fbpx

Esboço de pregação sobre liderança. Mensagem: Líderes que apontam pra Cristo e vivem pra Glória de Deus.

Vivemos em uma crise de liderança em todos os sentidos de nosso mundo. Porque você acredita que a sociedade tem se corrompido com mais velocidade? Porque a igreja tem deixado de ser sal e luz no mundo! Mas porque isso? Porque os púlpitos estão doentes!

Estamos vivendo uma grande crise de liderança dentro das igrejas!

Deus criou o aspecto da liderança para manter as estruturas da criação caminhando conforme sua vontade. Deus possui na trindade este aspecto no que diz respeito ao processo da criação e redenção. O que tem se perdido não é a posição de liderança mas a definição do que é ser líder. A crise que vivemos de liderança é reflexo dos aspectos que estão sendo valorizados na liderança em detrimento aos aspectos que Deus deseja que sejam valorizados.

Liderança deve ser sinônimo de caráter, valores, fidelidade, respeito

Infelizmente por causa do pecado da humanidade a liderança se torna sinônimo de benefícios extras, posição, status social especial, favores diferenciados e etc. Desta feita, podemos perceber que os que se tornam líderes nem sempre possuem o que a Bíblia determina para a liderança e o povo que deveria reconhecer seus líderes nem sempre sabem o que deve ser visto neste líder.

Assim como Paulo trabalhou os aspectos da posição da igreja com respeito a liderança secular de seus governantes, depois trabalhou a posição de homens e mulheres na liderança espiritual, ele agora trabalha o conceito de liderança que deve ser recebido e desenvolvido na igreja para guiar o povo de Deus. Assim como no trecho anterior Paulo falou que são os homens e não as mulheres que devem exercer liderança espiritual na igreja, ele agora afirma que pelo fato de as mulheres não exercerem este papel não significa dizer que qualquer homem então pode liderar o povo de Deus.

Deus, assim como determina em sua vontade em relação a liderança espiritual masculina e os papéis distintos dos sexos ele também afirma que nem todos os homens, por serem homens são chamados por Ele à liderança do povo de Deus. Paulo aqui estabelece as características esperadas em um líder escolhido por Deus e a ser reconhecido pelo seu povo dentro e fora da igreja. 

Antes de iniciarmos o estudo do texto vamos nos posicionar biblicamente na existência de Presbíteros na Igreja:  

1. Histórico dos presbíteros no NT: 

– Paulo e Barnabé estabeleceram a eleição de Presbíteros e estes responsáveis por manter o encorajamento dos irmãos na fé (At 14:21-23) 

– Os presbíteros estavam envolvidos na orientação contra o falso ensino (At 15:1-2) 

– Os apóstolos e os presbíteros escreveram cartas para orientar outros presbíteros sobre os perigos dos falso ensinos que estavam se instalando (At 15:22-23; 16:4) 

– Paulo dá recomendações expressas aos presbíteros de Éfeso antes de sua partida e intercambia o termo com os bispos (At 20:17,27-31) 

2. Os usos dos termos no NT 

– As escrituras usam de modo intercambiável o termo bispo e presbíteros como em Timóteo é usado o termo Bispo em Tito é usado o termo Presbíteros. 

– Pedro usa o termo presbíteros e intercambia com o verbo pastorear em 1 Pe 5 1-4 

– Pedro chama Jesus de Pastor e bispo (1 Pe 2:25) 

– O termo Pastor refere-se a função do bispo/presbítero de guiar o rebanho, sendo um dom dado por Deus conforme Ef 4:11 

– Estes termos se referem a usos nas seguintes circunstâncias dos líderes:  

– PRESBÍTEROS: a maturidade espiritual do ofício 

– BISPO:  liderança e direção para a igreja  

– PASTOR: alimento, nutrição e proteção do rebanho de Deus      

3. As características esperadas por Deus para guiar seu povo 

– Paulo explica a necessidade de se organizar a igreja nestes aspectos como vemos em 1 Tm 3:14 e Tt 1:5 e por esta causa devia-se observar estas características nos líderes pois a igreja para conformar-se a imagem de Cristo precisa ser guiada e cuidada por homens piedosos que refletem a Cristo e apontam para Deus com sua conduta e vida para a Glória de Deus! Estes precisavam ser encontrados por Timóteo e Tito e reconhecidos pela igreja por isso esta é uma carta semi-pública.  

– Vamos ler o texto e depois avaliar em uma tabela que fiz os termos colocados no texto: 

CARACTERÍSTICA EXPLICAÇÃO TIPO 
Irrepreensível Se refere ao caráter e a viver de um modo que não dê qualquer motivo para que os outros pensem negativamente da igreja ou do Senhor e que ele possa repreender sem ser passível de repreensão. O foco não é o relacionamento desta pessoa com o Senhor e sim a maneira como os outros a vêem CARÁTER – PASTOREAMENTO 
Marido de uma só mulher Indica sua fidelidade no relacionamento do projeto matrimonial de Deus, com dedicação permanente e demonstrada a sua esposa. CARÁTER – EXEMPLO 
Moderado Habilidade de exercer autocontrole sobre seus apetites de modo que este não controle sua vida.  CARÁTER – EXEMPLO 
Sensato Sua mente está engajada no ofício ministerial e capaz de exercer juízo correto mesmo em tempos difíceis CARÁTER – PASTOREAMENTO 
Respeitável Vida bem ordenada e refletida nos relacionamentos com os outros. Não se envolve em fingimentos, mas cuida conscientemente de sua vida interior para que sua conduta exterior honre a Cristo CARÁTER – EXEMPLO 
Hospitaleiro Seu ministério vai além das paredes da igreja CARÁTER – PASTOREAMENTO 
Apto para ensinar Habilidade no ensino das escrituras não relativo apenas a pregação mas a todo o contexto de transmitir a mensagem de Jesus e a doutrina. HABILIDADE – PASTOREAMENTO 
Não apegado ao vinho Ser livre de coisas que escravizam tão facilmente CARÁTER- EXEMPLO 
Não violento Não briguento e que resolve tudo na violência CARÁTER – PASTOREAMENTO 
Amável Cordial, educado e longânimo CARÁTER – PASTOREAMENTO – EXEMPLO 
Pacífico Inimigo de contendas, evita conflitos desnecessários CARÁTER – PASTOREAMENTO 
Não apegado ao dinheiro Não apegado aos valores temporais daquilo que é material e que se tornam o foco da vida. Disciplinado financeiramente. CARÁTER – EXEMPLO 
Governa sua família Líder do seu pequeno rebanho doméstico. Jhon Piper diz: O lar é um ambiente de provação para o ministério. O presbítero deve ter filhos submissos. Isto não significa perfeitos, e sim filhos bem disciplinados, de modo que não menosprezem, com ousadia e regularidade, as instruções de seus pais. Os filhos devem reverenciar o pai. O presbítero deve ser um líder espiritual respeitável e amável no lar. Sua esposa deve ser respeitada e amada com carinho. O relacionamento deles deve ser admirado publicamente. CARÁTER/HABILIDADE – EXEMPLO – PASTOREAMENTO 
Não novo convertido Imaturidade espiritual pois será facilmente enganado pelo Diabo CARÁTER – EXEMPLO – PASTOREAMENTO 
Boa reputação externa Ele é representante da igreja e não deve descer aos padrões do mundo mas ser um exemplo de caráter e vida cristã para os que não conhece a Cristo. Os incrédulos devem reconhece-lo como alguém de caráter em sua vida “secular”. CARÁTER – EXEMPLO  

Habilidades de um bom líder devem ser observadas na vida!

Percebam que o foco dado é em características do caráter de alguém e não de sua habilidade e nem do que aparenta mas do que é em sua vida! O grande problema das igrejas hoje é que elas valorizam muito mais as habilidades do que a vida do candidato ao ministério. No contexto geral estas são as habilidades de um líder que deveriam ser observadas na condução de um povo. Não diz respeito a infalibilidade deste líder mas a fidelidade as escrituras dele e da igreja! Deus honra a igreja que é fiel a vontade de Deus! Sejamos fieis a palavra do Senhor vivendo como ele nos designou a viver! 

APLICAÇÃO: Quais são os valores que você espera em uma liderança espiritual?

Os valores que o mundo prega ou os valores que Deus deseja? Corrija suas expectativas para a vontade de Deus, porque se você espera um líder diferente do que Deus deseja o erro não está no líder, nem em Deus mas em você que está conforme o padrão do mundo e desta forma a Palavra não tem sido a lâmpada para os seus pés e luz para os seus caminhos. Todos nós seremos julgados por Deus conforme o padrão de suas escrituras e seremos felizes vivendo este padrão como ele diz que bem aventurado o homem que vive conforme a vontade de Deus.  

Você que tem desejado o episcopado, excelente obra almeja, mas saiba que são imensas as  responsabilidades e a pressão espiritual, emocional e principalmente de expectativas de servir a Deus e dos que te cercam! Busque agradar a Deus em teu íntimo com um caráter que agrade a Deus e não aos homens, e consequentemente esta é a confirmação que você espera de Deus a cada passo no propósito que ele tem pra sua vida! Busque integridade de caráter e santidade para Deus, e os outros, o que verão, são os frutos do que Deus quer confirmar nos que te cercam pra apontar que você é alguém que ele escolheu para guiar seu povo! 

Homens!

Este padrão apesar de ser esperado nos líderes servem para nortear o espírito de liderança que deve estar presente em todos os homens pois se alguém não sabe governar a própria casa como cuidar da igreja de Deus? Você pode não governar a igreja mas a sua casa é uma obrigação sua! Este é o padrão de masculinidade esperado de um líder de sua família! Este é o padrão que aponta pra Cristo! Como você tem sido em relação a isso? 

Por fim. Sabe porque o mundo está do jeito que está? Porque o caráter não e mais algo de valor em nossa sociedade! As pessoas não são mais valorizadas por seu caráter mas pelo CARÁTER! Jesus é poder de Deus para transformar nossa vida em todas as áreas! Alguém pode viver neste padrão não porque é bom ou capacitado, a Glória não está nele mas na obra que Deus está fazendo nele! Entregue-se ao senhor Jesus e esta obra será feita em você também! Creia e entregue-se! 

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *