fbpx

Esboço de pregação sobre o maior no Reino de Deus, que deve se fazer menor. Como deve ser a base do relacionamento cristão?

Qual tem sido a base para os relacionamentos humanos no mundo? Porque vemos tantas brigas, desordens, violência e etc numa vida em sociedade? A base da motivação do mundo é o egoísmo e autobenefício, obter prazer, poder e prestígio para si mesmo! Exercer poder uns sobre os outros para obter dos outros benefícios para si mesmo! Isso explica os governos corruptos, violência doméstica, violência sexual contra os mais fracos em nome do prazer momentâneo a desvalorização da vida dos outros por motivos bobos. Mas seria este o mesmo padrão de Deus? Clara que não! O padrão de Deus é renuncia, serviço e a entrega por amor para benefícios de outros. Em coríntios diz: O amor não busca seus interesses…

Como somos o povo de Deus, então como deve ser a base de relacionamentos entre nós?

Jesus vai nos explicar exatamente isto nesta lição! Ele é o nosso maior exemplo disso!

Vamos a contextualização primeiro

– Jesus faz aqui sua terceira e última declaração antes de entrar em Jerusalém para sua missão de morte na cruz.

– Jesus havia iniciado seu ensino mais claro sobre sua morte e ressurreição após a declaração de Pedro sobre ser Ele o Cristo em Mc 8:27-29

– “Passou a ensinar-lhes” – Mc 8:31

– Pedro demonstra sua perspectiva errada sobre o reino de Deus e como deveria ser a vitória do Messias – Mc8:32-33

– Jesus deixa claro que um seguidor deveria negar a si mesmo tomar a cruz e seguir Jesus – Mc 8:34-38

– Jesus faz uma série de ensinos dos valores do Reino que devem ser assumidos por um seguidor de Jesus

– Jesus prediz sua morte pela segunda vez em Mc 9:30-32

– Jesus continua sua lista de ensinos mais íntimos aos apóstolos

– É aqui que Jesus prediz sua morte pela terceira vez e assim que começamos esta mensagem:

10:32-34 – Jesus prediz sua morte pela terceira vez

1) Jesus já estava em direção a Jerusalém em uma procissão a qual ele liderava com confiança e os discípulos com temor – JESUS ESTAVA INDO CUMPRIR SUA MISSÃO

2) Jesus os chama sempre em particular pois prepara-os aos desafios que virão

3) Jesus detalha de maneira mais clara sua morte e o processo dela como traído pelos líderes da Lei que deveriam reconhecer em primeiro lugar e morto pelos gentios. O salvador é traído pelos seus e morto pelos povos que desonram a vontade de Deus.

4) As autoridades do mundo não compreendem os valores do Rei dos Reis e serão estas que matarão o que há de mais precioso no universo

Se aproximando de Cristo pelos motivos errados

10:35-37 – Tiago e João se aproximam de Jesus para pedir que ele os conceda lugares de honra no reino vindouro

1) Eles pedem por privilégios já que este poderia ser o último diálogo deles com Cristo antes da vitória do Rei segundo a possível ótica deles

2) Eles pedem lugares de honra do ponto de vista humano a partir dos valores mundanos de liderança, governo e autoridade como os seus benefícios decorrentes aos olhos mundanos

APLICAÇÃO: Eles se aproximaram de Cristo com os valores errados e com as motivações erradas. Quantas pessoas não se aproximam de Cristo pelos motivos pessoais errados e pelas vontades pessoais e muitas vezes egoístas? Quantas pessoas estão nas igrejas pelo motivo errado e querem estar em ministérios e serviços pelos motivos errados? Será que você tem feito o que faz, chegado pra Cristo e servido aos irmãos pelos motivos certos? Pelos motivos de Deus? Então vamos ver que motivos são estes.

Servindo a Deus pelos motivos certos

10:38-40 – Jesus afirma que eles não sabem o que pedem e que podem participar das mesmas obras que Cristo nesta vida, mas as recompensas do reino vindouro são soberanamente escolhidas por Deus

1) Eles não entendiam o preço que Jesus iria pagar e os resultados eternos do Reino e por isso não sabiam o que estavam pedindo. O pedido deles diante da perspectiva do Reino é algo sem fundamento lógico!

2) Eles poderiam beber o cálice e ser batizado de maneira humana ao receber em seu corpo a perseguição por causa de Cristo. Tiago seria morto como registrado em Atos sendo um forte evangelista no começo da igreja e João seu irmão escreveria o evangelho de João, 1, 2 e 3 João e morreria velho na ilha de Patmos ao registrar o Apocalipse. Mas os resultados eternos da vida deles não competia a Jesus determinar em termos de governos eternos pois Deus é quem determina soberanamente! Eles sofreriam em semelhança de Jesus, mas o porvir era determinado pelo Pai na missão de serviço dada por Ele a cada um.

Os motivos errados sempre produzem divisão no meio do povo de Deus, principalmente se for um povo que quer servir pelos motivos errados

10:41 – Os outros discípulos se indignam pela atitude egoísta de Tiago e João

1) Eles pareciam ter disputas internas apesar de Jesus ter trabalhado isso por várias vezes no meio deles, mas ainda existia certa carnalidade neste sentido e um desejo de proeminência e assim que Jesus dá o maior ponto de sua lição!

APLICAÇÃO: Será que as pessoas hoje nas igrejas também não brigam por proeminência segundo o padrão mundano de liderança? Mas será que estas pessoas entenderam o padrão divino eterno de liderança e serviço? E que este serviço está debaixo do eterno propósito de Deus para cada um? (Cristo estava cumprindo seu padrão eterno de propósito e seria “premiado” por cumprir seu propósito, por isso assentar a direita ou esquerda não era fruto de esforço mas de obediência ao padrão eterno de propósito) Uma igreja que vive dentro de uma perspectiva mundana de estrutura de governo está fadada a brigas e carnalidade e é isto que Jesus quer corrigir com o ponto mais importante de sua lição de entrega no Reino de Deus!

Os valores que devem permear os relacionamentos do povo do Reino de Deus

10:42-44 – Jesus mostra que o governo no reino de Deus não se define pelo poder de influência humana, mas pelo serviço despendido aos outros

1) Os valores de governo no reino de Deus são diferentes dos valores do mundo! A moeda de troca no mundo são influências e poder humano a de Deus é amor e serviço, entrega total!

2) O que quer ser Líder (visando ser servido pelos outros) deve ser Diakonos: “Alguém que espera ou atende a necessidade dos outros”

3) O que quer ser o primeiro (visando a proeminência) deve ser Doulos: “Uma pessoa que legalmente pertence a outra e que sua subsistência inteira e finalidade é definida pelo seu mestre”

4) O exemplo de Paulo: “Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.” (1 Coríntios 9:19)

Jesus se mostra o maior exemplo do maior no reino dos céus

10:45 – Jesus mostra que Ele sendo o Senhor não veio ser servido, mas veio ser o maior servindo aos outros dando sua própria vida como chamado à obedecer sua missão de resgate

1) O líder que se entrega, o governador que serve, o maior que o mundo desvaloriza

2) O serviço de Cristo, o trono do maior, é resultado da maior entrega de todas: Sua vida em resgate por muitos!

3) Vamos ler Filipenses 2:1-18 (se der tempo lemos todo se não lemos apenas um trecho)

APLICAÇÃO:

1) Quais são as tuas motivações no serviço ao senhor? As mesmas motivações do mundo ou as motivações de Deus? Suas motivações são por liderança como no mundo para ser servido ou ter proeminência, sucesso, fama, ser visto? Ou suas motivações são como as de Deus que é por se entregar, servir aos outros para benefícios dos outros?

“A LIDERANÇA E PROEMINÊNCIA NO REINO DOS CÉUS NÃO É UM INSTRUMENTO DE SERVIÇO E BENEFÍCIOS A SI MESMO, MAS UM INSTRUMENTO DE SERVIÇO E BENEFÍCIO AOS OUTROS. QUANTO MAIOR A LIDERANÇA MAIOR O NÚMERO DE BENEFICIADOS”

Na prática como isso se aplica:

– Pastores que servem a igreja se entregando em sua missão

– Líderes que não valorizam o uso dos cargos para benefícios particulares mas para benefícios dos que ele lidera na empresa, no governo e etc

– Maridos que lideram suas casas como Cristo liderou a igreja se entregando em amor por ela

– Cristãos em suas igrejas que se entregam no serviço para benefícios de seus irmãos em Cristo

2) Aquele que entende estes valores está de fato em direção ao caminho de se tornar o maior no Reino dos Céus aos olhos do Pai pois estaria trilhando o caminho daquele que é o maior, Cristo, pois se entregou completamente em sua missão para que nós possamos ser batizado com o batismo que ele foi e tomar o cálice que ele tomou se esta for o nosso chamado. E você tem se entregado ao quê e para quem? Teu investimento de esforço e tempo vai ficar onde, no mundo ou na eternidade?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *