Como você chegou aqui hoje? Você está arrasado por alguma coisa ou grande derrota em sua vida? Você já sofreu uma grande perda e que só conseguia enxergar o fim de tudo e que não tinha mais jeito e esperança? Quero hoje te mostrar que para Deus não existe fim e que sempre a última Palavra será a Dele! Quando recebemos o Senhor como autor de nossa história Ele reescreve mesmo no meio dos escombros da destruição! Olha o que Deus fez nesta história que parecia ter terminado?
– Deus criou o mundo pelo poder de sua Palavra e trouxe algo sem forma e vazio para algo belo e cheio de vida para glória de seu nome e prazer e alegria de suas criaturas em comunhão plena com ele e com a criação
– Deus cria o homem e a mulher para espelhar e espalhar sua glória através do domínio da criação através da Adoração, Serviço e Relacionamentos.
– Deus estabelece os papeis do casal e a importância da família para o projeto de domínio da criação de Deus e vida de suas criaturas
– O diabo na busca pela perversão do propósito de Deus para a criação inverte os papéis do casal e expõe as possibilidades pecaminosas de cada um deles
– O casal abre mão da Voz de Deus e dá voz ao pecado do Diabo na esperança de que exista felicidade fora da vontade do Senhor e caem no pecado. Morrem espiritualmente e agora só resta juntar os escombros da explosão da queda em sua vida. Só restou vergonha, desunião, mentira, acusações e caos.
DEUS COMEÇA A DECLARAR OS EFEITOS DA QUEDA PELO AUTOR DO PECADO
3:14 – Deus declara a consequência do pecado como condenação da serpente
– Deus não permite defesa para a serpente pois o diabo é indefensável nesta situação ele estava completamente ciente de tudo o que arquitetou. Para ele não existe graça.
– Deus começa de onde partiu todo o conflito: pelo autor do pecado
3:15 – Deus profetiza a destruição da serpente através da semente da mulher
– A serpente recebe sua condenação quando da vinda de Cristo e sua morte na cruz
– Ferirá a cabeça: golpe fatal
– Ferirá o calcanhar: ferimento que não destruirá
APLICAÇÃO: Deus começa sua fala declarativa acerca das consequências e castigos do pecado com a revelação de sua graça na redenção. O autor do pecado será destruído e a vitória reinará na semente da mulher! Gn3:15 aponta para Jo 3:16!
– Deus não começa esta história pós queda com a vitória do pecado mas com a vitória da cruz!
– O pecado não é o fim da história porque Deus sempre trará um novo começo!
– O fim da história não é a morte pelo pecado mas a destruição do mau na revelação da luz!
“E abriu a sua boca em blasfêmias contra Deus, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo.” (Apocalipse 13:6-8)
– Deus sempre terá novos começos em seu plano e na vontade de Sua Palavra!
– Não importa o que você fez meu irmão Deus tem um novo começo pra você! Deus tem um plano para extirpar o mal de tua vida pela graça da semente da mulher! Aquele que esmagou a cabeça da serpente na cruz! Est pode te salvar do pecado e da morte!
O PECADO TRAZ SEUS EFEITOS SOBRE A VIDA DE ADÃO E SEUS DESCENDENTES
A MULHER
3:16 – Deus declara o castigo ao pecado da mulher afetando seus relacionamentos com os filhos e esposo
– As mulheres sempre sofrem muito mais em seus relacionamentos pois elas são centradas em relacionamentos familiares pois os filhos vêm de seu ventre e seu marido estará m seu coração como o centro de sua vontade em se relacionar
– A mulher desejará manipular seu marido de modo pecaminoso na feminilidade e ele a dominará pela força e violência do pecado masculino
O HOMEM
3:17 – Deus declara a maldição da terra por causa do pecado do homem (FALHA NO CUIDAR)
– A terra é maldita por causa de Adão pois ele recebeu a responsabilidade sobre o cuidado da terra e não sua mulher. Ele falhou em sua liderança masculina.
