Você já participou de alguma festa de inauguração de alguma coisa? Você viu os anúncios de que algo novo estava chegando e de que no dia em que começasse as atividades teria uma grande festa? Você olhou até mesmo os convidados especiais para a festa? Quem seriam os famosos que estariam nesta inauguração poderia falar muito sobre o projeto que se iniciava e o valor que aquilo tinha para todos. Se você visse que na inauguração estaria a pessoa que você adoraria ver de perto, aquele famoso que faz seu estilo? Você faria de tudo pra ir e quando você chegasse lá somente os que também gostassem do estilo da festa, dos famosos convidados e dos valores que aquilo representava iriam até lá e até mesmo você pagaria um alto preço para estar junto neste projeto! Pois é exatamente o que vemos aqui nesta inauguração do Reino de Deus!
DE QUEM É ESTA BIOGRAFIA?
1:1 – Apresentação do evangelho do Filho de Deus
– A notícia da vitória do Rei que veio de uma batalha! É o significado grego da Palavra Evangelho
– O Filho de Deus não nada além que o filho do dono de tudo e o próprio criador de todas as coisas, o próprio Deus! Esta é a história da biografia da pessoa mais importante do universo!
APLICAÇÃO: E pra você El tem importância? Você deseja conhecer a história dele ou quer ficar só nos filmes e relatos de outros? Quem Ele é pra você?
TODOS TESTIFICAM QUEM É JESUS E OS MELHORES FORAM CONVIDADOS PRA ESTA INAUGURAÇÃO E PARA AFIRMAR QUE ELES ESTÃO JUNTOS NESTE PROJETO
1:2-13 – Jesus é testificado pelos profetas, pelo Pai e pelo Espírito e diante de sua vitória a oposição de Satanás
1:2-3 – Os profetas preparam o caminho do Senhor
1:4-8 – João profeta recluso do deserto que anuncia o arrependimento e o perdão de pecados e proclama a vinda de alguém maior do que ele e que batizaria com o Espírito Santo
1:9-11 Jesus é batizado por João publicamente e é testificado pelo Pai e pelo Espírito ser ele o Filho de Deus
1:12-13 – Jesus vence o adversário Satanás em seu terreno e és suprido e protegido por Deus
JESUS INICIA A PROCLAMAÇÃO DO REINO E COMEÇA A CHAMAR SEUS CONVIDADOS PARA AS BODAS DO CORDEIRO
1:14-20 – Início da proclamação do Reino de Deus
1:14-15 – João diminui e Cristo cresce proclamando o Reino de Deus e o arrependimento pelo evangelho
APENAS OS QUE ENTENDEM CONSEGUEM APRECIAR O VALOR DO CHAMADO DO REINO
1:16-20 Jesus chama os seus primeiros apóstolos a largarem seus bens, família e valores para se entregarem a obra do Reino de Deus
– Eles pagaram o preço por suas próprias empresas familiares
– Eles mudaram completamente o rumo de sua vidas em nome deste reino
– Eles perderam sua posição social para servir a um mestre que depois seria morto como criminoso
IMPLICAÇÕES:
– O Reino de Deus não é um elemento circunstancial, solto na história ou de oportunismo, mas algo que desde a criação já estava sendo profetizado e previsto pela Soberania de Deus!
– Todos testificam que Jesus é o filho de Deus e somente quem adquire uma visão espiritual dos fatos percebe que de fato Jesus é quem afirma ser!
– Os discípulos pagaram um preço social pela sua decisão de seguir Jesus e isto também é uma obra Soberana do Senhor Jesus mas exige de nós responsabilidade humana
APLICAÇÕES:
– Você foi convidado para esta grande inauguração por entender que os convidados são muito importantes ou mesmo por entender que a mensagem deste projeto é a verdade sobre tudo?
– Você entende quem é Jesus mas está preparado para pagar o preço pelo Reino de Deus se Deus te chamar a ser um discipulador? Você estaria apto a isso? Você abriria mão de tudo por Cristo? Você tem aberto mão do mundo por Cristo?
– Quando temos um chamado de Deus para fazer algo na obra dele existe em nós um senso de urgência e responsabilidade inexplicável e que só pode ser obra da soberana vontade do Senhor!
– Porém quando somos irresponsáveis com as coisas de Deus existe apenas uma explicação: O nosso pecado nos impede de amar a Deus sobre todas as coisas e somos mais apegados ao mundo e nosso conforto do que a Cristo somos muito mais indignos de nossa salvação do que imaginamos e nosso pecado está impedindo o agir pleno de Deus em nossa vida por nossa própria responsabilidade