fbpx

Esboço de pregação sobre atitudes de santidade na vida cristã. Mensagem: Conselhos para uma Vida Cristã na Prática

Quando nos tornamos cristãos, segundo as escrituras, nos tornamos novas criaturas, e isto nos dá uma nova estrutura de viver e uma nova dinâmica de agir. Nesta lógica a vida cristã se caracteriza por uma nova prática de vida e que deve ser testemunhada em mudanças de atitudes.

Por este motivo Jesus disse que pelos frutos se conhecem os falsos profetas. Atitudes diferentes não afirmam que alguém se converteu mas a permanência nestas atitudes aumentam a probabilidade de julgarmos que ocorreu uma conversão. O grande problema está na permanência desta vida cristã e o cristão precisa sempre estar atento e se lembrar quem ele é porque com o passar do tempo começamos a assumir nossa velha vida novamente e os valores do mundo e contra isso devemos lutar pois não somos mais o que éramos.

Paulo em todas as suas epístolas ele reforça os conselhos práticos da vida cristã e todos estes conselhos sempre se afirmam na vida de santidade para com Deus e relacionamentos saudáveis para com os outros. Relacionamento é o foco do cristianismo e este é o que define a espiritualidade do cristão!

Neste trecho final da carta Paulo apresenta um resumo de várias das lições que ele apresentou na carta e outros conselhos novos a respeito do viver cristão na prática! Vamos nos avaliar! Que Deus nos capacite a vivermos santos para Ele!

Paulo faz uma série de 7 lembretes para eles com relação ao convívio da vida cristã:

1) AMEM SEUS LÍDERES QUE TRABALHAM NO SENHOR E OS IRMÃOS

5:12-13a – Amem seus líderes e os considerem pelo seu trabalho no Senhor

A Partir de Atos 14:23 vemos o estabelecimento de presbíteros para liderar o povo de Deus. Esta foi uma vontade de Deus aos distribuir os dons e estabelecer a igreja de Cristo. O dom do cuidado e ensino dado ao Pastor na igreja é uma realidade, mandamento e vontade do Senhor para sua igreja. No livro de Juízes vemos que porque não havia liderança em Israel cada um fazia o que queria e se desviava pelo seu caminho! O livro de Timóteo, Tito, Pedro, Romanos 1 Coríntios tem referências específicas ao ministério pastoral como o guia do povo de Deus segundo o poder da Palavra! Um líder espiritual tem autoridade enquanto estiver nas escrituras e por elas nada em si mesmo, mas delegado por Deus quando este permanece fiel ao seu chamado à pregar a Palavra. O texto quando afirma que a igreja deve ter seus líderes e amá-los nos leva a entender que a existência do líder é algo bíblico e se você não tem um líder espiritual levantado por Deus para você então como amar alguém que não existe em seu coração? O problema de muitos hoje é que eles escolhem mestres conforme suas próprias cobiças e não conforme a vontade de Deus pra suas vidas ou pela fidelidade a Palavra. Eles ao invés de esperarem Deus levantar um Davi para os conduzir ele elegem um Saul para os representar. O amor as lideranças é uma recomendação bíblica do viver cristão. Submeter-se a uma liderança espiritual é um princípio que a palavra estabelece mas o que vemos hoje em dia é um movimento contra lideranças em todos os âmbitos da sociedade, os jovens tem sido os mais influenciados por isso e por isso não vemos jovens que respeitam pais, professores, os mais velhos e jovens como Daniel que se submeteu ao Rei e foi amado por ele, um José que respeitou a liderança ou na vida cristã um Josué que respeitou Moisés como líder espiritual. Precisamos entender que nosso relacionamento com o conceito de liderança também é um termômetro de nossa espiritualidade. Vivemos uma crise de liderança sim, de fato, mas vivemos uma crise também de liderados.

5:13b – Vivam em paz uns com os outros

O viver cristão está repleto de busca pela unidade e não existe unidade sem paz. Buscar a paz de convívio deve ser um alvo para o cristão. O que mais vemos são picuinhas e brigas por motivos infantis ou carnais que não levam edificação a ninguém e o mais comum é quanto mais velho na fé menos pacífico as pessoas se tornam em sua caminhada cristã. Paulo aqui traz a tona esta realidade de lembrar que a paz é um alvo cristão.

Paulo faz uma série de exortações imperativas:

5:14-22 – Paulo os exorta a praticarem estas coisas:

2) TESTEMUNHO CRISTÃO PÚBLICO NO TRABALHO

5:14 – Advirtam os ociosos

Existia na igreja de Tessalônica os que não queriam trabalhar e usavam como motivo de que Jesus iria voltar por isso, pra quê trabalhar e viviam as custas dos outros como pessoas preguiçosas e de mal testemunho. O Trabalho é uma forma de testemunho público e Paulo deixa claro que estes que trazem um mal testemunho a esse respeito deveriam ser advertidos pela igreja! Este é o papel do viver cristão em comunidade e edificação mútua!

3) CUIDEM UNS DOS OUTROS

5:14 – Confortem os desanimados

As pessoas que estão cansadas e perdendo a esperança devem ouvir dos irmãos palavra de ânimo. Devemos estar em comunhão para nos alegrarmos e fortalecermos juntos. Se um irmão não está vinda para a igreja, procure saber porque! Não espere só pelo Pastor, se os Espírito Santo te incomodou então obedeça a Deus e vá a procura pois talvez assim você estará sendo um instrumento de conforto aos que estão desanimados!

5:14 – Auxiliem os fracos

Aqueles que estão enfraquecidos também precisam de apoio. Palavras de apoio e orações!

4) CONVIVAM EM AMOR

5:14 – Sejam pacientes com todos

Cuidado com a seleção de pessoas para convívio. Cuidado com a acepção de pessoas pois isto não é agradável a Deus pois se Deus fizesse acepção de pessoas ninguém seria salvo. O viver cristão se trata de unidade e os que não buscam a unidade e comunhão com todos estão na realidade afirmando que não entenderam um dos resultados da morte de Cristo na cruz e o poder do evangelho ou não estão permitindo com um coração endurecido que o evangelho o transforme a imagem de Cristo.

5:15 – Não retribuam o mal com o mal

Não sejam vingativos. Se alguém te prejudicou, ame ele e ore por ele!

5) SEJAM AGRADECIDOS POIS DEUS CUIDA

5:16 – Alegrem-se sempre

A alegria não deve ser circunstancial mas deve ser motivada pelo eterno. As tribulações surgem mas logo passam. Alegrar-se não deve ser um estado de espírito mas uma decisão consciente de alguém que com um coração agradecido olha para tudo que Deus já fez e se alegra não por estar mas por ser um servo de Deus e cuidado por Ele!

5:17 – Orem continuamente

A oração deve ser uma constante em nossa vida como um fio que nos conecta a Deus a todo o tempo! A oração não deve estar apenas no fim mas no começo de tudo, nas decisões, nas ajudas, na entrega e em tudo da nossa vida!

5:18 – Sejam agradecidos em tudo

Gratidão é um elemento importante pois ela nos livra do pecado da cobiça, inveja, adultério e muitas outras coisas pois quando nos contentamos com o que Deus nos deu porque precisamos não desejamos aquilo que não temos e não cobiçamos o que não é nosso! Um coração grato é um coração feliz e protegido contra as artimanhas do pecado contra nós!

6) OUÇAM DEUS FALAR COM DISCERNIMENTO

5:19 – Não apaguem o Espírito

Permita-se a ouvir a voz de Deus! Tenha sensibilidade espiritual! Quanto tempo faz que Deus te quebrou ao falar contigo? Você tem obedecido a voz do Espírito de corrigindo, confirmando ou animando ou você tem seguido sua própria mente racional apagando o Espírito que fala com você?

5:20-21 – Não desprezem as profecias mas provem e fiquem com o que é certo

A Palavra de Deus é a boca Dele falando com você! Você tem desprezado o que Ele tem falado! Como está tua vida espiritual nesse sentido? Não é engolir tudo que é dito mas ser um Bereano e examinar o que de fato é de Deus e que conforma com as sãs Palavras de Deus!

5:22 – Afaste-se do que aparente ser mal

O mundo jaz no maligno, mas como você tem aparentado ou se aproximado do que está no mundo? Algo que respira pecado e maldade é o que te chama a atenção e você deseja? Cuidado pois o Diabo possui muitos laços para prender nossa mente e se não vigiaros podemos estar sendo capturados por estes laços. Peça discernimento ao Senhor e ele te guiará pela palavra e sabedoria de Deus.

Paulo conclui colocando sobre Deus o poder transformador

7) A OBRA PERTENCE AO SENHOR E ELE FARÁ

5:23-24 – Deus seja o vosso santificador pois ele é Fiel para isso

Deus nos chama para fazer algo que só Ele é capaz de fazer! Viva para Cristo e Cristo vive em você! Ele morreu na cruz para fazer isso! Ele não morreu por uma religião cheia de regras, mas ele morreu por um padrão de santidade que nos separa deste mundo para pertencer a Ele e assim Ele produz uma obra em nós! Estas observações não são simplesmente regras de uma lista a seguir mas é uma régua de medida de como está nossa espiritualidade na busca pelo Senhor! Quanto mais distantes desse padrão estamos de Deus mais donos de nós mesmo somos e menos da obra de Deus está acontecendo em nós! O convite de Paulo não é que você faça um check-list do que está fazendo e se esforce para fazer com tua força mas que você faça um comparativo de quão distante você está deste padrão e que somente em Cristo e buscando comunhão com Ele e entrega total é que estas coisas podem ser feitas e transformadas em nossa vida! Entregue-se ao Senhor!

5:25-28 – Orem por nós, saúdem-se, leiam esta carta e a graça seja com vocês. – DESPEDIDA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *