fbpx

Pregação para jovens sobre santidade, com tema: Eu fujo do pecado ou fujo para o pecado? Que tipo de fugitivo eu sou?

Para FUGIR preciso compreender quem são meus inimigos, sua estratégia e meus aliados nesta batalha. Assim poderei fugir dos ataques contra mim! 

Deus nos chamou para a santidade, e isso é um processo natural da vida de um crente pois sem santificação ninguém verá o Senhor como dito em Hebreus 12:14.  

Contra o nosso processo de santificação existem 3 inimigos que se levantam para nos derrubar de viver para a Glória de Deus.

3 maiores inimigos da santificação

A bíblia nos ensina que nossos maiores inimigos diante da santificação de Deus são: O mundo, a carne e o Diabo.  

Então para poder buscar a santidade preciso compreender o que a bíblia diz sobre isso. No entanto hoje vamos nos concentrar naquilo que temos como lidar que é a nossa carne! 

Onde está a raiz do meu problema com pecado?

Tudo CONSISTE em um problema de AMOR  

1 João 2:15-17

“Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:15-17) 

Você sabe o que significa amar? Você sabe o que é amar a Deus? 

Você tem amado a Deus ou ao mundo? Saiba que estes são opostos e não tem como ficar com os dois quando você escolhe um deles você negou o outro.  

Ao amar o mundo nós damos espaço em nosso coração a buscar satisfação, alegria e prazer fora da pessoa e das coisas que Deus nos dá e que Deus é e aí abrimos margem para o pecado que atua no nosso íntimo!  

Após colocar nosso amor no mundo, o pecado na prática passa a ser apenas uma exteriorização daquilo que já existia no nosso interior. Viver um exterior diferente do interior é a essência da religiosidade e hipocrisia e isto não agarrada a Deus! 

Para deixar isto mais claro vamos entender o mecanismo da tentação em mim? 

Tiago 1:12-18

Bem-aventurado o homem que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Ninguém, sendo tentado, diga: De Deus sou tentado; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Mas cada um é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência. Depois, havendo a concupiscência concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, gera a morte. Não erreis, meus amados irmãos. Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação. Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas.” (Tiago 1:12-18) 

Quando somos tentados é possível fugir? 

1 Coríntios 10:12-14

Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia. Não veio sobre vós tentação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará tentar acima do que podeis, antes com a tentação dará também o escape, para que a possais suportar. Portanto, meus amados, fugi da idolatria.” (1 Coríntios 10:12-14) 

Mas como então lidar com o pecado em mim?

Tudo bem que posso fugir da tentação pois Deus está comigo, mas devo sempre viver em tentação ou eu posso mudar?  

Tudo se resume a: Onde está o meu coração! 

Esta seria a luta que devemos travar dentro de nossa santificação e não nos colocar em situações de tentação e purificar nossa mente e coração para que nos momentos de necessidades estejamos fortes!  

“Respondeu Jesus: ” ‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento’.” (Mateus 22:37) 

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4:23) 

Como guiar meu coração em direção a Deus? 

Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso fazei; e o Deus de paz será convosco.” (Filipenses 4:5-9) 

Hoje um dos maiores problemas para os jovens que fazem eles tirarem a pureza de sua mentes tem sido: 

Como fugir do pecado?

Se você tem em seu coração o desejo de fugir de tudo isso então saiba que você ama ao Senhor porque Ele te amou e se você deseja de toda alma, mente e coração é porque você é um Filho de Deus que foi chamado ao processo de santificação e assim você verá ao Senhor em você!  

Se ainda não tem este desejo então clame ao Senhor para que você nasça de novo em Cristo! Que Ele te dê uma nova vida e um novo coração! Pois sem isso você não verá o Senhor!  

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *