fbpx

Você talvez deve ter iniciado em uma empresa e depois de muitos anos lá, parece que a mesma motivação e os sentimentos que você tinha quando começou mudaram e você não tem mais o mesmo que tinha. Algo mudou e você não trabalha com o mesmo empenho. Talvez você quando casou tinha outros planos mas com o passar do tempo seu relacionamento foi caindo na mesmice e mudou muito de lá pra cá. Será que com Deus não seria a mesma coisa? Será que quando você começou sua caminhada cristã você tinha um relacionamento com o Senhor e hoje tudo parece diferente? Antes você via a igreja de uma forma e hoje você vê de outra maneira? Antes você ia para os trabalhos da igreja e hoje parece que outros sentimentos surgiram que te desanimam ou então você está se relacionando com Deus de maneira diferente e não sabe. Você pode até ser um profundo conhecedor da Palavra mas ter desconectado a verdadeira devoção e posição de Cristo em seu coração e estar usando errado as escrituras e a igreja que Deus te deu para servir.

PRIMEIRO VAMOS ENTENDER A DEVOÇÃO DOS HOMENS LETRADOS DE ISRAEL

– Apesar da correta resposta do escriba sincero na sequencia vemos Jesus relatar um outro erro da compreensão das escrituras que estavam levando Israel a se perder em todas as áreas de sua adoração a Deus dentro do templo e na vida da nação!

12:35 – Jesus questiona o ensinamento dos escribas acerca de quem seria o Cristo

12:36-37 – Jesus apresenta por meio de um texto bíblico a incoerência de não interpretar que o Cristo seria alguém superior a um mero descendente de Davi

– Lendo o salmo 110 podemos perceber a profecia clara acerca de Cristo

– Os escribas estavam cometendo um erro básico de interpretação!

– Neste texto que Jesus cita podemos evidenciar uma série de ensinos

– A IDEIA DA TRINDADE – onde Jesus se chama de Senhor assim como seu Pai – O primeiro Senhor é Yavé/Jeová/YAHWE e o segundo é Adonai (substituição do nome Yavé de Deus para não ter que fazer uso deste nome e assim pecar contra o nome de Deus) conforme o AT mas no NT é usado apenas a palavra grega Kyrios em ambos os lugares

– A DIVINDADE DE CRISTO – A ideia de que o Cristo é superior a Davi apesar de vir de sua descendência mostrando que o Rei que viria de Davi possui uma origem divina

– O LUGAR DE HONRA DE CRISTO DIANTE DO GOVERNO DE DEUS – O Cristo se sentaria a direita de Deus até o fim dos tempos e vitória final sobre os inimigos

Estes mesmos homens que erravam na correta interpretação da devoção de Davi ao Adonai eram os que praticavam grandes hipocrisias na sua devoção

12:38-40 – Jesus alerta o povo quanto a hipocrisia da falsa devoção dos escribas que usavam sua posição para benefício próprio e como serão julgado por isso

– Os erros de falsa devoção deles eram:

– Andar com vestes talares: Gostavam de ostentar sua posição

– Saudações nas praças: Serem louvados pelos homens por sua posição

– Primeiras cadeiras nas sinagogas: Ter proeminência, posição de destaque

– Primeiros lugares nos banquetes: Serem honrados e servidos pelos outros

– Devoram casas das viúvas: Se fazem de apoiadores dos mais necessitados mas se aproveitam deles para benefício próprio

Jesus agora vai apresentar a verdadeira devoção vindo da humildade e daqueles que muitos acham que nada podem oferecer a Deus por nada possuírem

12:41-44 – Jesus assenta-se no lugar diante das ofertas para mostrar aos seus discípulos o que seria a verdadeira devoção a Deus diante do exemplo da viúva pobre e sua entrega

– Ela entregou o que Marcos chama de de lepton que equivale a 1/64 avos de 1 denario que é o valor de 1 dia de trabalho de um trabalhador comum. Se nós transformarmos em reais podemos entender que 1 mês de trabalho no Braisl equivale a R$ 964,00 e 1 dia de trabalho é R$ 32,00 e então 1/64 seria igual a 0,50 centavos de real.

– Jesus exalta a atitude da viúva porque nela havia:

– Ela entendia ser Deus a prioridade em sua vida e seu real provedor. Ela dava do que era seu e não da sua sobra. Deus não recebia o que sobrava dela, mas o que outros consideravam importante para subsistência dela. Ela seria ajudada pelo templo por ser viúva, mas o que ela tinha ela deu esperando receber do templo o suprimento a partir da ação de Deus.

– Ela estava exercitando seu coração e relacionamento com Deus e não preocupada com o que os outros iriam pensar ou dizer assim como os outros faziam com suas grandes ofertas que se preocupavam em mostrar e ostentar assim como esperar ser beneficiados por suas grandes contribuições.

– A devoção estava na atitude do coração dela e não no uso daquele recurso ou para quem ela dava o recurso, mas na mente dela ela estava adorando a Deus e cumprindo seu papel com Deus. Para ela o ato é um fator de adoração a Deus e isso Deus estava lendo e recebendo.

APLICAÇÃO:

– Você pode ser um profundo conhecedor das escrituras, mas está errando no básico que deveria ser fruto da devoção a Deus e um relacionamento com ele e não uma mera ação

intelectual. Pessoas que não vivem uma verdadeira devoção a Deus encaram a obra de Deus como meio de exercitar seu orgulho e vaidade. Suas atitudes orgulhosas e vaidosas na obra de Deus serão julgadas pelo Senhor conforme Cristo nos diz.

– Primeiro reconheça o Senhorio de Cristo como Rei e fuja do orgulho e da vaidade que a religião vai te oferecer pois se você cair nela não foi por falta de aviso pois Jesus diz: Cuidado com os escribas!

– A verdadeira devoção vem de um coração em disposição para Deus e para honrar a Cristo! Ele pode não ter tanto entendimento mas ele deseja o Senhor! Ele não esta cumprindo atos religiosos vazios, mas está expressando amor pelo Senhor e gratidão e reconhecimento de Deus como um grande provedor. Uma pessoa assim não fica enganada por muito tempo pois Deus cuida dela e ela vai crescer em entendimento das Escrituras e do Poder de Deus como Jesus disse aos Escribas, Saduceus e Fariseus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *