fbpx

Esboço de pregação sobre graça resoluta, tema especial para encontros de casais. Mensagem bíblica sobre casamento.

Nas história de amor, tudo termina no ápice do casamento e da felicidade. Podemos comparar com os filmes de guerra em que tudo começa bem e depois o vilão surge e a batalha se inicia e só depois da vitória é que tudo fica bem novamente. A vida real nem sempre é de guerra e nem sempre é de felicidade, mas sim ciclos entre estes.

O casamento é assim, casamos em alegria mas quando o pecado nos encontra nesta área de nossa vida surgem as batalhas internas e externas que julgamos serem as guerras do dia a dia.  

– A graça quando nos alcança é como no casamento e então no altar o evangelho é apresentado e nos casamos com Cristo! Mas a vida real se aproxima com suas tribulações e sofrimento e ainda não fomos para o céu então neste momentos como viver a alegria deste casamento com o Senhor Jesus? Então é assim que entra a graça santificadora! 

– Vamos entender hoje como a graça pode nos apoiar em nosso casamento assim como ela nos apoia em todas as áreas da nossa vida para podermos viver para a Glória de Deus  

Vamos estudar o texto de Tito 2:1-14 

“Tu, porém, fala o que convém à sã doutrina. Os velhos, que sejam sóbrios, graves, prudentes, sãos na fé, no amor, e na paciência; As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem; Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos, A serem moderadas, castas, boas donas de casa, sujeitas a seus maridos, a fim de que a palavra de Deus não seja blasfemada. Exorta semelhantemente os jovens a que sejam moderados. Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade, Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós. Exorta os servos a que se sujeitem a seus senhores, e em tudo agradem, não contradizendo, Não defraudando, antes mostrando toda a boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus, nosso Salvador. Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens,
Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniqüidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.” Tito 2:1-14

1) Quem é alvo desta graça? 

2:11 – “A graça se manifestou a todos”  

– Não existe acepção está disponível gratuitamente a todos! 

2) Qual o objetivo desta graça quando se manifesta? 

2:11 – “graça salvadora”  

– Ela deseja nos salvar do império das trevas que pensa e vive de maneira a ser conduzida pelos prazeres da carne. 

– Um casamento sendo conduzido por pessoas que não receberam desta graça salvadora é difícil pois ambas estão mortas em seus pecados e são incapazes de decidir por si mesmas quando desejam negar o pecado pois ele os escraviza. 

– Pessoas que não foram alcançadas por esta graça são incapazes de enxergar as coisas espirituais e suas mentes funciona segundo o sistema do mundo.      

3) O que esta graça faz em nós? 

2:12 – A graça nos ensina a viver de maneira diferente do mundo 

APLICAÇÕES: Esta graça salvadora passa a ser uma graça santificadora que nos capacita a viver de um modo que agrade ao Senhor e nos liberta da dor gerada pela escravidão do pecado. É um poder que está a nossa disposição em Cristo e quer foi conquistada por ele na cruz! Arme esta arma e aponte para o pecado e atire, com certeza não sobrará nada dele pra te atazanar.  

Infelizmente em nossa condição de pecadores o pecado sempre vai ressurgir e buscar as brechas de nossa natureza para atuar mas a graça sempre estará presente ali ainda mais perseverante que o poder do pecado que tenazmente nos assedia. Em nosso casamento o pecado nos afeta nas mais diversas formas e precisamos usar a arama da graça carregada de fé e oração! 

O pecado nos afeta no desejo pelo adultério, pornografia, ira, falta de perdão, contendas, ignorância, falta de domínio próprio, mentiras, invejas, disputas, egoísmo, incompreensão e isso internamente. Externamente o mundo vem com seus valores aparentemente mais fáceis de resolver nosso problemas com promessas de felicidade enquanto a palavra te fala de coisas invertidas dos valores do mundo como perdoar 70 x 7, considerar os outros superiores a si, buscar primeiro o bem dos outros e depois o seu, amar a Deus obre todas as coisas e amar o próximo com a ti mesmo, maridos amem suas esposas como Cristo amou a igreja, esposas respeitem seus maridos e o considerem como líderes em sua casa. Mas a arma da graça está ali sempre recarregada com uma munição infinita assim como o poder da cruz! Você usa esta arma? 

A graça opera quando paramos de pensar em regras do que fazer e não fazer mas mudar nossa motivação do errado para o certo! Clamar para que a graça opere em nossa motivações e o resultado é a vitória sobre o pecado! Substituir as paixões do pecado pelos prazeres da vida piedosa! 

4) Qual a motivação da Graça? 

2:13 – ESPERA – Pela graça somos motivados a viver de modo diferente devida a esperança na volta de Cristo 

– A graça nos capacita a esperar em Cristo até sua volta e podemos esperar em nossa mudança e na mudança do nosso cônjuge.  

2:14 – EXCLUSIVIDADE PARA A GLÓRIA DE DEUS – A graça é a manifestação da vontade do Senhor de ter seu povo para Glória de Deus  

APLICAÇÃO: Para acender o poder da graça em nossa vida precisamos pensar no poder do evangelho, sua motivação e obra! Precisamos, como cônjuges, entender que somos igualmente alvos desta graça e que precisamos do apoio mútuo para nos manter sempre usando a arma da graça contra nosso pecado e dos outros em nossa vida. Vamos nos pegar nas mãos e aproveitar o máximo desta obra que o senhor começou em nossa vida e vai completar a cada passo!   

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *