Esboço de pregação para o dia das mães, sobre a mulher virtuosa, em provérbios 31. Ideal para sermão estudo bíblico, célula e PGM.
Quando se aproxima o dia das mães são muitas as homenagens e até mesmo fotos em redes sociais que não significam muito do valor que a mãe deveria ter para seus filhos. Infelizmente vivemos em tempos de muito mostrar e pouco viver e que na realidade, os frutos da verdade não vêm da aparência, mas da vida real.
Aquilo que a vida vai produzir e que tem frutos sólidos só se produz na vida real e custam tempo, esforço e amor para produzir. O mundo está redesenhando muitos padrões do que Deus criou e por isso estamos vivendo este colapso social pois os fundamentos estão sendo destruídos e criados outros fundamentos de isopor no lugar.
A figura da mulher mãe também está sendo destruído pela sociedade atual e o que está ficando no lugar está produzindo frutos podres para a sociedade e no longo prazo vamos colher grandes problemas. Deus criou os papéis e os deu missões que hoje estão sendo negligenciadas e redefinidas mas no mundo de Deus tudo só funciona corretamente com as regras de Deus.
O homem tem deixado de ser homem e pai e a mulher de ser mulher e mãe conforme o padrão de Deus. Como hoje estamos refletindo sobre as mães vamos ver o que Deus tem a dizer sobre este tema no livro de Provérbios 31:10-31:
31:10-12 – O valor inestimável desta mulher
31:10 – Porque é valiosa? – Por que é rara
– Ela é tida como única pelos seus filhos e esposo como vemos em 31:28-29
– “Mulher virtuosa: Quem a achará?” (ARA)
Ela é descrita com muitas qualidades que a torna especial, rara e preciosa. É um tesouro inestimável. Virtuosa, forte, competente e digna! Ela é uma benção porque é abençoadora vivendo a base do viver para os outros como Cristo. Ela é um canal da graça de Deus como veremos com mais detalhes a seguir.
31:11-12 – Para quem a princípio ela é valiosa? – Para o seu marido
– O projeto de Deus começa pelo casal, um edificando o outro e a família e a sociedade. Vemos isso claramente em gênesis.
– A fidelidade dela a torna confiável pois ela primeiramente confia em Deus conforme vemos em 31:30. Ela é instrumento de Deus em manutenção para sua família pois se utiliza de sua estratégia, força e sabedoria em Deus para suprir sua família mesmo em um mundo caído e atingido pelo pecado.
– Ela é canal de prosperidade em suas ações sábias e de cuidado com seu lar.
– Ela é de fato a auxiliadora idônea esperada por seu marido na divisão do cuidado do lar.
A partir daqui vemos o texto detalhar de que modo ela traz esta confiança e benefícios na vida de seu esposo e filhos, o texto cita as ondas de benção concêntricas que esta mulher se torna sendo canal para outros
31:13-27 – Seu trabalho
31:13-18 – Centrada em Casa (Lidando com os bens de sua família para o bem de sua família)
31:13 – Produz roupa com diligência e prazer
31:14-15 – Providencia o melhor para sua casa
– “como navios mercantes” – Ela não mede esforços para suprir sua família com o que há de melhor
– “antes de clarear o dia…” – Ela é abnegada em amor no cuidado de sua família
– “distribui tarefas” – Ela sabe delegar e administrar as necessidades da casa
– CARACTERÍSTICAS EXALTADAS – Abnegada, Prudente, Planejadora e Diligente (cuidadosa) no cuidado do seu Lar para administrar o melhor a sua família.
31:16-18 – Trabalha diligentemente
– “Ela avalia um campo” – Avalia, negocia e faz escolhas sábias que produzem multiplicações dos bens da família
– “Seus braços são fortes” – Trabalhadora e não mede esforços no fazer para garantir a sua família a provisão necessária
– “Sua lâmpada não se apaga” – No que depende dela, nunca falta o que é necessário a sua família
– CARACTERÍSTICAS EXALTADAS – É fonte de prosperidade na administração de sua casa, trabalhadora e prudente garantindo os mantimentos que sua família precisa.
