Esboço de pregação especial de dia das mães, características da mãe cristã.
“Todavia, será preservada através de sua missão de mãe, se ela permanecer em fé e amor, e santificação, com bom senso” (1Tm 2:15).
Este texto tem trazido certa inquietação para algumas mulheres, dando a entender que a mulher não pode exercer nenhum outro papel na sociedade senão a de criar filhos. Certamente não é esse sentido, pois tanto no Velho Testamento como no Novo Testamento temos inúmeros exemplos de mulheres exercendo importantes funções dentro da sociedade: Débora, Ester, Priscila, entre outras. Por outro lado, havia uma preocupação por parte do apóstolo de que algumas mulheres estariam negligenciando sua responsabilidade principal de ser mãe. Atualmente, inúmeros filhos sofrem pela ausência ou omissão de seus pais. A mãe, que poderia estar mais perto, também se distancia buscando realizar seus sonhos pessoais e comprometendo sua missão de mãe.
A história mostra que, muitas vezes, pessoas usadas por Deus tiveram mães piedosas. Como alguém já disse: “A mãe que embala o berço é a mão que move o mundo”. Por isso, mãe, aceite este imenso privilégio de cumprir a sua missão. Lembre-se: “A mãe pode substituir qualquer pessoa, mas ninguém pode substituir uma mãe.
A mãe cristã permanece na fé, amando e estudando a palavra de Deus
Somente assim, ela terá condições de fazer de cada um dos seus filhos um discípulo do Senhor. Nada pode substituir a benção de uma mãe que transmite aos seus filhos as Sagradas Letras.
A mãe cristã é caracterizada pelo amor
Parece até redundante falar sobre amor de mãe. Nenhum outro amor se aproxima dele em profundidade, sacrifício e ternura. Na verdade, quando Deus quis explicar seu cuidado por nós, comparou-o ao amor de mãe. Mesmo assim, é importante lembrar que nada substitui o amor. Nada marca mais profundamente a alma do ser humano do que o amor que recebeu de sua mãe.
A mãe cristã é caracterizada pela santificação
Ela jamais justificará os erros dos seus filhos em nome do amor. Pelo contrário, seu exemplo de piedade e santificação imprimirá sobre seus filhos a necessidade de viverem para Deus num mundo em decadência. São esses filhos que farão diferença na história.
A mãe cristã é caracterizada pelo bom senso
Ela não é levada por emoções violentas, ciúmes infundados e superproteção. Pelo contrário, age com prudência, calma e amor. Mãe, às vezes é difícil compreender como trocar fraldas e assoar o nariz da sua criança, pode mudar o mundo. Nem sempre conseguimos entender aquelas noites mal dormidas nem aquela ansiedade esperando o filho ou a filha chegarem em casa, depois de uma saída com os amigos. Mas, no final, a sua vida de dedicação a Deus, trará a recompensa de pessoas crescidas e maduras que serão instrumentos poderosos nas mãos de Deus.