Esboço de pregação sobre a importância da oração. “Orai sem cessar” (1 Ts 5:17)
Você já tentou prender a respiração até onde suportasse? Qual é a sensação? Respirar é algo tão natural que dificilmente nos tornamos consciente disso. Só percebemos como a respiração é importante quando sentimos falta de ar, somos sufocados ou passamos pelo perigo de afogamento. Nessas situações, percebemos que sem o ar em nossos pulmões simplesmente não podemos sobreviver. Na verdade, a ausência de oxigênio por um tempo breve é suficiente para causar danos irreversíveis em nosso cérebro. A oração é para a alma aquilo que o oxigênio é para os pulmões.
Nesta breve exortação do apóstolo Paulo, encontramos algumas verdades importantíssimas sobre a oração.
Em primeiro lugar, devemos orar
É necessário esclarecer que nem tudo que chamamos de oração merece o nome. Se orarmos sem elevar nossos pensamentos a Deus, sem lembrar de suas promessas, sem confiar em sua fidelidade, sem esperar as respostas, sem expressar nosso amor, sem adorar em espírito e em verdade, então não estamos orando. A oração verdadeira é plena de fé, alegria, celebração e esperança na presença de Deus.
Em segundo lugar, a oração é um mandamento
Deus, em sua palavra, nos ordena constantemente que busquemos sua presença. Por toda a Bíblia vemos que, as pessoas mais usadas por Deus, gastava muito tempo em oração. Moisés, Davi, Daniel, Neemias, o próprio Senhor Jesus. Não orar é pecar contra Deus, é afirmar nossa autonomia e proclamar nossa independência de Deus. Não orar é declarar a impotência e infidelidade de Deus. Não orar é dizer a todos que Deus não é a razão de nossa existência e que podemos viver sem seu amor. Que possamos alegremente buscar a presença de Deus, confessar-lhe nosso amor, declarar-lhe nossa alegria, e reconhecer nossa profunda dependência dele em todas as áreas da vida.
Em terceiro lugar, a oração deve ser constante
“Orai sem cessar”. Devemos orar sem cessar porque dependemos da graça de Deus para cada segundo de nossas vidas. Devemos orar sem cessar porque fomos criados para o louvor da glória de Deus. Devemos orar sem cessar porque nosso inimigo nos espreita constantemente. Devemos orar sem cessar porque nossa carne é fraca. Devemos orar sem cessar porque pessoas precisam de nossas intercessões. “Orai sem cessar”. A oração é a marca de uma igreja viva. Uma igreja sem oração pode ter muitas atividades, mas não experimenta a atividade do Espírito Santo. Uma igreja sem oração pode ter um prédio bonito, mas cristãos frágeis em sua vida espiritual. Uma igreja sem oração pode ter prosélitos, mas não convertidos. Uma igreja sem oração pode ter cerimônias, mas não verdadeira adoração. Meus irmãos, que possamos ser uma igreja conhecida mais conhecida pela oração do que pelos seus vitrais.