que eu vos mando.” (Deuteronômio 4:2); “Tudo o que eu te ordeno, observarás para fazer; nada lhe acrescentarás nem diminuirás.” (Deuteronômio 12:32); “Toda a Palavra de Deus é pura; escudo é para os que confiam nele. Nada acrescentes às suas palavras, para que não te repreenda e sejas achado mentiroso.” (Provérbios 30:5,6).

2) “Cuidado pra não se preocupar mais com a posição doutrinária do que com a doutrina da posição”.

É o complexo do crente de Beréia versus os de Corinto. De Beréia: “E logo os irmãos enviaram de noite Paulo e Silas a Beréia; e eles, chegando lá, foram à sinagoga dos judeus. Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.” (Atos 17:10,11). De Corinto: “Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?” (1 Coríntios 3:3,4). Um grupo estava preocupado com a Palavra independente de quem falava e o segundo grupo estava preocupado com quem falava independente da Palavra.

A escatologia é uma destas doutrinas bastante polêmicas que dividem muito o povo de Deus. Mas seria esta a vontade de Deus para a igreja? Minhas impressões ao estudar é que muito do que temos visto, não são divisões a respeito de erros doutrinários mas de discussões nos pontos obscuros da revelação e tomada de partido em cima de suposições de homens e linhas e não de coisas que a bíblia disse. Este tem sido o problema de nossa geração! Mas não podemos viver assim também! Devemos buscar o que a bíblia revelou e viver a santidade e missão evangelizadora que fomos chamados a cumprir.

Vamos ver hoje a respeito do arrebatamento segundo o livro de Tessalonicenses. Vamos nos ater a revelação bíblica apenas.

A volta de Cristo é um evento narrado claramente e esperado por nós cristãos como o dia da redenção do nosso corpo e início do momento de julgamento ao mundo dos ímpios e início do reino do Senhor de fato e destruição do pecado! É o glorioso dia do Senhor!

Esta foi uma promessa do Senhor Jesus

João 14:1-3

“Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas; se não fosse assim, eu vo-lo teria dito. Vou preparar-vos lugar. E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.”

Neste texto Jesus promete morada com ele nos céus isto é uma relação importante na profecia com o que faremos nas bodas do cordeiro como igreja durante os 7anos de tribulação. Estaremos no céu com o Senhor Jesus. Este buscar que Jesus promete seria o arrebatamento.

O texto se divide em 2 partes: Paulo fala a respeito do modo do arrebatamento e do tempo do dia do Senhor. Nesta mensagem vamos abordar apenas a primeira parte que diz respeito ao modo do arrebatamento.

4:13-18 Paulo exorta a respeito do modo da volta de Cristo e do arrebatamento

Paulo inicia com a grande esperança Cristã

4:13 – Paulo exorta a respeito dos mortos no Senhor para dar esperança

Paulo compara a ignorância no assunto à tristeza deles e falta de esperança acerca dos mortos. Paulo não deseja que eles estejam assim pois desta forma que os descrentes vivem. Provavelmente essa igreja estava tendo problemas a respeito da cresça na ressurreição dos mortos.

4:14 – A ressurreição de Cristo é uma prova de que eles também voltarão com Cristo

Paulo comparara a ressurreição de Cristo como um fato que crido deve também ser levado para a crença de que os mortos irão ressuscitar também! Então a morte de Cristo não se trata apenas de uma vitória particular sobre a morte mas de nossa vitória sobre a morte!

APLICAÇÃO: Jesus não veio apenas pra pregar uma religião ou estabelecer uma igreja mas veio cumprir um plano! O Plano da vitória sobre o pecado e a morte! Este plano se cumpriu em sua ressurreição, libertando um povo e separando pra si, e este povo, hoje vive para Cristo pregando o evangelho da salvação e buscando a santidade para a gradar e relacionar-se com o Senhor! Mas a esperança deste povo não é simplesmente ir para o céu, mas é saber que Jesus voltará e estabelecerá o seu reino eterno! A morte para este povo não se trata do fim apenas de um intervalo de descanso para esperar junto com Cristo sua volta para julgar o mal! Esta é a grande esperança Cristã na vitória sobre a morte! Quem tem a Cristo tem esta esperança! E qual a tua esperança? No que você tem esperado? No governo? No dinheiro? Em um emprego que te dê segurança? Mas isso será pra sempre? Será eterno? Quem busca o Senhor Jesus anseia pelo eterno apesar de viver no presente! Sua esperança é maior que esta vida!

Agora Paulo especifica como ocorrerá o Arrebatamento

4:15 – Os mortos ressuscitarão antes de nos encontrarmos com Jesus na sua volta

4:16 – Com a voz da Trombeta os mortos ressuscitarão e nós nos encontraremos com o Senhor Jesus que descerá dos céus

4:17 – Seremos arrebatados em seguida da ressurreição para estarmos sempre com o Senhor

4:18 – Devemos encontrar consolo nesta esperança

Outro texto que Paulo fala sobre o arrebatamento

Pois, se os mortos não ressuscitam, nem mesmo Cristo ressuscitou. E, se Cristo não ressuscitou, inútil é a fé que vocês têm, e ainda estão em seus pecados. Neste caso, também os que dormiram em Cristo estão perdidos. Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, dentre todos os homens somos os mais dignos de compaixão. Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, sendo as primícias dentre aqueles que dormiram. Visto que a morte veio por meio de um só homem, também a ressurreição dos mortos veio por meio de um só homem. Pois da mesma forma como em Adão todos morrem, em Cristo todos serão vivificados. Mas cada um por sua vez: Cristo, o primeiro; depois, quando ele vier, os que lhe pertencem. Então virá o fim, quando ele entregar o Reino a Deus, o Pai, depois de ter destruído todo domínio, autoridade e poder. Pois é necessário que ele reine até que todos os seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. O último inimigo a ser destruído é a morte. (1 Coríntios 15:16-26)

Irmãos, eu lhes declaro que carne e sangue não podem herdar o Reino de Deus, nem o que é perecível pode herdar o imperecível. Eis que eu lhes digo um mistério: nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ao som da última trombeta. Pois a trombeta soará, os mortos ressuscitarão incorruptíveis e nós seremos transformados. Pois é necessário que aquilo que é corruptível se revista de incorruptibilidade, e aquilo que é mortal, se revista de imortalidade. Quando, porém, o que é corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal, de imortalidade, então se cumprirá a palavra que está escrita: “A morte foi destruída pela vitória”. “Onde está, ó morte, a sua vitória? Onde está, ó morte, o seu aguilhão? ” O aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei. Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil. (1 Coríntios 15:50-58)

APLICAÇÃO GERAL: A Bíblia afirma nas Escrituras que a obra de redenção de Cristo diante de toda a Criação não terminou na cruz mas começou lá e até o momento o plano de Deus está trilhando em direção a sua grande manifestação! A humanidade está cega em pecado mas os que receberam a Cristo conseguem ver os sinais do fim dos tempos se aproximando cada vez mais e Jesus vem buscar sua igreja e julgar o mundo conforme predito! Por isso fomos chamados a pregar o evangelho a toda criatura! Não é para fazer grandes igrejas ou religiões mas para salvar os homens da condenação eterna! Para Glorificar a Deus! Por isso vivemos para a Glória de Deus! Você que não conhece a Jesus saiba que a graça de Deus está a sua disposição basta apenas reconhecer teu pecado de incredulidade e vir pra Cristo! Esteja conosco quando Jesus voltar para buscar seu povo! Você pode ser povo de Deus! O mundo está no fim e o que vemos na televisão é que cada dia tudo ficará pior porque este mundo esqueceu e desprezou a verdade de Deus em Cristo desde o Éden! E você cristão esteja trabalhando para nosso Senhor possa te encontrar trabalhando para glória Dele! Você só sentirá que está completo se viver para o que você foi chamado que é a glória de Deus! Buscar agradar a Deus e seja agradado em Deus! Nós igreja somos o povo de Deus para lura juntos pela fé no evangelho até o dia em que o Senhor vier nos buscar pra Ele! Glória a Deus nas alturas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *