fbpx

Você já ouviu a frase: “Santo de casa não obra milagre”? Mas será que isso faz diferença pra obra de Deus e pra o avanço dela? Mas será que isto pode fazer alguma diferença em tua vida o fato de crer ou não no poder de Deus desta forma? Será que você tem que crer no poder de Deus somente se este poder se manifestar da maneira que você quer? Ou acha que é certa?

Jesus volta para sua cidade natal

6:1-6 – Jesus percebe a incredulidade de seus conterrâneos

6:1-3 – Jesus chega a sua cidade e prega nas sinagogas levantando a admiração incrédula de seus conterrâneos

6:4-6 – Jesus afirma a razão da incredulidade deles e não faz muitos milagres naquele lugar

IMPLICAÇÕES:

– O coração endurecido daquele povo não os permitia enxergar a divindade de Cristo o que não o levou a realizar muito milagres ali não por limitar seu poder, mas porque ao realizar milagres sem fé ele estaria se tornando um curandeiro e mago como acontecia naquela época.

– Existe no coração humano uma descrença diante daquilo que ele conhece ou acha comum e uma fé idólatra naquilo que ele acha misterioso e especial. A velha frase: “Santo de casa não obra milagre”. Sendo que o que torna algo especial não é o poder que existe naquilo, pois nada neste mundo tem poder em si mesmo, mas naquele que enviou, ou seja, Deus disse que se os judeus não crescem até das pedras Deus faria descendentes para Abraão e que se eles calassem até as pedras clamariam. Então o poder não deveria estar em Cristo, apesar de estar, mas devido a origem humilde e conhecida de Cristo tirava dele o mistério necessário para ser Deus, mesmo assim a fé deles deveria estar em Deus nominar e não o homem ter em si mesmo.

– Sendo Cristo Deus, o problema não estava no recipiente da mensagem, mas nos que ouviam a mensagem pois até o próprio Deus por não ter uma origem mágica (formação teológica, nome socialmente e teologicamente reconhecido, ou porque não era um Pr. Dos Estados Unidos ou mais “velho”) não teria poder segundo a visão deles, mas o poder não estar nas pedras mas em quem transforma as pedras em adoradores de Deus. O jumento em mensageiro, o pescador em apóstolo, um cuidador de ovelhas em rei de Israel e etc.

Diante do quadro de descrença deles onde os conterrâneos de Jesus não receberam a mensagem do próprio Deus pessoalmente ele levaria a mensagem a outros através de apóstolos e que seriam recebidos (Um claro contraste com o que iria acontecer em Israel e que acontece com muitos diante dos mensageiros enviados de Deus e da mensagem enviada por Deus)

6:7-13 – Os discípulos são comissionados

6:7-11 – Jesus chama seus discípulos e dá autoridade e instruções específicas para que eles incorram em uma missão de propagação da mensagem do Reino de Deus

6:12-13 – Eles foram em missão pregando e realizando milagres

APLICAÇÕES:

– Sua fé é maior na mensagem e no Deus da mensagem ou você endurece seu coração quando uma pedra fala? Quando um pescador prega? Quando um escravo reina? Onde está sua fé nos valores de deus ou nos valores do mundo?

– O pecado do orgulho nos faz querer ouvir a mensagem apenas de mensageiros que nós achamos superiores a nós e quando olhamos para alguém e o achamos inferior a nós ou nos achamos melhores que ele nós desconsideramos mesmo que a mensagem esteja certa e mesmo que tenha sido Deus que escolheu aquele mensageiro para mandar a mensagem pra nós.

– Você crê que Deus pode fazer o que quiser com quem ele quiser e que nossa confiança não deve estar em homens, mas nas escolhas de Deus e de sua mensagem? Foi por causa disso que Jesus sofreu aqui e foi por causa de Deus não transformou a vida de muitos naquele lugar. E a sua vida Deus tem transformado ou o teu orgulho, vaidade e coração duro tem te feito cego para a verdade porque o mensageiro não era quem você queria?

– Deus usa as coisas loucas deste mundo para confundir as que o mundo acha sábia!

– Você crê que este Jesus nascido desta forma é de fato o Deus deste mundo?

Jesus mesmo sendo rejeitado pelos seus conterrâneos é reconhecido pelas autoridade políticas daquela época mostrando que seu ministério começava a se tornar conhecido e representava um risco a estas autoridades

6:14-29 – Herodes teme o ministério de Cristo por achar ser uma ressurreição de João Batista

6:14-16 – As notícias a respeito de Cristo chegaram a Herodes e muitos afirmavam diversas coisas sobre Cristo inclusive Herodes achando ser ele uma ressurreição de João Batista

6:17-29 – Marcos relata os fatos acerca do envolvimento de Herodes e João Batista

O banquete do pecado é contrastado com a preparação para o baquete divino da multiplicação dos pães e peixes

O ministério de João é contrastado com o de Cristo

6:30-34 – Os discípulos voltam de sua missão e são convidados a um descanso que não acontece por causa das necessidades espirituais das multidões

6:30 – Os apóstolos relatam o que puderam fazer em sua missão

6:31-32 – Jesus os convida a descansar um pouco em um lugar deserto

6:33-34 – Muitos os seguem e Jesus sente piedade deles e prega pra eles

IMPLICAÇÕES:

– Jesus é uma figura controversa e as manifestações diante de sua pessoa vão se tornando cada vez mais tensas e seu poder e influencia reconhecida

– Os discípulos estão sendo capacitados e recebendo cada vez mais responsabilidades para sua missão futura

– O Reino de Deus começa a entrar em conflito, confundir e assustar o reino dos homens

APLICAÇÕES:

– A mensagem do Reino de Deus é mais poderosa e importante que o mensageiro, mas não crer que Deus pode manifestar-se em qualquer mensageiro que ele escolheu também limita a ação da mensagem na vida dos ouvintes provando sempre que o problema não está na mensagem e no mensageiro, mas no ouvinte desta mensagem e na dureza de seu coração. Como está o teu coração quanto a mensagem, quanto ao mensageiro e o poder de Deus para agir na tua vida?

– Não crer no poder de Jesus não faz Ele deixar de ter poder porque Ele continuará agindo mesmo em outras aldeias, mas só não vai agir na tua vida por causa da tua incredulidade

– Você crê em Jesus como aquele que veio em carne de uma vida simples e que era um homem simples e comum mas que ao mesmo tempo é o Deus criador de todo o universo?

– Você crê que talvez o fato de Deus não ter agido em sua vida ainda pode não ser o pastor, a igreja, tua família mas pode ser na tua incredulidade ou de ter uma opinião errada de quem é Jesus? E do poder de Jesus?

– Aqui vimos que o Reino de Deus não pode ser interrompido com a morte do mensageiro e nem com as ações políticas dos homens, pois ele sempre vai continuar a avançar mesmo que os homens não creiam na mensagem, desprezem os mensageiros ou tomem atitudes políticas para destruir, mas o Reino de Deus sempre vai avançar!

– Como tem estado tua fé na mensagem do Reino de Deus? Você tem deixado ela fazer milagres em tua vida? Se não então se abra pra o poder Dela em você!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *