fbpx

Você já deve ter ouvido em concursos de Miss alguma coisa perguntarem o desejo da miss e ela dizer: “Eu desejo a paz mundial!”. Mas é possível a paz mundial? Será que o homem é capaz de alcançar este tão sonhado momento de todas as nações? É possível ter paz se nos esforçarmos por ela com nosso conhecimento e força?  

Vamos ver em mais esta etapa da história primeva! 

INTRODUÇÃO 

11:1 – Havia apenas uma única língua no mundo 

11:2 – Homens se fixaram na planície de Sinear 

– Todos eram descendentes dos filhos de Noé. Poderiam haver pequenas variações linguísticas pois já deveriam ter passados 200 anos após o dilúvio. (cf. Gn 10:8-10 – Ninrode era neto de Cam e foi o fundador de Babel)  

PROBLEMA  

11:3-4 – Combinaram entre si fazer bons tijolos para construir uma grande torre para tornar seu nome famoso e não se espalhar sobre a terra 

– Eles se juntaram em torno de um ideal que desconsideravam o plano de Deus para a humanidade e sua presença como Criador  

– Eles aprimoraram técnicas de construção mostrando um avanço tecnológico para alcançar seu objetivo de avançar sem a presença de Deus, como se fosse possível (graça comum) 

– O desejo deles era tornar seu nome famoso tornando-se idolatras de si mesmo, de sua nação e acreditando no poder da união em torno de alcançar algo que se sentiam vazios pois seu problema era ausência de Deus e não ausência de fama   

CLÍMAX 

11:5-6 – Deus desceu para ver a cidade e a torre e disse que os homens estariam se juntando para fazer obras deste tipo por ter uma só língua e se tornariam insustentáveis em suas ações ególatras 

– Deus percebe que a motivação deles é pecaminosa pois desconsidera o plano de Deus e a presença de Deus no projeto. Naturalmente isto produziria no coração deles uma autossuficiência e uma ilusão que os conduziria a se perderem maior degradação e pecados.  

RESOLUÇÃO 

11:7 – Deus decide confundir a língua deles para que não se entendam mais  

PROGRESSÃO  

11:8 – Desta forma Deus os fez parar de construir e se dispersar pela terra e ali se chamou Babel.             

IMPLICAÇÕES: 

A tecnologia e o conhecimento humano como meio de rebelião contra Deus: 

– Os homens se unem em torno de ideais que desconsideram os planos, promessas e propósitos de Deus para sua criação pois eles acham que longe de Deus existe alegria e sentido pra vida. Eles se unem em torno da ideia de serem como Deus de alguma forma nem que para isso precisem acreditar na promessa de se “unir” sem Deus (mas que com o pecado eles não se unem de verdade, mas entram na opressão como no caso das ditaduras)   

– Os homens usam o trabalho como meio de promover seu próprio nome ao invés de usar como meio de provisão assim como foi determinado por Deus na criação e isso é um dos feitos do pecado no coração humano em relação a dimensão do trabalho na vida.  

– Os homens ampliam seu conhecimento tecnológico nem sempre como meio de ajudar a vida humana (graça comum de Deus), mas como meio de desafiar a Deus e promover uma solução longe de Deus (encontrar um meio na medicina para vencer a morte por exemplo) ou resolver os problemas humanos substituindo a necessidade humana de Deus (experiências de significado ou alimento dos ídolos do coração)   

As cidades como meio de rebelião a Deus  

– Veja o exemplo das cidades como centros com suas promessas de riqueza, sucesso, tecnologia para aumentar o conforto humano e muito conhecimento na tentativa de dar uma sensação de sentido a existência. Ao mesmo tempo com suas consequências pelo acúmulo de pessoas como: elevada violência, prostituição, lixo, ausência de sentido e prazer de viver pois só encontramos quando viajamos para o interior e temos contato com a natureza. 

– As cidades são tentativas do homem se unir para viver melhor longe de Deus assim como suas formas de governo e etc.  

– Todos tem o sonho de viver melhor indo pra cidade grande. A ilusão da vida melhor com mais trabalho e sem saber se é ou não propósito de Deus.  

O ser humano busca a paz sem a presença de Deus, mas Deus não tem o desejo de trazer paz ao mundo      

– SÓ JESUS DÁ VERDADEIRA PAZ “Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize.” (João 14:27)        

– JESUS NÃO VEIO DAR PAZ AO MUNDO “Cuidais vós que vim trazer paz à terra? Não, vos digo, mas antes dissensão; Porque daqui em diante estarão cinco divididos numa casa: três contra dois, e dois contra três. O pai estará dividido contra o filho, e o filho contra o pai; a mãe contra a filha, e a filha contra a mãe; a sogra contra sua nora, e a nora contra sua sogra.” (Lucas 12:51-53) 

– Não existirá paz enquanto o pecado existir no meio de nós 

– Todos os que quiserem seguir ao Senhor terão como inimigos o mundo e seu sistema 

– O MUNDO ESTÁ CONTRA DEUS “Os reis da terra se levantam, e os príncipes juntos conspiram contra o Senhor e contra o seu ungido, dizendo: Rompamos as suas ataduras, e sacudamos de nós as suas cordas. Aquele que está sentado nos céus se rirá; o Senhor zombará deles.”  Salmos 2: 2,4 

– O atual aceleramento da globalização, que se soma ao fato da humanidade ter concordado, desde o século XIX, em obedecer no mundo inteiro o mesmo horário – o de Greenwitch -, em ter adotado o mesmo calendário – o ocidental cristão – , e, ter eleito uma assembléia mundial – a ONU -, funcionando desde 1947, leva-nos a crer que, durante o futuro milênio, a Terra se unificará, permitindo que os homens voltem a falar uma linguagem só. (extraído do site: http://educaterra.terra.com.br/voltaire/artigos/babel.htm

A verdadeira paz só vem por meio de Cristo e ela começa com o agir de Deus  

– DEUS REVERTERÁ O PROCESSO DE BABEL PELO PODER DO EVANGELHO – “Ai da rebelde e contaminada, da cidade opressora! Não obedeceu à sua voz, não aceitou o castigo; não confiou no Senhor; nem se aproximou do seu Deus. Os seus príncipes são leões rugidores no meio dela; os seus juízes são lobos da tarde, que não deixam os ossos para a manhã. Os seus profetas são levianos, homens aleivosos; os seus sacerdotes profanaram o santuário, e fizeram violência à lei. O Senhor é justo no meio dela; ele não comete iniqüidade; cada manhã traz o seu juízo à luz; nunca falta; mas o perverso não conhece a vergonha. Exterminei as nações, as suas torres estão assoladas; fiz desertas as suas praças, a ponto de não ficar quem passe por elas; as suas cidades foram destruídas, até não ficar ninguém, até não haver quem as habite. Eu dizia: Certamente me temerás, e aceitarás a correção, e assim a sua morada não seria destruída, conforme tudo aquilo porque a castiguei; mas eles se levantaram de madrugada, corromperam todas as suas obras. Portanto esperai-me, diz o Senhor, no dia em que eu me levantar para o despojo; porque o meu decreto é ajuntar as nações e congregar os reinos, para sobre eles derramar a minha indignação, e todo o ardor da minha ira; porque toda esta terra será consumida pelo fogo do meu zelo. Porque então darei uma linguagem pura aos povos, para que todos invoquem o nome do Senhor, para que o sirvam com um mesmo consenso. Dalém dos rios da Etiópia, meus zelosos adoradores, que constituem a filha dos meus dispersos, me trarão sacrifício.” (Sofonias 3:1-10) (Negrito 3:9) 

– “E, cumprindo-se o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar;E de repente veio do céu um som, como de um vento veemente e impetuoso, e encheu toda a casa em que estavam assentados. E foram vistas por eles línguas repartidas, como que de fogo, as quais pousaram sobre cada um deles. E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem. E em Jerusalém estavam habitando judeus, homens religiosos, de todas as nações que estão debaixo do céu. E, quando aquele som ocorreu, ajuntou-se uma multidão, e estava confusa, porque cada um os ouvia falar na sua própria língua. E todos pasmavam e se maravilhavam, dizendo uns aos outros: Pois quê! não são galileus todos esses homens que estão falando? Como, pois, os ouvimos, cada um, na nossa própria língua em que somos nascidos? Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Asia, E Frígia e Panfília, Egito e partes da Líbia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos, Cretenses e árabes, todos nós temos ouvido em nossas próprias línguas falar das grandezas de Deus.” (Atos 2:1-11) 

– Ide por todo mundo e pregai o evangelho! 

– Babel deu origem ao termo que nomeia a cidade símbolo do ateísmo que é Babilônia no Apocalipse (perseguições ao povo de Deus, prazeres, pecados e superstições, riquezas e sua futura ruína com o agir de Deus; cf Dn3, Is47:8-13, Ap 17 e 18) 

– A grande história da redenção está amarrada pelo poder Soberano do Senhor!  

APLICAÇÃO:  

– O que o teu trabalho tem sido pra você? Um meio de adoração a Deus e serviço ao próximo ou apenas um meio de autopromoção? Alimentar seu ego inflado e orgulhoso? Pois se é isso então você está construindo uma torre de Babel na tua vida e Deus virá te confundir ainda mais pois seus planos não se submetem a Deus como Senhor! Acorde agora e se arrependa do seu orgulho porque este barco está te levando cada dia pra mais longe do Senhor e você não está percebendo! 

– Você possui o sonho da cidade grande? De ficar rico trabalhando lá? Parece que os grandes centros são de fato a sua esperança de conforto e paz? Pois então sua confiança não está no que o Senhor pode te dar mais no que a sociedade é capaz de te oferecer. Se não é plano de Deus que você vá porque você quer ir pra lá? 

– Você acredita neste papo de que o mundo está ficando um lugar melhor e que o ser humano está mais consciente e que no futuro a sociedade estará mais evoluída? Mas você acha que isso é possível sem Deus? Com um bom governo? Boas políticas públicas? Então você está caindo no conto na torre de Babel! Sem Deus o homem não resolve seu maior problema e este é o pecado (veja as ditaduras como fizeram)  

– Só existem em uma sociedade sem Deus dois tipos de crenças: Uma que acredita que o Deus Criador e sua vontade é a solução para o problema humano e a outra que acredita que não precisamos de Deus ou que odeia a Deus e tudo que significa ser de Deus. De que lado você está? Pois saiba que um dia Deus julgará a cidade de Babilônia e todos os que caíram em sua sedução então entregue-se ao Senhor e seu amor que veio ao mundo nos resgatar e separar para si seu povo que fala a língua do verdadeiro amor!      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *