Esboço sobre idolatria. Mensagem: Justificativa santas para servir a deuses falsos.
Um dos maiores ídolos do coração é o que a bíblia chama de Mamon que é ídolo do dinheiro. Você sabe quais os 3 P´s que giram as motivações humanas egoístas? Poder, Prazer e Prestígio, todos querem isto e o perseguir estas coisas se tornam o ídolo do homem e este ídolo é quem determina as ações e motivações de cada pessoas que se entrega a eles. A bíblia relata este problema que é mais atual que o jornal de amanhã sabe porque? Porque o coração humano funciona desta forma quando não se rende ao senhorio de Cristo e por isto se afasta da simplicidade da vida em completa e satisfeita em Cristo. Vamos estudar este tema e fazer uma auto-avaliação de nossas motivações.
O apóstolo aqui começa a falar sobre a falsa doutrina que muitos seguem na tentativa de justificar suas ações com motivações religiosas e de serviço a Deus mas que na realidade estão com suas almas vendidas ao ídolo Mamon.
1 Tm 6:3-10
1 – Os falsos Mestres
6:3-5 – Os falsos mestres, suas motivações e consequências
6:3-4a – O Ensino dos falsos mestres
1) O QUE ELES ENSINAM?
– “falsas doutrinas” – NÃO ENSINAM A VERDADE
– “não concorda com a sã doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo” – NÃO ENSINAM O QUE JESUS ENSINOU
– “ensino segundo a piedade” – NÃO ENSINAM O CORRETO TEMOR E AMOR A DEUS E AO PRÓXIMO E COMPROMISSO COM O TESTEMUNHO CRISTÃO
2) O QUE SÃO?
– “orgulhosos” – NÃO POSSUEM HUMILDADE PARA APRENDER E “SE ACHAM”
– “não entendem nada” – SÃO INCAPAZES DE COMPREEENDER A VERDADE DEVIDO SEU ORGULHO
APLICAÇÃO: O orgulho e a vaidade de querer estar certo nos incapacita de entender a verdade e muitas vezes nos endurecem em direção ao engano! Como você tem estado no sentimento de pensar de si mesmo? Você tem sido uma pessoa ensinável ou não? Muitas vezes a falsa doutrina e aquela que não concorda com a piedade é muito semelhante a doutrina verdadeira e depende de atitude e se não nos policiarmos para agir como Jesus agiu estaremos entrando em uma falsa doutrina que não produz alegria em Cristo Jesus!
6:4b – A motivação dos falsos mestres
3) DE QUE MAL (DOENÇA) ELES SOFREM?
– “interesse doentio por contenda de palavras” – SE MOTIVAM PELA DISCÓRDIA E DESEJO DE PROVAR ALGUMA COISA PRA SI E PARA OS OUTROS – SOFREM DE RECLAMITE AGUDA EM RELAÇÃO A DOUTRINA
APLICAÇÃO: Você sofre de “reclamite aguda”? Você é alguém que gosta de ser “do contra” pra se sentir especial? Cuidado você pode estar sofrendo de um mal que afeta os falsos mestres e os levam a se perder no caminho.
6:4c-5 – As consequências das atitudes dos falsos mestres movidas por ganância
4) O QUE ELES CAUSAM?
– “que resultam em invejas” – DESEJAR O QUE NÃO É SEU
– “brigas” – DISPUTAR POR ALGO
– “difamações” – INVERTAR MENTIRAS PARA DENEGRIR
– “suspeitas malignas” – SUSPEITAR DE OUTROS MESMO SEM CULPA
– “atritos constantes” – AMBIENTE DE BRIGAS
5) QUAIS SÃO SUA PROPENSAS VÍTIMAS ALÉM DE SI MESMOS? QUAIS TIPOS DE PESSOAS SE “APEGAM” OU SE “CONECTAM” A ELES
– “aqueles que têm a mente corrompida” – INCAPAZES DE APRENDER
– “são privados da verdade” – DESCONHECEM A VERDADE
– “pensam que a piedade é fonte de lucro” – GANANCIOSOS
APLICAÇÃO: Você já foi vítima de homens assim ou tem sido vítima? Deus pode te libertar pois conhecereis a verdade e ela te libertará! Você se sente atraído por homens assim? Pois cuidado! Você pode ser ou estar se tornando um privado da verdade e de mente corrompida que tem uma opinião muito equivocada sobre o que é ser igreja e o que significa o evangelho! De Deus não se zomba! Arrependa-se e convide a Cristo pra transformar seu coração!
2 – O deus Mamon
6:6-10 – O perigo do amor as riquezas
6:6 – A piedade é uma fonte de lucro na eternidade
1) O QUE A PIEDADE É EM TERMOS DE LUCRO?
– “é grande fonte de lucro”
2) COMO ELA SE TORNA FONTE DE LUCRO?
– “com contentamento”
6:7-8 – Porque a piedade é uma fonte de lucro
3) PORQUE É FONTE DE LUCRO?
– “pois nada trouxemos a este mundo e nada podemos levar” – ENTENDER QUE O QUE TEMOS AQUI É LUCRO POIS NADA É NOSSO NOS FAZ ENTENDER QUE ESTAMOS SEMPRE NO LUCRO PELO APARENTE POUCO QUE TEMOS
6:9-10 – A ganância leva a ruína espiritual
4) QUAL O PERIGO DE NÃO ESTAR CONTENTE COM O QUE TEMOS?
– “os que querem ficar ricos”
5) QUAL O PROBLEMA DE QUERER RIQUEZAS?
– “caem em tentações”
– “armadilhas”
– “desejos descontrolados e nocivos”
– “levam homens a mergulharem na ruína e destruição”
6) QUAL A CAUSA RAIZ DE TUDO ISSO?
– “o amor ao dinheiro”
7) O QUE O AMOR AO DINHEIRO FAZ COM OS CRENTES?
– “desviam-se da fé e se atormentam com muitos sofrimentos” – O QUE O HOMEM PLANTAR ELE COLHERA SE PLANTAR NO ESPÍRITO COLHERÁ CORRUPÇÃO…
APLICAÇÃO: O problema não é a riqueza mas o amor a elas e de que forma encontramos justificativas para perseguí-las e atender os padrões do que o mundo diz que nós precisamos e não do que Deus diz que precisamos. Encontramos justificativas santas para ações aparentemente piedosas mas que possuem motivações fúteis e vazias de significado eterno. Isto nos leva a uma vida vazia de busca pelo vento da alegria que nunca vamos achar mas cada vez mais nos distanciar do que de fato nos dá o verdadeiro motivo de respirar que é viver para Cristo e gozar da alegria no Senhor. Peça ao Senhor que te guie e te proteja do engano do pecado no seu coração e que ele te dê somente o necessário a que você esteja sempre com ele por onde for pois isso é o sentido da vida!