Estamos vivendo tempos difíceis onde parece que o mau prospera a cada dia e os justos são destruídos na sua justiça. Vemos que a cultura da impiedade tem se disseminado com tanta força que até os que se diziam cristãos e justos já sucumbiram a vida ímpia. Muitos destes parece que esperaram em Deus mas não confiaram e caíram na busca da justiça própria. Com os últimos acontecimentos em nosso país vemos a corrupção nos mais altos escalões e mesmo assim estes homens parecem se livrar da justiça. Vemos a justiça se corrompendo de tal modo que ela premia a injustiça dos ricos e massacra a vida dos mais pobres. Vemos artistas e grupos da mídia com suas propostas de impiedade para nossa cultura e mesmo assim prosperando em suas vidas pessoais, mas contaminando a população de coisas vãs. Parece que o mal está desenfreado e ganhando cada vez mais espaço e o bem parece não chegar e avançar como antes. Em nossa vida particular parece que quanto mais quisermos viver conforme a vontade de Deus seremos perseguidos, difamados e mal tratados até mesmo pelos que se dizem cristãos! Será que vale a pena ser justo?
Quanto mais vivemos os valores da impiedade nas mais diversas áreas da nossa vida, mais encontramos a alegria temporária e menos a alegria de longo prazo! Este salmo é o conflito entre o curto e o longo prazo, entre o prazer do momento e o prazer eterno! Não venda sua alma aos valores que o mundo espera de você na esperança de alcançar seus objetivos pois você irá sim alcançar mas no futuro você poderá descobrir que está no rumo errado da impiedade que será varrida desse mundo!
Como viver em um mundo que jaz no maligno, cheio de injustiça e maldade? O que a Palavra de Deus diz sobre este quadro que vivemos atualmente e a prosperidade da injustiça? Como podemos ter esperança diante de algo assim?
Diante disso vamos estudar o Salmo 37
CUIDE DO SEU SENTIMENTO DIANTE DA IMPIEDADE
37:1-11 – O justo se revolta contra o ímpio mas deve permanecer vivendo de modo justo e esperando a justiça de Deus
37:1-2 – Não se aborreça nem inveje o ímpio pois eles vão desaparecer – PENSE NA BREVIDADE DO ÍMPIO
a. O Jovem e seus colegas ímpios que parecem felizes
b. O Profissional e os colegas de trabalho que parecem prosperar fazendo o errado
c. Aqueles políticos corruptos que parecem se dar bem com a injustiça
d. Aquelas pessoas de nossa família que vivem de modo ímpio e parecem ser mais felizes que nós
e. LEMBRE-SE: Sua alegrias são breves e logo cairão!
f. Jesus viveu de modo correto, se irritou contra os injustos, mas Ele sabia que seu pai iria julgar todas as coisas! Jesus falou que o seu reino não era deste mundo! Jesus morreu jovem não por causa de seus pecados mas por causa dos nossos pecados e falhas! Viva como Jesus e confie que Deus é o Juiz!
37:3 – Confie e faça o bem e habitará em segurança – CONCENTRE-SE NA SUA VIDA E FAÇA O BEM
- Pare de ficar se preocupando com a vida dos outros! Se concentre em realizar a tua missão! O teu chamado! A tua vocação de refletir Cristo!
- Deus nos julgará pelo bem ou mal que fizemos e não pelo que os outros fazem! Nós se plantarmos na carne colheremos corrupção como os outros, mas se plantamos no Espírito colheremos a vida eterna!
- Estar consciente de que Deus é por nós e quem será contra nós é o melhor sentimento que pode estar no coração de alguém! Busque por isso!
- Jesus sofreu em sua missão, não habitou em segurança como é prometido aqui, mas sua vitória foi eterna! Todo joelho se dobrará e toda língua confessará! O choro veio em uma noite mas a alegria surgiu de manhã!
37:4 – Deleite-se em Deus e será feliz – BUSQUE ALEGRIA NO SENHOR
- Primeiro corrija os desejos do seu coração pois o coração é enganoso
- Deus nos dá um novo coração quando entregamos nossa vida ao Senhor Jesus
- Com Jesus somos novas criaturas
- Há caminho que ao homem parecem ser bons mas o fim é a morte, não busque os caminhos que parecem aos seus olhos mas os que são bons aos olhos de Deus!
37:5-6 – Confie Nele e entregue-se, pois Ele agirá e provará sua inocência – CONFIE QUE DEUS FARÁ JUSTIÇA A VOCÊ
- Pessoas más nos fazem parecer errados diante dos outros (denegrindo nossa imagem)
- Mas a justiça pertence a Deus que nos fará justiça
- Não busque fazer justiça com suas próprias mãos deixe Deus fazer isso no momento certo!
37:7-11 – Descanse no tempo da justiça de Deus pois o mau será eliminado e você terá paz senão, a sua ira própria, produzirá o mau pra você – O AGIR PERTENCE A DEUS QUE FARÁ NO TEMPO CERTO E NÃO A NÓS QUE AO TENTAR FAZER JUSTIÇA NOS TORNAMOS INJUSTOS TAMBÉM
A única justiça santa é aquela feita por Deus
Ao tentar fazer justiça nós podemos estar tomando o lugar de Deus
Ao tentar fazer justiça acabamos por ser injustos e o mau tomará conta de nós (A ira do homem não opera a justiça de Deus Tg 1:20)
3 COISAS DEFINEM O QUE VOCÊ SE TORNA AO AGIR COM SEUS SENTIMENTOS DIANTE DA INJUSTIÇA:
– VOCÊ SE TORNA UM JUSTICEIRO
– VOCÊ SE TORNA UM ÍMPIO AO COPIAR OS OUTROS
– OU VOCÊ ESPERA NA JUSTIÇA DE DEUS POIS ISSO PERTENCE A ELE
LEMBRE-SE DA SOBERANIA DE DEUS
37:12-22 – O que Deus faz para os justos e para os ímpios
37:12-15 – Os ímpios se preparam contra os justos e os pobres mas Deus ri deles e destruirá suas armas e seus ataques serão contra si mesmos – A VITÓRIA VEM DE DEUS
Os ímpios confiam em suas armas e estratégias, sua riqueza, inteligência, força, influência e capacidade de mentir, enganar e etc.
Os justos devem confiar no Senhor!
Em quem você tem confiado?
Cuidado para que sua confiança não te classifique no caminho do ímpio ao invés do caminho do justo!
37:16-17 – As riquezas dos ímpios não são a força verdadeira pois Deus é que sustenta os justos – A FORÇA VERDADEIRA VEM DA RIQUEZA DE DEUS
37:18-20 – Deus cuida e firma os justos e os fazem prosperar mesmo nas angústias mas os ímpios murcharão e desaparecerão – A PROSPERIDADE VEM DE DEUS
37:21-22 – Os justos são generosos sendo abençoados por Deus mas os ímpios infiéis sendo destruídos em sua maldição – A BENÇÃO DE ABENÇOAR VEM DE DEUS
O justo reflete o caráter de Deus e Deus cuida dele em todas as circunstâncias
A prosperidade verdadeira do justo é a missão de Deus e o fim dos ímpios é a representação da força de Deus.
Qual tipo de prosperidade você deseja? A que o mundo te ensina em termos de sucesso, fama, dinheiro, carreira, romance e etc ou você deseja o sucesso e a vitória que vem do Senhor com muito do que o mundo condena mas que te trará verdadeira felicidade!
O que vem de Deus pé sustentado por Deus e sua Soberania e reflete a vitória eterna do povo Dele enquanto a força que o mundo possui definhará com a vitória do Senhor quando submeter todas as coisas debaixo do seus pés!
LEMBRE-SE DA PROVIDÊNCIA DE DEUS
37:23-29 – O viver do justo e o cuidado de Deus
37:23-24 – O justo, seu caminho e o cuidado de Deus
37:23-24 – Os justos tem seus passos firmados pelo Senhor que os sustenta – DEUS FIRMA OS PASSOS DO JUSTO
37:25-29 – O justo, sua família e o cuidado de Deus
37:25 – Deus nunca desampara o justo nem sua família – DEUS CUIDA DA FAMÍLIA
37:26 – O justo é generoso e sua família é abençoada – DEUS ABENÇOA A FAMÍLIA
37:27-29 – O justo por viver na justiça sempre terá onde morar e herdarão a terra, mas os ímpios serão eliminados – DEUS DÁ MORADA
A família é projeto de Deus e o justo prosperará neste projeto, mesmo que venha a angústia mas sua casa está firmada sobre a Rocha!
O justo se preocupa em viver de modo justo e Deus o abençoa de modo muito natural pois assim Deus fez todas as coisas!
Como você tem vivido diante de Deus?
Você tem buscado agradar a Deus com sua vida?
Os valores que você vive refletem o caráter de Deus em sociedade?
Você tem espelhado a imagem e semelhança dos valores de Deus onde está?
Sua família representa o projeto de Deus?
VIVA DE MODO DIGNO DE SUA VOCAÇÃO
37:30-31 – A ética do justo
37:30 – A boca do justo é sábia e justa – O JUSTO PRECISA SER SÁBIO
37:31 – O coração do justo tem a Lei de Deus caminhado nela – O JUSTO PRECISA VIVER A LEI DE DEUS
37:32-33 – A ética do ímpio
37:32-33 – O ímpio persegue o justo para matá-lo mas o Senhor não permite – DEUS NÃO PERMITE AO ÍMPIO PROSPERAR EM SEU PLANO MALDOSO
ENXERGUE COM UMA ÓTICA ETERNA DAS COISAS
37:34-38 – O destino do justo e do ímpio diante de Deus
37:34 – Espere no Senhor pois a vitória final será dos justos sobre os ímpios
37:35-36 – O exemplo do homem ímpio foi sua destruição apesar de prosperidade aparente
37:37-38 – Há futuro para o homem justo mas não haverá para o injusto
37:39-40 – Deus é salvação fortaleza e livramento para o justos
APLICAÇÃO GERAL: Quando desenvolvemos uma ótica eterna da vida, entendemos que não somos seres do aqui e agora mas do daqui para o amanhã e o pra sempre! Nossas escolhas devem refletir a santidade pois esse é o caráter de Deus e a maneira como Ele escolheu que as coisas funcionem! Não deseje a vida do ímpio pois o ímpio é alvo da futura destruição de Deus diante da brevidade de todas as coisas desse mundo. Viva honrando a Deus que sua vida será honrada por Deus! Viva para Deus que Deus já vive em você! Escolha o caminho que para o mundo parece ser bobo, sem brilho e sem alegria, mas saiba que sua alegria sempre será superior ao do mundo pois o choro pode durar uma noite mas a alegria vem sempre pela manhã! Nós temos esperança o mundo não! Nós temos Deus o mundo não! Nós temos paz e o mundo não! Do lado de quem você quer estar?