fbpx

A presença de Deus no meio de seu povo sempre foi um fator extremamente importante no seu relacionamento com eles e por isso Deus sempre desejou estar no meio de seu povo e ser o seu Deus e eles serem seu povo. O templo simboliza nas Escrituras esta presença de Deus em meio aos seu povo e tem sido um tema cheio de problemas de compreensão principalmente com algumas ideia como: “se Deus não habita em templos feitos por mãos humanas porque ele pediu que fosse construído um templo?” e “Porque nós somos chamados templos do Senhor e como saber disso pode interferir na minha vida?”. Exatamente por isso nesta mensagem vamos refletir sobre o que seria o templo e qual sua importância para os dias de hoje e de que forma saber sobre isso impacta a nossa vida.

Vamos primeiro compreender o contexto do texto de Marcos:

– Jesus é recebido em Jerusalém como se fosse um rei e segue direto para o templo

– Jesus usa a lição da figueira infrutífera para mostrar a falsa religiosidade que ocorria dentro do templo e como ele estava próximo de sua condenação

– Dentro do templo Jesus passa a confrontar diversos temas:

– Jesus questiona o comércio dentro do templo e o desvio do propósito da casa de oração para um covil de ladrões

– Ele tem sua autoridade questionada e a reafirma mesmo sendo rejeitada

– Jesus estabelece a relação da igreja com o estado

– Jesus mostra o despreparo bíblico dos líderes fazendo uso da questão da ressurreição

– Jesus afirma o valor da Lei e o maior dos mandamentos como sendo o amor

– Jesus deixa claro que devemos ter cuidado com o ensino dos escribas que se aproveitam de sua posição

– Jesus demonstra a partir da oferta da viúva o que significa a verdadeira oferta ao Senhor

O nosso texto então será: Mc 13:1-3

Quando seria esta destruição referida por Jesus?

a. Ocorreu no ano 70 D.C. feita pelo Romanos lideradas por Tito que derrubaram o templo e incendiaram a cidade

b. Jesus havia profetizado que ele destruiria o templo e o reconstruiria:

i. “E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda. E os seus discípulos lembraram-se do que está escrito: O zelo da tua casa me devorou. Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto? Jesus respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que Jesus tinha dito. (João 2:14-22)

c. O templo significava a presença de Deus com os homens:

i. No AT – “E me farão um santuário, e habitarei no meio deles.” (Êxodo 25:8)

ii. No NT em Cristo – “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (João 1:14)

iii. Somos templos de Deus:

1. “Respondeu Jesus: “Se alguém me ama, obedecerá à minha palavra. Meu Pai o amará, nós viremos a ele e faremos morada nele.” (João 14:19-26)

a. Amor gera devoção, devoção gera obediência, obediência confirma o amor do Pai e este amor confirmado nos torna o Tabernáculo de Deus e habitação Dele neste mundo!

b. Quando o mundo nos vê deve ver a glória do Pai pois Ele habita em nós. As ordenanças de adoração no templo são cumpridas por nós quando quer comemos quer bebamos quer façamos qualquer outra coisa fazemos tudo para a Glória de Deus!

c. Nosso testemunho de amor testemunha Cristo para o mundo:

i. João 13:31-35 (Viver em igreja é viver em Cristo!)

2. Quais então são os efeitos práticos disto em mim?

a. SOMOS SANTUÁRIOS DE DEUS!!!!

b. “Que acordo há entre o templo de Deus e os ídolos? Pois somos santuário do Deus vivo. Como disse Deus: “Habitarei com eles e entre eles andarei; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo”.” (2 Coríntios 6:16)

c. “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo.” (1 Coríntios 6:19-20)

APLICAÇÃO: Meu irmão tua santidade não é uma questão de opção para se sentir melhor ou ser mais abençoado mas é uma missão de vida pois você é chamado para ser um santuário de Deus e este habita em lugares santos para se revelar ao mundo! Sem santidade ninguém verá ao Senhor porque quem está em processo de santificação é porque é habitação do pai! Enquanto você lutar contra sua busca pela santidade você está lutando contra o que você é hoje e por isso nunca será de fato feliz pois você estaria vivendo para um propósito para o qual você não foi chamado que seria ser uma velha criatura!

Deus disse: Sejam santos porque eu sou santo! Ser santo é ser o templo do Senhor que revela a pessoa de Cristo ao mundo através de tua vida e teus relacionamentos com Deus e com os outros!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *