Esboço de pregação sobre a família. A família está sendo atacada, o grande objetivo deste ataque é o de destruir a família em sua essência e conceito.
O pecado é usado pelo diabo como meio de destruir tudo o que Deus imaginou para executar através da criação. A família tem a missão dada por Deus de espelhar e espalhar a imagem de Deus sobre a criação e ser a primeira célula de autoconhecimento e adoração a Deus conectando o ser humano a Deus, a criação e aos outros como sociedade. Esta célula sendo destruída em sua essência, teremos seres humanos perdidos em identidade e capacidade de autonomia e vivência para a Glória de Deus e sociedade.
São muitos os conceitos e ferramentas usadas para destruir a família. Exaltação do sucesso profissional como meio de autorrealização do sentido da vida. A destruição da ideia de casamento como benção e papéis dos sexos no casamento. A desconstrução do papel do Pai dentro da família. A desconstrução do conceito de mãe e maternidade. A busca por segurança financeira para iniciar uma família ou encarar o projeto de ter uma família como o último passo da vida como se depois eu deixaria de “viver”. A sexualidade desenfreada e como meio apenas recreativo e não como benção que conduz o casal casado a benção de ter filhos fazendo assim com que os jovens desejem viver uma vida sexual sem compromisso com outro. A ideia de que ter filhos é ruim, dá muito trabalho, e nos faz viver “menos” para nós mesmos. Criação de novos arranjos familiares até inserindo animais como se fossem membros da família de igual modo aos filhos. Tudo isso junto é uma obra contra a família como benção de Deus mas o Salmo 127 apresenta para nós uma outra visão de tudo isso, nos apresenta a visão de Deus para a criação. Uma vida de sucesso àqueles que Deus chamou para criar uma família. Precisamos olhar para o texto bíblico e entender o quanto estamos distantes do padrão criado por Deus o que nos traz muitos problemas e tribulações.
A felicidade não é um estado de espírito mas uma satisfação naquilo que somos de fato diante da criação e chamado de Deus para a obra posta em nossas mãos. Queremos alcançar os nossos objetivos e lutamos em torno deles mas nos falta parar e esperar em Deus para entender o que ele deseja para nossas vidas pois nossa vida não é nossa! É Dele! Ser feliz é viver para a Glória de Deus e se deleitar Nele! Deus criou todas as coisas para um propósito e quando elas funcionam conforme ele criou isso traz dentro de nós o sentimento verdadeiro de sucesso e felicidade como ele quando criou tudo e viu que era muito bom!
Se você foi chamado para este projeto de conduzir sua vida na criação de uma família leve estes ensinos para sua vida! E se você não foi chamado a isso saiba que você faz parte de uma família pois obviamente você nasceu em uma! E se você não tem sua família a qual você estará conduzindo então lute por outras famílias e pelo respeito a esta instituição sagrada e extremamente necessária para a paz da sociedade e equilíbrio de todas as coisas na criação de Deus. Apoie e lute pela preservação da família conforme a vontade de Deus. Você que já iniciou uma família e não conhecia essas recomendações do Senhor, em Cristo ele restaura e recupera a Glória Dele onde você estiver com sua família. Você pode achar que errou no início de sua família, mas se ela existe é porque Deus um dia disse ao ser humano que cresçam e multipliquem! Jesus pode fazer a diferença daqui pra frente!
“Portanto, quer comais quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus.” (1 Coríntios 10:31)
Vamos estudar o salmo 127 e entender um pouco mais sobre a visão de Deus para a família:
127:1-5 – Reverência a Deus e devoção ao projeto da família é o segredo de uma vida de sucesso aos olhos de Deus.
Tudo começa na mente de Deus e Ele é o grande Soberano Rei que conduz tudo conforme lhe apraz. Deus criou o projeto da família ser vivida pelo ser humano mas ele é o agente motivador de tudo!
127:1-2 – Deus deve estar envolvido nos 3 P´s de uma família: Projeto, Proteção e Provisão
Queremos ser felizes e o mundo diz que para sermos felizes temos que seguir o nosso coração e fazer nossos planos e sonhos particulares de felicidade. O que nosso coração normalmente deseja? Mas será que envolvemos Deus no processo?
Nós precisamos destes 3 P´s para vivermos bem e nos sentirmos bem! Precisamos de que nossos planos dêem certo e isso é o PROJETO!
Precisamos que tenhamos paz contra os perigos da maldade do mundo! Investimos em portões, câmeras, segurança, seguro de vida de carro e etc! Queremos nos sentir em paz para viver! Esta é a PROTEÇÃO!
E por fim desejamos nos manter bem, possuindo a provisão necessária para a vida! Queremos um bom emprego, ganhar na loteria, nunca faltar nada e ter o suficiente para conseguir o que precisamos e isso é PROVISÃO!
Quando queremos criar uma família tudo isso é o nosso maior objetivo e nos traria total felicidade. Mas de que forma fazemos?
127:1 – Deus deve estar envolvido na Criação da casa e Proteção da cidade
“construtor” – PROJETO – Tudo começa em Deus! Na eternidade Deus em seu plano soberano tem o propósito de ser glorificado em nós! Por isso Ele nos capacita com o dom de sermos pais e constituirmos uma família! Foi este seu projeto inicial! Construir uma casa sem levarem consideração a participação ativa de Deus é inútil! Uma casa construída, com um projeto aprovado pelo Rei eterno, deve começar Nele! Ele deve estar envolvido nisso! Os jovens que querem casar precisam ter isso em mente! Deus deve ser convidado a apresentar o projeto dele a nós e não nós pedirmos que ele aprove nosso projeto! O projeto é Dele! Ele escolhe nosso cônjuge, o momento e o local em que a família começa e não nós! Assim Ele garante o sucesso do projeto!
“Vigia” – PROTEÇÃO – A Soberania de Deus nos mostra que Ele tem controle sobre todas as circunstâncias e que nada acontece sem a permissão Dele e propósito Dele! Todas as coisas cooperam para o bem dos que são chamados por Deus! Todos os cabelos de nossa cabeça estão contados! Nada absolutamente nada sai do controle da mão soberana de Deus! Não existe melhor seguro de vida, plano de saúde, guarda e sistema de proteção senão aquele que Deus montou e deixou ali! Ele se responsabiliza por proteger a família que Ele projetou!
127:2 – Deus cuida dos seus filhos lhes dando o verdadeiro Mantimento
“trabalhando arduamente por alimento” – PROVISÃO – O texto clássico é o de que Deus sustenta as aves do céu que nada fazem pelo alimento pois Ele é o pão que dependemos! Nem só de pão viverá o homem! Ele deseja que nossa prioridade seja busca-lo sabendo que a provisão é fornecida por ele a cada dia de nossas vidas! Se não recebemos é porque não precisamos! Precisamos descansar Nele em nossa provisão e gastar nossa energia em busca-lo e adorá-lo! Os pais as vezes se preocupam em trabalhar acima do normal para dar aos seus filhos o melhor mas tiram deles o melhor que eles precisam que é a presença de um pai e uma mãe! Eu não lembro dos presentes que meu pai me deu mas dos momentos que estive com ele e agradeço muito mais por isso do que pelos bens que ele possuía! Cuidado com o apelo do mundo em vender pra você dizendo que você precisa de algo que nuca precisou te fazendo achar que sim! Não alimenta nos teus filhos uma necessidade que ele não tem mas acha que tem! Ele precisa de você e não dos seus presentes!
127:3-5 – Os filhos são Recompensa e Felicidade dadas por Deus como verdadeira riqueza
Neste ambiente de segurança real e paz íntima é onde filhos são recebidos com saúde e confirmação do favor de Deus por nós! Precisamos ter um ambiente que reflita a presença de Deus para que nossos filhos sejam recebidos como presente de Deus no tempo de Deus como meio da comprovação das bênçãos de Deus para nós! Os filhos são a confirmação de Deus de que estamos no rumo certo!
127:3 – Os filhos da Juventude são recompensa de Deus
127:4 – O filhos são flechas na mão do arqueiro
“herança” -Algo que recebemos de Deus como confirmação de sua confiança no cuidado que teremos em multiplicar a missão Dele através da família! Tantos os filhos nos abençoa como somos abençoados por eles pois assim como temos a chance de educa-los eles também tem a chance de nos ensinar muito sobre a vida e sobre Deus através de nossas experiências como pais e cuidadores! O mundo hoje tem feito as pessoas não desejarem filhos e quando as vezes você pergunta para casais sobre ter filhos alguns se espantam e reagem como se os filhos fossem aberrações indesejadas! Egoísmo e carnalidade! Como não queria eu ser abençoado por Deus ou escolher não receber Dele a provação do meu caminhar! Se Deus diz que eles são benção quem sou eu pra dizer que não são! O problema não está neles mas no meu coração pecaminoso!
“filhos da juventude” – Os filhos são projetos de uma vida de vigor e não um resto de algo que queremos. O mundo tem vivido da seguinte forma: primeiro faço tudo depois tenho filhos. Queremos nos apoiar em nossa confiança, no nosso braço. Acreditamos que nós é que somos os detentores da segurança, proteção e provisão para os nossos filhos. Quando no outro extremos temos aqueles que acham que os filhos são um empecilho para viver e que alguns filhos não passam de “vacilos” no anticoncepcional. Não! Os filhos devem fazer parte do nosso projeto de vida pois fomos chamados para demonstrar o sucesso da vida através da família e os filhos são a confirmação de que estamos no rumo certo! Os filhos de casais planejados e jovens tem um melhor acompanhamento de seus pais pois ainda existe neles muita energia para isso! Os filhos da velhice tem baixo acompanhamento apesar de mais “maturidade” mas uma diferença entre gerações muito grande e dificulta o acompanhamento! As pessoas hoje em dia tem escolhidos muito mais filhos da velhice do que filhos da juventude! Porque será? (pecado do coração humano)
127:5 – Feliz o homem que tem muitos filhos pois terá proteção e honra
Os filhos são a prova viva de que somos corretos em nosso estilo de vida pois eles acabam sendo fruto de nosso investimento de tempo e esforço e quando estes filhos não nos envergonham eles são o orgulho que precisamos para enfrentar os que nos acusam! Os filhos bem criados são um reflexo de nossa integridade e esforço na vida onde não nos permite ser acusados de falta de integridade! Um homem com uma grande família e filhos todos bem educados é respeitado e visto como um homem de valor! E uma mulher com muitos filhos e bem criados é vista como uma mulher de fibra e respeitada!
APLICAÇÃO: Quais tem sido os teus planos? Deus tem que lugar nestes planos? Em que área você tem investido tua energia e teu tempo para obter o sucesso? Daqui a alguns anos seus filhos poderão ser o fruto de um verdadeiro sucesso de acordo com a vontade de Deus demonstrada lá no jardim do Éden? Precisamos lutar contra as ideologias do mundo que destroem o projeto de Deus para nós! Os cristãos tem absorvido muito do que o mundo tem dito e isso é o maior erro do cristianismo de nossa geração! Precisamos viver para a Glória de Deus!
muito edificante