fbpx

Esboço de pregação sobre tribulação. Mensagem: A âncora da nossa alma no mar bravo da tribulação  

A depressão tem se enraizado de uma maneira muito perigosa em nossa cultura e tudo tem virado depressão e a tristeza normal à vida e a alma humana tem virado uma doença e sendo enxergada como tal passa a ser tratado como algo a ser expurgado por meio de tratamentos médicos e remédios. Mas será que toda dor é depressão? E será que toda dor da vida é algo a ser abominado pelo ser humano?  

Dentro de uma perspectiva bíblica a depressão não deve ser encarado como uma “doença”, mas como um sintoma de algo que está por trás. Se encararmos a depressão como doença vamos tratar o sintoma e vamos nos esquecer do que causa a dor e que precisa ser considerado também.  

É fato que existem causas biológicas para a depressão como problemas hormonais e fadiga excessiva que leva o corpo a limites físicos que refletem no emocional: noites mal dormidas, ambientes de extremos estresse e etc. Mas existem também fatores de perspectiva acerca da vida que precisam ser corrigidas. 

As causas físicas devem ser tratadas por meio de medicamentos mas as perspectivas acerca da vida devem ser tratadas por meio da Palavra de Deus no caso daqueles que crêem no poder da Palavra.  

Vamos ver neste Salmo os sentimentos de alguém que está vivenciando um quadro de depressão e nos ajuda a desenvolver uma perspectiva bíblica da ajuda de Deus e uma forma de lutar contra este sentimento que tem atribulados muitas almas hoje me dia.    

42:1-2a – O suspiro da alma sedenta por Deus  

– O salmista expressa sua total dependência de Deus e seu sentimento de sede espiritual causado pelas circunstâncias em que estava 

– Ele deseja um Deus vivo e não um ídolo morto criado pela mentalidade humana    

APLICAÇÃO: 

– Será que temos entendido que a necessidade de nossa alma acerca da comunhão com Deus se assemelha a necessidade de nosso corpo para com a água? 

– Será que não temos alimentado nossa alma de ídolos mortos criados pela mentalidade humana e acreditamos que eles são capazes de suprir a sede de nossa alma? Na hora da dor pra onde você corre? Na hora da sede que tipo de água você bebe? 

42:2b – O desejo de se apresentar a Deus com seu clamor 

– O salmista se apresenta a Deus e deseja assim como um súdito apresentar ao seu Rei sua petição esperando ansiosamente o dia em que poderá fazer isso 

42:3 – PERGUNTAS QUE MACHUCAM – A dor de ter questionada sua fé e o seu Deus  

– A tristeza profunda no salmista ou as circunstâncias em que ele estava faziam os outros questionarem: 

PERGUNTAS QUE MACHUCAM 

– Você não tem fé? Deixa de ser mole! Cadê tua fé? 

– Eu acho que você deve estar em pecado, só pode, olha o que está acontecendo? Deus está derramando castigo sobre você! 

– Eu acho que este seu Deus não existe, como pode este Deus deixar você assim? 

42:4 – LEMBRANÇAS QUE MACHUCAM – Nostalgia de tempos melhores de adoração que provocam dor 

– A condição em que você se encontra faz você comparar ao passado, mas devemos ter cautela para onde isto nos leva se é para murmurar contra Deus ou lembrar de que já vivemos dias de alegria e sermos gratos a Deus pelo passado e nos lançar a uma busca de esperança em Deus como o salmista faz a seguir  

– MAS EU NÃO TENHO NADA DE BOM PARA ME LEMBRAR? – Ou você nunca conheceu ao Senhor, ou seu coração vive o pecado da murmuração constante e seu relacionamento com Deus é de pura vontade de somente receber de Deus e não se doar por Deus.   

42:5 – A ESPERANÇA COMO UMA ÂNCORA NO MAR DA AFLIÇÃO

 O grande questionamento a sua alma e sua resposta de esperança em Deus e em um futuro de alegria 

42:6 – A dor de estar longe do povo e da casa de Deus  

– Falta de vontade de ir para a casa de Deus e o fato de não ir  

– Algo te impede de ir e isso te machuca o coração: doenças ou pecado   

42:7 – CONVICÇÃO DA SOBERANIA DE DEUS EM MEIO AO SOFRIMENTO  

– Este pensamento traz ao crente paz no meio das tribulações  

42:8 – CONVICÇÃO DA MISERICÓRDIA E CUIDADO DE DEUS PARA COM ELE 

42:9-10 – UMA ORAÇÃO LIBERTADORA de questionamentos a Deus e exposição da dor de sua alma e a razão incompreensível de seu sofrimento, mas afirmando que sua maior dor está em duvidarem de seu Deus 

42:11 – A ESPERANÇA COMO UMA ÂNCORA NO MAR DA AFLIÇÃO – O grande questionamento a sua alma e sua resposta de esperança em Deus e em um futuro de alegria 

IMPLICAÇÕES: 

– Somos humanos e nossa dor é algo real e devemos aprender a nos avaliar com profundidade e recorrer a Deus no meio desta avaliação pois Ele é o médico das almas e pode curar nossas dores no tempo e no propósito dele  

– A esperança na bondade de Deus e a confiança na soberania de Deus são fortes antídotos para aliviar as dores de nossa alma  

APLICAÇÕES:  

– Diante de quem você tem apresentado sua dor? 

– Em quem você tem confiado em meio a aflição na certeza de que tudo acabará bem dentro da bondade, misericórdia e soberania de Deus? 

– Você tem se avaliado em termos de coração grato e firmeza em Deus colocando Deus como o bem mais precioso da sua alma e o único capaz de matar a sede de sua vida?  

– Será que a libertação da dor tem se tornado o maior ídolo e maior propósito de sua vida e não o fato de ter Deus em tua vida independente das lutas e viver para a Glória de Deus independente das circunstâncias?    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *