fbpx

Como você reage diante das injustiças que vemos hoje no mundo? Não falo do emocionalismo implantado no mundo, pois hoje as pessoas sofrem mais pela morte de um cachorro do que pela morte de um ser humano. Eu falo sobre o sentimento de justiça baseado em Deus e sua Palavra diante da injustiça de um mundo longe de Deus? Isso dói na tua alma? Pois vamos entender um pouco do coração deste profeta que sofreu a mesma situação em sua vida e saber a quem ele recorreu para tratar sua dor: 

CONTEXTUALIZANDO: 

– No período dos Reis de Israel, Salomão filho de Davi se desvia e provoca a divisão do Reino em Reino de Israel e Reino de Judá 

– Israel se desvia completamente de Deus enquanto Judá ainda permanece Fiel por causa da ação de Deus  

– 236 anos depois e uma sequencia de 12 Reis (sendo a maioria deles, fiéis a Deus não impede que a cada novo reinado a impiedade vá aumentando), vem Manasses e quebra a aliança, cometendo o ápice de abominações em Israel durante 55 anos e Deus profetiza o Juízo sobre Judá assim como Israel já havia sido destruída – (2 Reis 21:1-2,10-16) (Não ler) 

– Depois da morte de Manassés, seu filho Amon continua a maldade de seu pai e é assassinado com 2 anos de reinado 

– O Rei Josias, neto de Manassés, é levantado por Deus e se propõe fazer uma reforma em Israel, ele encontra um livro da Lei guardado em um lugar esquecido e ao ler fica atemorizado – (2 Re 22:1-2; 22:3-5,8-11) (Não ler) 

– A reforma se inicia e consegue-se entender os estragos de Manassés – (2 Re 23:4-14)(Não ler) 

– Profanação do templo misturando deuses no meio das coisas santas  

– Prostitutos e prostitutas cultuais em diversos locais  

– Templos pagãos  

– Sacrifícios de crianças ao deus Moloque  

– Culto aos astros e elementos da natureza, adivinhações e diversos cultos espiritualistas    

– Depois da morte de Josias, mais 4 reis assumem e destroem o que Josias fez e depois de 23 anos Jerusalém é devastada pelos Babilônicos e eles são levados cativos para lá  

– O período vivido por Habacuque se refere ao mesmo período vivido por Jeremias e portanto, podemos entender o cenário da época lendo o relato de Jeremias 

– Jr 5:1-13 – Mostra a dureza de coração do povo diante de seu pecado 

– Jr 7:1-15 – Mostra a condição espiritual do povo e sua corrupção 

– Jr 8:18-9:7 – O coração de Jeremias declara sua dor  

– Vemos o povo de Deus afastado Dele e não podemos deixar de considerar que Deus se refere ao seu povo e não as nações de fora mas aqueles que estão dentro! O povo Dele!  

– Devemos pensar 2 coisas:  

– As nações ímpias já eram ímpias e estavam condenadas ao Juízo 

– O povo de Deus era o alvo dos profetas! Deus julgava os de dentro agora por seus pecados e por serem povo de Deus deveriam ser diferentes dos costumes dos que não conheciam a Deus! Será que a igreja não seria assim também? Claro que devemos guardar as devidas proporções, afinal de contas estamos lidando com Israel, uma nação e não com a igreja, mas precisamos ver que muitas vezes julgamos os de fora mas deixamos de considerar os de dentro, estes que deveriam não se deixar serem levados pelos costumes dos ímpios!  

– A dor de Habacuque – Hb 1:1-4 

APLICAÇÃO: Os profetas de Deus e aqueles que amam o Senhor sofrem diante da iniquidade e do pecado e não se deleitam na maldade e iniquidade como se viver neste mundo em meio a corrupção fosse algo maravilhoso ou ver as igrejas de Cristo caminhando longe do Senhor como algo normal. Um servo do Senhor em comunhão com Deus percebe a maldade e até clama por justiça e por isso Jesus diz que os que tem sede de justiça serão saciados! E você diante da perversidade de nossa geração como tem vivido? Tem se deleitado na perversidade e cauterizado sua consciência diante do pecado e destruição que vivemos a cada dia? Ou o seu coração dói diante de tudo isso? Você as vezes não entende e parece que nada é feito para melhorar? Onde Deus está em meio a maldade dessa geração? Se sim então bem vindo ao livro de Habacuque e assim como o profeta você está no lugar certo para tratar sua alma e sua dor! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *