Esboço de pregação sobre missões. Como saber se tenho um chamado missionário? Como descobrir minha vocação segundo a Bília?
Existem muitas estratégias missionárias para pregar a mensagem de Cristo. Existem muitas formas de levar as boas novas e comunicar com palavras a respeito de Jesus e até levar outros a decidirem por Jesus. Mas tenho visto tão pouco poder nestas mensagens! O que a bíblia fala sobre a missão do povo de Deus e porque Deus separou um povo pra ele? Será que foi somente pra juntar dinheiro e enviar missionários ou este mesmo povo é o que deve ser os enviados? Vamos ver aqui o poder do testemunho cristão de uma igreja entregue a vontade de Deus!
1:1 – Saudações
1:2-4 – A vida cristã deles produzem frutos verdadeiros de conversão
1:2 – Eles oram sempre pela igreja em gratidão a Deus!
1:3 – Eles recordam do testemunho das virtudes teologais deles
1:4 – As suas virtudes provam a eleição deles
Eles oravam constantemente por aqueles irmãos em gratidão a Deus pela fé demonstrada em atitudes e testemunho público. Eles possuíam de modo muito visível a demonstração das 3 virtudes teologais que Paulo entendia serem essenciais na vida cristã. As virtudes operavam de modo forte demonstrando a fé verdadeira deles como fruto de uma eleição de Deus. Eles possuíam uma FÉ operosa! Uma FÉ que produzia frutos para o reino de Deus! A FÉ é o conhecimento e aceitação da mensagem do evangelho como verdade e a confiança em Cristo e o desejo de obedecê-lo. Eles possuíam um AMOR abnegado que demonstrava uma preocupação pelo bem estar do próximo como Jesus afirmava ao dizer ame ao próximo como a ti mesmo! Eles não pensavam primeiro em si mas nos outros e como servi-los de modo que agrade a Deus em AMOR. Uma ESPERANÇA firme e centrada em Jesus Cristo que não se permitia abalar por nada estando focada no mesmo objetivo em qualquer circunstância! A ESPERANÇA é uma expectativa firme nas promessas de Deus e no seu cuidado com o seu povo que motiva e queima no coração do crente! Estas virtudes foram mencionadas em diversos outros textos de Paulo em outras caras como no caso de 1 Co 13, onde Paulo coloca o Amor como algo superior.
A eleição deles era visto pela exposição destas virtudes e era o fator que os capacitava a ter estas virtudes, ou seja um crente verdadeiramente eleito em Cristo possui estas características quando em comunhão com Deus.
APLICAÇÃO: Quando entregamos nossa vida a Jesus ele nos torna novas criaturas e as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo! Ele tira nosso coração de pedra e nos pões um coração de carne. Este processo chama-se de justificação e é resultado da obra de Cristo na cruz. Compreender esta verdade, aceitar esta verdade e entregar-se a esta verdade é um dom dos eleitos de Deus! Nossa eleição não é provada apenas por dizermos que cremos mas é necessário existir frutos de arrependimento em nossa vida! Não são obras que produzem fé mas é fé que produz obras conforme Tiago explica! Os sinais de conversão é o desejo por viver estas virtudes expressas por Paulo e a capacidade de vivê-las!
Como tem sido a sua fé? Em quem você crê?
Na verdade? Você deseja entregar-se totalmente a Cristo? Você já fez isso? Onde está a tua fé? Em que você crê? E essa fé tem operado o que em tua vida? Você tem buscado conhecer mais a respeito dessa fé para viver por ela e crescer por ela?
Como tem sido o teu amor?
Você tem buscado servir a outros? Ou você só pensa em você? Jesus é o teu exemplo de amor e abnegação? Você tem se esforçado em viver o amor cristão com teus irmãos? Suporte, perdão, serviço e etc?
Como tem sido a tua esperança?
O que você espera? Em quem você espera? Isso te motiva? Te alegra? Ou você não espera nada?
A vida cristã deve estar baseada na fé, vivida em amor e motivada pela esperança!
1:5-6 – O Ministério de Paulo no meio deles fez deles modelo para outros cristãos
1:5 – Eles pregaram a Cristo para eles com um testemunho vivo e convicção
1:6 – Eles imitam a fé de Paulo e o testemunho de Jesus
A Pregação da verdadeira Palavra de Deus feita por eles levou esta igreja a ter uma verdadeira experiência com Deus e produzir os frutos que eles mencionaram anteriormente. Não foram apenas palavras mas poder para convicção da fé e confirmada pelo testemunho dos apóstolos no meio deles. Para que uma pregação tenha poder se faz necessário haver testemunho de vida e isto aconteceu com os apóstolos e foi observada por esta igreja. Este testemunho foi entre os irmãos e por amor aos irmãos. O testemunho deles levou a igreja a desejar viver esta mensagem mesmo diante das adversidades mas o exemplo dos apóstolos trouxe realidade a fé deles e o Espírito trouxe a eles a alegria de viver esta mensagem.
APLICAÇÃO: Este é o sentido que podemos dizer sobre pregar com a vida! Precisamos viver a mensagem que pregamos pois somente assim ela ganha vida diante de todos os que nos vêem! Falar e não viver não apenas queima a mensagem que falamos como nos torna hipócritas diante dos outros pra quem pregamos! Para que a mensagem tenha poder de convicção é necessário que ela seja vivida pelo pregador e o Espírito Santo se encarrega de confirmar ela no coração dos que estão ao nosso redor. Quando a mensagem é pregada com vida gera uma convicção tão poderosa que os ouvintes também desejam viver a mesma coisa! Muitos querem evangelizar outras pessoas, familiares e amigos, mas se esta mensagem não é vivida então os outros não desejarão ter esta mensagem em sua vida e quando estes chegarem ao conhecimento vão querer sustentar o mesmo estilo de vida errado que o cristão que evangelizou ele é uma cadeia de influência.
Como você tem vivido esta mensagem em sua vida? O que você prega com sua vida é objeto de desejo de outros ou de rejeição? Se eles rejeitam é porque não querem o Deus que você crê ou porque não querem do jeito que você hipocritamente vive? Podemos ter poder de pregação mas se tivermos vida nesta mensagem! Devemos fazer isso não entre os outros mas por amor dos outros! Esta foi a mensagem que o apóstolo pregou e viveu e foi isso que gerou fruto naquela igreja! Nosso coração precisa queimar pela mensagem!
1:7-10 – O testemunho da fé deles tem efeito missionário naquela região
1:7 – O testemunho deles se torna público de modo missionário
1:8 – O testemunho deles ganha dimensões missionárias na região e apresenta uma fé completa que prega todo o evangelho
1:9 – Os povos vizinhos testificam a respeito do ministério dos apóstolos e a transformação dos tessalonicenses para servir a Deus
1:10 – A fé deles testemunha também acerca da volta de Cristo para nos livrar da ira vindoura.
A fé deles se tornou tão visível que o testemunho se espalhou por aquela região e isso o próprio Deus agiu poderosamente pelo Espírito para que existisse esta repercussão. Esta igreja se tornou um instrumento missionário nas mãos de Deus! Eles foram tão grandemente usados por Deus que os apóstolos não precisaram acrescentar mais nada a mensagem de seu testemunho! O grande testemunho foi o de transformação daquele povo deixando o mundo e seus valores e vivendo de modo distinto. Eles davam testemunho de conversão e serviço! O testemunho deles também estava claro em relação a sua crença na ressurreição de Jesus e sua volta para o fim do mundo sendo aquele que nos livra da ira vindoura.
Vemos aqui um testemunho de transformação, serviço e esperança no reino futuro!
Tudo isto se dava através da vida da igreja de modo visível a todos os que estavam próximos!
APLICAÇÃO: Muitos se perguntam: Como ser um missionário? Será que tenho um chamado missionário? Muitos acham que ser missionário é somente aqueles que sã enviados pra outros países! Mas se um missionário significa reconhecer que não somos deste mundo! É reconhecer que somos forasteiros aqui que carregam a bandeira de Cristo e que propaga em auto e bom tom que somos do Reino que virá! Somos das luzes e não das trevas deste mundo! Mas este testemunho não se trata apenas de palavras é o poder do Espírito Santo através de nossa vida! É o poder de Deus através de nosso testemunho! É vivendo a fé, a esperança e o amor! É viver de modo diferente do mundo de maneira que o mundo veja claramente que somos diferentes! O problema hoje em dia é que a igreja está ficando igual ao mundo e não fica claro se nós nos convertemos dos ídolos para o Deus vivo e verdadeiro pois nosso testemunho não tem diferença alguma do mundo! Não proclamamos mas nada com nossa vida! Não mostramos que somos cidadãos de outra pátria pois ainda estamos contaminados com os valores daqui e pensamos conforme os valores daqui e vivemos conforme os valores daqui! Nosso serviço não é a Deus e não deixamos claro mais para ninguém que nos convertemos ao Deus vivo e verdadeiro e aguardamos a revelação do mundo do porvir!
Como tem sido sua vida? Você tem testemunhado que é um estrangeiro? Pois este testemunho faz muita diferença para os que estão ao teu redor e pra obra de Deus em Cristo através de você! Que Deus nos capacite a sermos missionários do dia-a-dia!
Uma resposta