3:18 – Deus afirma que a terra tornará o trabalho do homem difícil (FALHA NO DOMÍNIO)
– A terra se levanta contra o serviço do homem
3:19 – Deus afirma que o homem sofrerá no seu trabalho para obter da terra seu alimento até o dia em que a terra “ganhará” do homem e ele morrerá voltando ao pó de onde foi tirado (FALHA NO CULTIVO)
– O trabalho não será prazeroso mas meio de sustento a partir de uma luta com a terra e sua leis naturais
– A morte será o fim da tragetória da sobrevivência e aterra vencerá no final sobre a carne
O CASAL E A VIDA COMO DÁDIVA DA GRAÇA POSSIBILIDADE DE RETORNO AO CRIADOR POR CRISTO
3:20 – Adão nomeia sua esposa afirmando que ela seria a mãe de toda a humanidade
3:21 – Deus provê conforto aos efeitos do pecado com sua imerecida graça (GRAÇA COMUM)
– A graça comum é o agir de Deus mediante a criação para oferecer uma moralidade que afete a todos mesmo que não creiam em Deus (consciência, leis, governos, cultura e etc) e provisões (chuvas, alimentação, saúde, medicina, arte e etc)
– Este agir de Deus ter o objetivo de reduzir e/ou freiar os efeitos do pecado sobre a sociedade e humanidade
– Vemos os efeitos do pecado sobre a humanidade nos descendentes de Caim (LER Gn 4:17-24 e Gn 6:1-3,5-7)
– Por este motivo Deus estabelece a morte como um dos freios da perversidade humana e a dor como um meio de temor sobre os feitos do pecado.
3:22-24 – Deus declara que o homem se tornou moralmente independente de Deus e a eternidade assim seria uma condenação
– PARA O CRENTE: A morte se torna uma dádiva divina para uma condição alienada da presença do Senhor e submetida a um mundo caído
– PARA O INCRÉDULO: O tempo de vida se torna a dádiva de ter a oportunidade de encontrar o Senhor em Cristo (na semente da mulher)
– Um homem eternamente distante de Deus morre culturalmente a cada geração de distância do conhecimento de Deus e os descendentes sofrem ainda mais com o caos gerado pelo pecado ao ponto de uma autodestruição humana e social.
A ESPERANÇA DA REDENÇÃO DO PECADO HABITA NO CORAÇÃO DO SER HUMANO
– Em Gn 4:1-2 Eva mostra sua esperança de restauração em Caim e despreza Abel
– Eva escolhe Caim e Deus escolhe Abel
– Abel é morto pelo pecado de Caim
– A genealogia mostra o agir da morte na vida humana e a ação de Deus na contramão dos efeitos do pecado quando:
– Enoque andou com Deus e foi liberto da morte
– Noé foi escolhido para aliviar os efeitos do pecado sobre a terra
– O livro de gênesis é o constante erro do homem e o concerto de Deus em cada família da história até a escolha de Abraão que abençoará todas as famílias da terra!
– Abraão dá origem a nação de onde nascerá a semente da mulher! O novo Adão que redimirá todos os homens de seu pecados!
– O homem pecador estraga mas Deus concerta por sua Palavra e Graça!
Quero finalizar esta mensagem com as Palavras de José que prefigura Cristo e foi traído por seus irmãos por causa do pecado de seus corações mas que em sua Palavras ele reconhece a graça, amor e soberania de Deus!
– LER Gn 50:15-21
APLICAÇÃO: Não importa a situação da tua vida e como o pecado já bagunçou tua história Deus transformará o mal em bem e mostrará o poder Dele em sua vida! Mas você precisa se render a Palavra Dele pois ele com sua voz disse haja luz e ouve luz então ele pode fazer brilhar a Luz de Cristo em tua vida hoje!
A PAZ DO SENHOR JESUS, GOSTEI MUITO DO ESTUDO TENHO CERTEZA QUE VOU APRENDER COM ESSAS PALAVRAS.