31:19-20 – Na sociedade: Mão diligentes e generosas
– Existe um paralelo poético neste texto saindo de casa e se abrindo a sociedade:
– Na tradução ARA fica mais claro este paralelo:
19 Estende as mãos ao fuso,
mãos que pegam na roca.
20 Abre a mão ao aflito;
e ainda a estende ao necessitado.
– Sua influência abençoadora não se restringe apenas a casa mas abunda de tal forma que até os de fora são abençoados por ela e sua presença forte e “outrocentrica”
A partir deste ponto vemos os efeitos das virtudes desta mulher em tudo o que está ao redor de sua família, aqui é como se fosse um resumo de suas qualidade e dos mais diversos efeitos destas nas circunstâncias ao redor de sua família e que se levantam contra sua família
31:21-27 Sua influência no lar e as circunstâncias ao seu redor se apresentam agora
31:21 – Deixa sua família preparada para as dificuldades
31:22 – Ela se provê de conforto em sua cama e suas vestes (pode ter uma conotação de cama do casal)
31:23 – Marido “liberto” para influenciar as nações
– Ela é uma auxiliadora idônea que permite ao seu esposo estar “livre” de certas preocupações e influenciar como homem de Deus sábio a sociedade e instrumento para abençoar comunidades e liderar sua casa
– A mulher sábia edifica sua casa e a tola a destrói com as próprias mãos: Ela torna seu marido um homem respeitado
31:24 – O que ela faz até o comércio se interessa: abençoa os comerciantes com seu produto
31:25 – Não teme o futuro pois está caminhando na sabedoria
– Aqui é feito um jogo de palavras do hebraico que apresenta que ela apesar de fazer vestes de linho ela reveste-se de força e dignidade.
– “sorri diante do futuro” – Ela é tranquila quanto o futuro pois confia na sabedoria de Deus e vive com base nela
31:26 -Sabedoria e graça no falar
– Seu estilo de vida centrado na Sabedoria de Deus e no serviço ao próximo abençoa em ações como em palavras a todos que a rodeiam
31:27 – Mordomia diligente
A partir daqui estão os resultados e o segredo de sua vida abençoadora
31:28-31 – Porque Ela é louvada por todos? (frutos de suas obras de sabedoria)
– 28 – Seus filhos e marido a louvam / Ela abençoou e cuidou de sua família com diligência
– 31 – Ela recebe o fruto de suas mãos / Ela deu o fruto de seu trabalho a outros com caridade e negócios
– 31 Ela é abençoada publicamente / Seu marido foi reconhecido publicamente (v23)
CONCLUSÃO: Esta mulher é um canal pleno de bênçãos a todos os que estão ao redor dela desde seu esposo filhos até a sociedade. Seu estilo de vida é fiel, abnegado, corajoso, forte, trabalhador, diligente, sábio e amoroso. Todos os que estão próximos a esta mulher se sentem acolhidos e em casa. Esta mulher se torna um porto seguro para muitos os que estão carentes de algo. Olhar para ela e viver próximo a ela, é saber que algo de bom se acrescentará a sua vida pois ela é uma influência e influenciadora de graça, sabedoria, cuidado e amor.
Se você cair e se ferir você sabe que ela pode cuidar de suas feridas e não te ignorar pois estaria mais preocupada consigo mesma e com seus planos pessoais. Ela não é egoísta no cuidado mas abnegada no serviço.
Se você precisar de um conselho sábio você sabe que pode contar com ela pra isso e ela terá uma palavra de conforto e carinho pra você e não uma palavra de veneno, fofoca, maledicência. Ela não te dirá para desistir, largar tudo, partir pra outra, mas se ela sabe o que é certo e que honra a Deus ela te dirá para continuar pois ela continuaria na luta pela obediência ao Senhor.
Um esposo e filhos que tem uma mulher desta em sua casa, não temeria o frio e nem o futuro dos bens de sua casa, pois ela faz prosperar com confiança e sabedoria no Senhor. Ela sabe dividir o pouco com muitos e tornar o sem sabor como algo saboroso pois sua mãos sábias trazem em si a prosperidade do Senhor. Ela não desperdiça seu dinheiro em coisas fúteis ou destrói os bens da família com coisas egoístas, mas tudo que chega a suas mãos se multiplicam para o bem da família.
O Pr. Carlos Osvaldo Pinto, “Paulo e a Mulher”. Continua comentando: “O que o texto retrata é a corporificação da sabedoria por meio da imagem da mulher madura, cujos filhos já são ouvidos na comunidade. A mulher que já exerceu seu tremendo papel de engenheira doméstica, facilitadora educacional, administradora e gerente de pessoal, consultora financeira, assistente social voluntária e motivadora do bem, e agora aumenta o patrimônio da família com sua criatividade e tino comercial. Não tenho dúvida de que algumas das prescrições de Paulo nas epístolas pastorais foram influenciadas pela … (“mulher de valor”) de Provérbios 31.
“A mulher sábia edifica a sua casa, mas a insensata com as próprias mãos a derruba.” (Pv 14.1)
“Aquele que encontra uma esposa, acha o bem, e alcança a benevolência do Senhor.” (Pv 18:22)
Qual o segredo dela?
– Ela não se apoia em valores humanos de beleza, mas sabe que o Temor do Senhor é o grande valor de vida a ser seguido (v30)
Como eu mulher posso me tornar esta mulher virtuosa?
– Não quero aqui ser um legalista e sair daqui apresentando este padrão e dizendo as mulheres que se não forem isto, estão fadadas ao fracasso por não se esforçarem, quero dizer algo pior, este padrão de mulher é impossível sabe porquê?
– Porque sem Cristo é impossível o poder de libertação do pecado e a transformação em nova criatura em Cristo!
– A Lei vem como padrão para matar, mas a graça do evangelho vem em Cristo para nos resgatar da morte!
– É possível de modo legalista conseguir muito do que este texto afirma, mas seu coração se torna vazio porque os ídolos que te motivaram a ser isso vão te decepcionando um por um: marido, filhos, ego e etc. Se você fizer em Cristo Ele jamais vai te decepcionar!
– Somente em Cristo esta mulher pode ser formada em você! Vejamos o seguinte texto que conta uma história semelhante:
“E aconteceu que, indo eles de caminho, entrou Jesus numa aldeia; e certa mulher, por nome Marta, o recebeu em sua casa; E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Marta, porém, andava distraída em muitos serviços; e, aproximando-se, disse: Senhor, não se te dá de que minha irmã me deixe servir só? Dize-lhe que me ajude. E respondendo Jesus, disse-lhe: Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, mas uma só é necessária; E Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada.” (Lucas 10:38-42)
Qual parte você tem escolhido?
– Deus deve ser a tua prioridade e por ele será uma benção para todos!
– Deus te recompensará e você será uma influencia muito poderosa na vida de todos os que estiverem próximo a você!
– Em cristo temos esperança! Então venha pra Jesus e se torne uma mulher para Glória de Deus!
E os filhos e esposo?
– Agradeça a Deus pela vida da mulher que ele escolheu para exercer esta missão ao seu lado! Você tem orado por ela? Você tem visto o esforço dela por viver assim mesmo que esteja com motivações errada do ponto de vista de Deus mas será que ela não viveu assim por amor a você e a missão dela desejando agradar a Deus mas sem entendimento? Então louve a Deus pelo esforço dela e ore para que ela encontre na verdade o caminho da melhor parte como Maria o fez.
– Filhos você tem honrado as suas mães como Deus manda, pois olha que missão grandiosa Deus espera delas?
– Marido você tem amado sua esposa e apoiado ela em sua missão de mulher e mãe? Você tem feito sua parte na construção deste lar com protetor e provedor e honrado sua esposa como o vaso mais frágil? Não o mais fraco e sim o mais valioso?
– Deus tem um plano lindo para a família e vamos estudar aqui em nossa igreja este plano de Gênesis a Apocalipse! Deus nos abençoe!
Uma resposta