fbpx

Esboço de pregação sobre os heróis da fé. Como podemos nos inspirar neles e cultivar uma fé bíblica, segundo a Palavra de Deus?

“Imitai a fé que tiveram” (Hb 13:7) 

“Um povo sem memória é um povo sem identidade”. Quando nos esquecemos de onde viemos, é difícil saber quem somos e para onde vamos. Ao lembrarmos dos primeiros cristãos, dos reformadores, avivalistas e missionários do passado encontramos em muitos deles exemplos de fé dignos de imitação. Eles possuíam uma fé bíblica. Sua segurança não se baseava nas tradições religiosas, nem no emocionalismo infantil e muitos menos na autonomia da razão. Eles fizeram da Palavra de Deus sua única regra de fé e prática. Deus, através de sua revelação, governava suas vidas nos mínimos detalhes, vivendo os valoras do Reino de Deus na família, na escola, no trabalho, no lazer e na igreja. Mais do que nunca, precisamos ter uma fé bíblica, lembrando que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça” (2 Tm 3:16).

O lema do verdadeiro cristão é: “Assim diz o Senhor”. 

Eles possuíam uma fé coerente. Eles estavam dispostos a levar suas convicções até às últimas consequências. Se a salvação era somente pela fé, eles não podiam admitir qualquer adição ou distorção na salvação. Por causa desta convicção, muitos foram cruelmente torturados e martirizados, muitas vezes queimados vivos. Se quisermos imitar a fé que tiveram, devemos lembrar que uma fé coerente enfrenta todos os desafios e obstáculos. Uma fé coerente leva a sério o que Deus diz em sua palavra. Ela não é levada ao sabor das circunstâncias nem se compromete quando pressionada. Ela diz corajosamente: “importa obedecer a Deus que aos homens” (At 5:29). 

Eles possuíam uma fé viva

Eles não somente afirmavam intelectualmente suas convicções. Eles não passavam adiante uma doutrina fria e estática. Eles eram apaixonados por essas verdades. Nos seus corações ardia o amor de Deus e o amor por Deus. Suas orações eram fervorosas e sinceras. Sua esperança era firme. Seu serviço incansável. 

Eles possuíam uma fé perseverante

Tudo ao seu redor procurava demovê-los de levar o evangelho avante. Como um pequeno grupo poderia cumprir a Grande  

Comissão? As autoridades religiosas estavam contra eles

As autoridades civis estavam contra eles. Mesmo assim, eles continuaram a anunciar o evangelho da graça por todo lugar. Mesmo diante dos maiores reveses, mesmo sob o fogo do martírio, eles perseveravam na “fé que de uma vez por todas foi entregue aos santos” (Jd 3). Nossa fé é perseverante? Ou facilmente desanimamos e desistimos? “Corramos com perseverança a carreira que nos está proposta, olhando firmemente para Jesus, Autor e Consumador da nossa fé” (Hb 12: 1-2). 

“Imitai a fé que tiveram”

Não devemos pensar que, por vivermos no século XXI, é mais difícil de ter a mesma fé dos primeiros cristãos e dos reformadores. Eles eram “homens sujeitos aos mesmos sentimentos” e viveram numa época de corrupção e degradação. Mesmo assim fizeram diferença em sua geração. Que, naquele dia, possamos ser incluídos entre aqueles cuja fé é digna de ser imitada. 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *