fbpx

Esboço de pregação sobre a alegria da esperança de Cristo, a libertação do cativeiro.

Se você, por causa da obediência a Deus comprasse um terreno com todas as tuas economias e Deus te chamasse a plantar tudo que você tem naquele local e quando você chegasse lá descobrisse que era apenas um deserto e que muitos diziam que ali nunca nasceria nada. Você pensaria o que desta situação? Você perderia a esperança em Deus, acharia que se enganou ou obedeceria?  

O povo de Israel viveu por várias situações de cativeiro, destruição, guerras e desolações por causa de seus pecados, mas o Senhor sempre os livrou de cada situação os fazendo voltar a olhar para o céu e esperar no lugar certo. Eles desviavam sua esperança e se enchiam de orgulho de si mesmos e de pecado e destruíam sua própria nação. O cativeiro era um lugar de perda de direitos e liberdade. Escravidão, dor, sofrimento e humilhação. Após as guerras o povo era saqueado, homens mortos, mulheres violentadas e crianças maltratadas. Eles eram comercializados como escravos e não tinham mais a liberdade de cultuar ao seu Deus. Eles sentiam saudades do tempo que se alegravam na casa do Senhor, mas mesmo assim continuavam a cair nos mesmos erros. Deus que é rico em misericórdia sempre vinha em resgate de seu povo amado e assim como ele fez com Israel fez com sua igreja através de seu Filhos Jesus. Nós estávamos mortos em nossos pecados e inimigos de Deus, mas ele veio pra nos libertar de nosso cativeiro do pecado e escravidão que nos tirava a esperança de viver.  

Este salmo fala exatamente da libertação do povo de Israel de seu cativeiro de corrupção:  

A ALEGRIA DA LIBERTAÇÃO     

126:1-3 – A alegria da libertação do cativeiro do povo e testemunho a todas as nações sobre as grandes coisas que o Senhor tem feito por eles  

– 126:1a – A razão da alegria do povo 

– 126:1b-2a – As reações de alegria do povo diante do grande livramento de Deus  

– 126:2b – A reação das nações diante do testemunho público do agir de Deus  

– 126:3 – Reflexão de agradecimento do povo diante de tudo que foi feito  

O DESAFIO DO RECOMEÇO E A ESPERANÇA NO SENHOR  

126:4-6 – O retorno pra casa e a esperança de recomeçar diante da calamidade e destruição   

126:4 – Clamor por restauração de sua terra como por um milagre de Deus 

126:5-6 – A esperança daqueles que plantam mesmo em meios aos sofrimentos   

APLICAÇÕES:  

– Você se lembra do dia que Deus te salvou? Daquele dia que ele te chamou pra conhecer a verdade de Cristo? Você lembra do que sentiu após conhecer Jesus como teu salvador? De sentir o cheiro da liberdade Cristã, o perdão de pecados a oportunidade de recomeço nascendo de novo? 

– Você lembra daquela situação que te aprisionava? Daquela tribulação que parecia que nunca iria acabar? Você lembra como Deus te livrou? Você lembra como Deus te deu um motivo pra sorrir? Um motivo pra cantar pra ele? Pra servir a Ele?  

– Pois meu irmão saiba que o mesmo Deus que te libertou do cativeiro que você estava é o mesmo Deus em que você tem que depositar sua esperança? Não importa o tempo que você deve esperar, mas em quem você está esperando? No que você está esperando?  

– Este texto afirma que os que esperam e plantam mesmo no terrenos seco, colocando suas últimas sementes poderão colher diante do milagre do Senhor e que não devem deixar de plantar no lugar que Deus te mandou e não perder a esperança que mesmo em meio as lágrimas do trabalho e mesmo no cenário de um trabalho doloroso nós poderemos com uma rajada das torrentes do Neguebe de Deus um milagre pode acontecer e vamos voltar com nosso feixes nas mãos! Cantando e mostrando para todas as nações o quanto Deus tem nos feito bem! Não perca a esperança no Senhor!    

Respostas de 2

  1. A Santa Paz do Senhor Pastor layson

    Parabéns por está matéria grandemente enriquecida, para nosso crescimento espiritual, que o nosso Bondoso Deus continue te dando cada vez mais sabedoria e crescimento….

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *