Esboço de pregação sobre 6 características de um ministério fiel. Para pregadores, pastores, missionários e plantadores de igreja.
Temos uma explosão de pregadores, pastores, missionários e igrejas no mundo que estão pregando uma falsa mensagem e dizendo estar em nome de Cristo mas isso foi profetizado por Cristo que surgiriam muitos em nome dele nos últimos dias e enganariam muitos com suas falsas doutrinas. No entanto, vemos nas escrituras os sinais do ministério dos apóstolos e de que forma a obra de Deus deveria ser feita sendo a própria palavra o meio de identificação da verdade. A pregação da Palavra deve ser sempre o centro de um
ministério, mas o testemunho deve acompanhar a vida de uma igreja como temos visto nesta série. Vamos hoje identificar as características de um ministério que agrada a Deus e é instrumento de Deus para abençoar o povo de Deus.
Vamos ver através deste texto 6 características de um ministério fiel:
1) É FRUTÍFERO
2:1 – O Ministério não foi inútil
APLICAÇÃO: Um ministério fiel produz frutos eternos porque é um instrumento de Deus para isso! Não se trata dos valores impostos pelo mundo como sendo resultados quantitativos, mas o ministério fiel produz prosperidade espiritual bíblica e glória para Deus além de um povo fiel as escrituras! O nosso trabalho no Senhor nunca é vão! A Palavra do Senhor nunca voltará vazia mas sempre cumprirá o que lhe apraz!
2) É FIRME DIANTE DAS OBJEÇÕES
2:2 – Eles venceram as objeções e ficaram firmes
Em At 16:12-40 é relatado a luta de Paulo na cidade de Filipos. Depois de ter expulsado um demônio de uma menina que dava lucro com adivinhações foram açoitados e liberados da cidade, chegando em Tessalônica pregaram e os judeus se levantaram e tiveram que fugir para não serem presos e açoitados novamente. Durante o curto período pregaram naquela cidade onde se converteu muita gente.
APLICAÇÃO: Um ministério autêntico não sucumbe diante das perseguições ou problemas pois ele está centrado em cumprir o propósito de Deus para o qual foi chamado. As circunstâncias se tornam parte da obra e do agir de Deus e são encarados como formas de crescimento espiritual e amadurecimento da obra! O chamado permanece firme diante de qualquer adversidade e não desiste diante das adversidades pois está convicto de que aquilo é obra de Deus!
3) BUSCA AGRADAR A DEUS, USANDO AS FERRAMENTAS DE DEUS POIS FOI CHAMADO POR DEUS E PARA DEUS
2:3-4 – Suas motivações eram agradar a Deus e não aos homens pregando a verdade que não contenha erro, impureza e engano com o desejo bajular ou obter lucro
2:3 – Seu serviço não está baseado no erro, na impureza e no engano (USA AS ARMAS DE DEUS)
ORIGEM NO ERRO – A mensagem está centrada na verdade! É uma busca pela verdade e para a verdade a fim
de libertar as mentes prisioneiras da mentira do pecado! Esta mensagem é fruto de uma revelação da verdade de Deus em Cristo!
MOTIVOS IMPUROS – Não tem intenções maliciosas de impureza! Busca-se a santidade de princípios diante de um Deus Santo! A busca pela pureza moral em todas as áreas da vida!
INTENÇÃO DE ENGANAR – Não utiliza de recursos escusos para obter a confiança das pessoas mas possui real intenção de promover a verdade! Paulo utilizava o poder da verdade pela verdade e não métodos humanos de convencimento e ganho do favor dos homens!
2:4 – Seu objetivo é agradar a Deus que os chamou para pregar o evangelho (CENTRADO EM AGRADAR A DEUS)
Primeiro ponto é que Deus os confiou o evangelho e por isso eles pregam!
Segundo ponto é que Paulo desejava agradar a Deus pois foi comissionado (contratado) por Deus para uma missão! Como poderia alguém chamado para uma missão não desejar agradar aquele que o chamou? E Deus prova o coração para avaliar se estamos na verdade com a motivação certa!
2:5 – Eles nunca pregaram com bajulação e desejo de obter lucro (O ALVO SÃO OS VALORES DE DEUS)
NÃO FOI DE BAJULAÇÃO – Não estava interessado em falar o agradava os ouvidos ou os egos dos ouvintes com o intuito de ganhar a atenção deles e seu favor ou admiração.
NEM PRETEXTO DE GANÂNCIA – Sua motivação não era obter lucro financeiro pois o mesmo Paulo afirma estar contente com o que tem que é o excesso ou a falta pois aprendeu a estar contente em toda e qualquer situação!
2:6 – Não estão interessados no reconhecimento humano (AS MOTIVAÇÕES RECONHECIDAS POR DEUS)
Eles não estavam interessados em ser reconhecidos por homens mas sim por Deus! Assim como não fomos chamados para sermos amados mas fomos chamados para amar, não fomos chamados para sermos reconhecidos mas para reconhecer!
APLICAÇÃO: Um ministério fiel usa os métodos de Deus para conseguir os resultados de Deus do modo de Deus! Um ministério fiel e verdadeiro:
A) É baseado na Palavra e motivado pela Palavra na busca de garantir que o agir seja totalmente de Deus e não proveniente de estratégias ou esforço humano.
B) Sabe que Deus sonda os corações e motivações e está convicto de que Deus o chamou sendo seu compromisso cumprir seu chamado agradando que o chamou.
C) Não busca pregar o que os homens querem mas o que eles precisam! Não bajular para obter lucro ou o favor das pessoas mas se preocupar com o bem real delas!
D) Faz para a Glória de Deus e não para reconhecimento próprio e glória dos homens
Como você tem servido a Deus? Você tem buscado agradar a quem? Quais são as estratégias que você tem usado? Você tem feito a obra de Deus do jeito de Deus? Você tem feito a obra de Deus para a Glória de Deus ou o reconhecimento dos homens e glória própria?
4) TESTEMUNHA COM SUA VIDA DE ENTREGA E RESPONSABILIDADE
2:7-12 – O Testemunho de serviço deles era de abnegação e irrepreensibilidade
2:7-9 – Eles viveram um cuidado abnegado com eles se doando sem esperar em troca obtendo o sustento de outra forma para não depender do evangelho e ser pesado aos irmãos (ABNEGAÇÃO)
Paulo não era contrário ao sustento do que trabalha no evangelho como vemos em 1 Co 9:1-16 quando ele diz que os que pregam o evangelho que vivam do evangelho, mas aqui a igreja não tinha condições de dar o sustento de Paulo e ele trabalhou para complementar sua renda pois ele recebia de outras igrejas as ofertas para seu sustento. Vemos aqui que Paulo queria em primeiro lugar pregar o evangelho deixando o seu sustento como algo secundário onde ele dependia de ofertas quando estas vinham e trabalhava quando não podia receber me algum momento. A motivação não é o salário mas o trabalho!
2:10 – Eles deram testemunho de santidade, vida justa e irrepreensibilidade entre eles (BUSCA PELA SANTIDADE)
2:11-12 – Eles se comportaram como um pai que exorta, consola e corrige para que eles vivam de modo digno (RESPONSABILIDADE PELOS OUTROS)
Ele se preocupava com a vida daquele povo como um pai com seus filhos! Ele exortava (motivava), consolava (dava esperança) e testemunhava (corrigia) com o objetivo de formar neles a imagem de cristo! Vemos aqui uma reponsabilidade de discipular e envolver-se na santidade deles!
APLICAÇÃO: Precisamos não estar apenas envolvidos na obra de Cristo mas comprometidos e dispostos a pagar o preço desta obra! Vivemos em uma sociedade que busca o conforto a todo custo e da mesma forma isso está sendo trazido para a igreja e as
pessoas só querem fazer para Deus aquilo que não afeta o conforto delas! Vemos pessoas que não assumem uma reponsabilidade dos resultados de sua obra em Cristo mas fazem apenas por fazer, por desencargo de consciência!
O quanto você está disposto a pagar o preço pela obra eterna? O quanto você está comprometido com ela?
5) É CENTRADO NA PALAVRA DE DEUS E RECEBIDO PELA IGREJA
2:13 – Eles agradecem a Deus porque seu ministério foi aceito como sendo Palavra de Deus (É CENTRADO NA MENSAGEM DE DEUS E DESEJADO PELA IGREJA DESTA FORMA)
6) RESISTE AS PERSEGUIÇÕES COMO EXEMPLO DO EVANGELHO
2:14-16 – Esta igreja também sofreu com a perseguição de seus compatriotas que assim como os judeus que perseguiram profetas e apóstolos, mataram Jesus e isso é prova do juízo de Deus contra eles.
APLICAÇÃO FINAL: Os sinais de um ministério fiel é um assunto presente em toda a bíblia como forma de testemunho e como forma de orientação. As pessoas são enganadas por não conhecerem as escrituras e por isso não conseguem identificar a verdade. As pessoas não conhecem a verdade porque não querem bíblia! As pessoas querem muitas outras coisas como ciência, filosofia, psicologia, teologia, mas não querem aprender bíblia pois quando queremos ensinar a bíblia muitos seguem outras tendências pois acham muito chato isso ou muito simples porque aprender bíblia é muito fácil e acessível mas nosso ego não permite.
Estes exemplos de ministério na bíblia nos ajudam também a nos examinar se estamos servindo a Deus de uma maneira que agrade a Deus ou estamos querendo adaptar a obra de Deus as nossas necessidades e anseios particulares.
Vamos fazer a obra de Deus com a motivação de Deus do jeito de Deus para obter os resultados de Deus!
É muito lindo o que pude aprender com essa mensagem. Deus é contigo pastor.