Esboço de pregação sobre trabalho e missão. Mensagem: A vida Cristã e o trabalho.
Você já se perguntou qual o objetivo da vida cristã vivida aqui neste tempo se somos seres salvos para a eternidade? Não seria mais fácil partir daqui para viver a vida sem choro nem lágrimas? Qual o motivo de Deus nos querer ainda aqui?
Vamos entender 3 conceitos apresentados pelas escrituras acerca da visão de missão cristã colocada por Deus e passamos a análise do texto de Timóteo.
– SOMOS CHAMADOS A REFLETIR A GLÓRIA DE DEUS – Em Filipenses 2:15:
“façam tudo sem queixas nem discussões, para que venham a tornar-se puros e irrepreensíveis, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração corrompida e depravada, na qual brilham como estrelas no universo,(…)” (Filipenses 2:14-15)
Temos a afirmação de que precisamos ser como luzeiros que refletem a Glória de Deus no meio de uma geração corrompida
– ESTAMOS NO MUNDO PARA INFLUENCIA-LO – Em Mateus 5:11-16:
“Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa. Exultai e alegrai[-vos], porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que [foram] antes de vós. Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que [está] nos céus.” (Mt 5:11-16)
Somos lembrados de que temos a missão de sermos sal e luz neste mundo, como instrumentos de Deus para alcançar os que estão perdidos e propagar a Glória de Deus aos quatro cantos!
– NOSSO TESTEMUNHO DEVE FALAR SOBRE NOSSO PAI – Em 1 Pe 2:12:
“Vivam entre os pagãos de maneira exemplar para que, mesmo que eles os acusem de praticar o mal, observem as boas obras que vocês praticam e glorifiquem a Deus no dia da intervenção dele.” (1 Pe 2:12)
Somos lembrados deque nosso procedimento deve ser exemplar para que mesmo sendo injuriados possamos dar glórias a Deus no momento oportuno
– A vida Cristã é uma vida de contracultura e uma missão de mostrar que somos filhos de Deus por nossas ações!
– Não somos chamados a nos misturar com o mundo, mas a estar dentro do mundo vivendo de maneira diferente!
– Uma das formas de estar dentro do mundo é o mandato cultural dado por Deus
– Este mandato deve ser usado para a Glória de Deus e serviço ao próximo o que muitas vezes se reflet no trabalho e vida profissional
– O pecado afeta nosso trabalho pois Deus é um Deus de relacionamento e o pecado vem para desmontar os relacionamentos e desvirtuar propósitos divinos. No contexto do trabalho o pecado faz a mesma coisa
– Em Cristo somos redimidos nesta área de nossa vida, capacitados e chamados a servir a todos com nossos dons e testemunho cristão para honrar nosso Deus.
– Vamos analisar o texto de Timóteo sobre o relacionamento do cristão com relação ao seu trabalho
– CONTEXTO: Nesta carta depois que Paulo dá conselhos práticos de como a igreja deve lidar com as viúvas e líderes ele agora dá recomendações práticas sobre o trabalho dos escravos
– CONTEXTO HISTÓRICO: O trabalho escravo naquela época era muito semelhante em alguns contextos ao trabalho que temos hoje com respeito as relações de serviço. Alguns excessos eram cometidos e estes eram combatidos pelo cristianismo, mas não vemos o cristianismo combatendo o conceito da escravidão de modo direto apesar de falar em alguns momentos a respeito da libertação de escravos.
– 1 Tm 6:1-2
6:1 –
1) QUAL O PÚBLICO A QUEM É DIRECIONADA ESTAS RECOMENDAÇÕES?
“Todos os que estão sob jugo de escravidão”
2) QUAIS AS RECOMENDAÇÕES PARA OS ESCRAVOS?
“Considerar seus senhores dignos de todo respeito”
– Respeitar o senhor era saber servi-lo com qualidade e com consideração entendendo que servir a ele era uma sinal de bom testemunho público e para o senhor/chefe
3) PORQUE DEVEMOS SERVIR ASSIM?
“Para que o nome de Deus e o nosso ensino não seja blasfemado”
– Nas relações de trabalho hoje em dia nós fazemos algo em troca de uma recompensa financeira e não vemos em lugar algum da bíblia a ideia de que devemos servir com qualidade em virtude das recompensas apesar de que ela nos diz que seremos recompensados por Deus por nossas ações que glorifiquem a Ele
– A relação de serviço não deve ter uma motivação financeira mas sim uma motivação para a Glória de Deus refletindo a natureza Divina do amor ao serviço ao próximo
– Serviço é uma relação de amor ao próximo e isto deve estar presente na vida cristã como forma de testemunho do caráter de nosso pai em seus filhos
– Aqueles que servem com vistas ao financeiro não estão vivendo para a Glória de Deus mas estão servindo aos seus próprios interesses pessoais. Sua motivação é o seu próprio ventre! Seu Deus é a si mesmo e seu ídolo é o dinheiro.
– Se você presta serviços a uma cliente no momento do serviço aquele cliente é o teu chefe e você deve servir a Ele com qualidade! Deus está preocupado com isto também na santidade de tua vida!
– Em Colossenses 3:22-25 Paulo deixa claro que quando servimos ao próximo estamos servindo a Deus. Ele está vendo nosso serviço ao próximo como se fosse a Ele.
4) E QUANTO AOS IRMÃOS EM CRISTO?
“devem ter por eles o mesmo respeito, (…) ,devem servi-los ainda melhor”
– Se alguém que prestamos serviço é um irmão em Cristo não devemos esperar mais vantagens dele e se aproveitar do fato de ele ser um irmão em Cristo
– Esperar que por ele ser crente vai relevar nossas irresponsabilidades e descompromissos
– Cobrar dele que não nos cobre pois somos irmãos!
– Nosso compromisso é servir ainda melhor (com maior motivação) a alguém que é de nossa família de Deus!
“Ensine e recomende essas coisas”
– Estas coisas devem ser lembradas sempre aos irmãos para que eles sejam sal e luz no mundo cumprindo sua missão de testemunhar da graça de Deus no mundo!
APLICAÇÃO GERAL – Como você enxerga o trabalho?
– Como você enxerga seu trabalho? Você desconecta ele da vida cristã? Se você faz isso precisa rever o que significa cristianismo! Pois Cristo quer ser Senhor de sua vida e não de parte dela!
– Como tem sido o teu testemunho cristão a partir de sua vida profissional?
– Como você tem servido ao próximo? Com que qualidade e motivação você tem feito o seu trabalho? Você tem sido motivado a refletir Cristo através do serviço? Você pode estar carregando uma vida de pecado na área profissional e não tem se esforçado pra mudar!
– Como você tem servido ao teu chefe e aos teus clientes? Como tem estado o teu coração neste sentido? Você tem servido apenas pelo dinheiro? Então teu Deus é o dinheiro! Arrependa-se desta idolatria! Sirva ao próximo como Cristo serviria, como Cristo serviu!
– Nós devemos servir a Deus em tudo e o próximo apenas recebe o resultado visível de nossa vida Cristã!
– Nossos relacionamentos com os outros e com os contextos criados por Deus refletem muito de nossa vida cristã interior!
– Arrependa-se e peça a Jesus Cristo te ajudar nesta área de sua vida pois Ele derramou seu sangue por esta área da tua vida também! Sejamos sal e luz no mundo!