fbpx

Você já se perdeu alguma vez?  

Quem já passou por esta experiência sabe como é ruim saber de onde veio, mas não saber como voltar pra lá! Você esquece até para onde estava indo com o desespero! 

Se você soubesse como voltar aí poderia voltar e começar seu caminho novamente e assim chegar no seu destino!  

Mas imagina você acordar num lugar sem saber de onde veio, quem é e para onde deveria ir? Pois é exatamente assim que caminha nossa sociedade! Não sabemos de onde viemos nem temos ideia de onde queremos chegar e são muitas as vozes que dizem suas ideias de onde viemos e para onde devemos ir!  

Mas nós como cristãos temos em nossa fé a resposta e por isso devemos olhar pra trás e entender de onde viemos e para onde vamos nesta história toda e assim poder estar orientados em como fazer nossa viagem neste mundo passageiro e chegar em segurança no destino final!  

Vamos estudar o livro de gênesis e nele vemos muito da vontade de Deus para o ser humano! Este livro fala sobre quem somos, quem Deus é, o que é família, o que é ser homem, mulher e a vontade de Deus para nós como seres humanos! Exatamente tudo que está sendo atacado!  

Sobre o livro de Gênesis  

– Este livro foi escrito por Moisés pouco antes de sua morte e entrada do povo na terra prometida cujo objetivo de Moisés foi posicionar o povo de Deus na criação da humanidade (história primeva que vai de Gn1 a Gn 11 antes do chamado de Abraão) e na posição do povo de Israel no caráter redentor do mundo como ele diz a Abraão que todos os povos da terra seriam abençoados no descendente de Abraão. (Gn 12:3; Gn 28:14)        

– Assim, o livro registra a história do homem desde o seu glorioso princípio no Éden até a narrativa bem pouco elogiosa da família escolhida, que deve enfrentar o conflito com o mal, mas que com mais freqüência é derrotada pelo mal do que o derrota. Moisés incorporou ao seu livro tanto uma sensação de frustração quanto um sentimento de esperança de que surja algo ou alguém capaz de enfrentar adequadamente e, por fim, vencer o mal, sendo, desse modo, capaz de cumprir as promessas da aliança. Ele ofereceu também o contexto da necessidade de um meio de regular a vida sob a promessa, um tema que será retomado em Êxodo e Levítico. 

Vamos iniciar no livro: 

Ler Gn 1:1-2:3 

1:1 – No princípio 

– Explicação resumida do assunto desta passagem e pode ser confrontada com 2:1 onde diz que Deus criou os céus e a terra.  

– Deus é eterno e está fora do tempo sendo Ele o criador do tempo por isso ele estava no princípio! 

– Eternidade é a dimensão de existência de Deus e está acima de nossa capacidade de compreensão porque nós pensamos dentro do tempo e nos movemos dentro do tempo sendo capazes apenas de entender a dimensão do tempo e não a dimensão da eternidade! CITAR O EXEMPLO: TIRAR 1 MILHÃO DE ANOS DA ETERNIDADE E VER QUANTO SOBRA  

1:2 – Terra sem forma e vazia e apesar do caos, o Espírito Santo habita e garante o poder criativo 

– “sem forma e vazia” = Caos (desorganização) e falta de vida (mórbido e incapaz de sustentar vida, ausência de beleza) 

– “trevas” – Ausência de luz e escuridão plena (visível a Deus mas invisível ao homem) 

– “face do abismo”- Espaço vazio e escuro como na borda de um precipício bem profundo 

– “Espírito de Deus se movia” – A presença do Poder do Espírito em meio a criação de Deus      

1:3-5 – Primeiro dia da criação: Deus fala e Luz e trevas se separam em dia e noite.  

– “Haja luz” – Luz como um conceito filosófico que capacita a enxergar todas as coisas sendo separada das trevas que é a ausência do que nos capacita a ver  

Existe a partir daqui uma sequência de fatos onde Deus FALA cria, dá ordens é obedecido e organiza e vê QUE FICOU BOM! 

1:6-8 – Segundo dia da criação: Deus fala e cria o céu e separa águas em cima e em baixo do firmamento 

1:9-13 – Terceiro dia da criação: Deus fala e separa a terra dos oceanos, VIU QUE FICOU BOM, e faz a terra criar vegetação e árvores com frutos E VIU QUE FICOU BOM 

1:14-19 – Quarto dia da criação: Deus fala e cria o sol e a lua E VIU QUE FICOU BOM  

1:20-23 – Quinto dia de criação: Deus fala e cria aves e seres aquáticos, VIU QUE FICOU BOM, e abençoa-os com a dádiva de se multiplicar  

O Sexto dia da criação é onde a mesma está chegando em seu ápice de processo criativo de Deus  

1:24-31 – Sexto dia de criação: Deus fala e a terra produz seres terrestres e o homem para dominar a criação 

1:24-25 – A terra produz seres terrestres e VIU QUE FICOU BOM 

Deus cria o ser humano… 

1:26-30 – Deus faz o homem a sua imagem e semelhança  

PORQUE DEUS FAZ O HOMEM? 

1:26-27 – Deus faz o homem a sua imagem e semelhança para dominação da criação 

– Para ser: 

– IMAGEM: tselem = Projetar uma sombra ou produzir uma sombra (olhar para ele faz lembrar Dele mas não mostra quem Ele é por completo) 

– SEMELHANÇA: dêmuwth = características que nos tornam comparáveis com Deus em alguns atributos (emoções, pensamento, criatividade e etc)  

– Para fazer: 

– DOMINAR A CRIAÇÃO 

COMO DEUS DESEJA QUE O HOMEM DOMINE TODA A TERRA? 

1:28-29 – Deus abençoa com fertilidade e determina a missão de dominação do homem sobre a criação e a provisão de alimento pelo cultivo do solo 

– A dominação do homem vem através de fertilidade que leva a FAMÍLIA! 

1:30 – Deus determina a alimentação de todos os outros animais  

1:31 – DEUS VIU QUE TUDO FICOU MUITO BOM 

– A criação é completa quando Deus faz homem  mulher e leva a criação do caos para o equilíbrio através do Poder de Sua Palavra! 

2:1-2 – Sétimo dia de criação: Deus descansa de toda sua obra, os céus e a terra tem forma e tudo que neles há o preenche não é mais algo sem forma e vazia como no princípio 

– A terra anteriormente sem forma e vazia agora estava com forme e cheia de vida e beleza pelo poder da Palavra de Deus! 

– Deus descansou entrando em um estado de contemplação e comunhão o que Ele faz mais na frente era convidar ao homem para fazer uso do sétimo dia como momento de adoração e contemplação das obras de Deus.    

– O triste de tudo isso é que sabemos que durante a criação tudo obedeceu a ordem de Deus mas que o homem não fez assim e foi a única criatura que se rebelou contra a Palavra de Deus! 

– O HOMEM POR SUA DECISÃO DE SEGUIR SEU PRÓPRIO RUMO E NÃO OUVIR A PALAVRA DO CRIADOR LEVOU A TERRA BELA E CHEIA DE VIDA AO CAMINHO DA DESORGANIZAÇÃO E MORTE (Gn 3:17-19) 

– MAS EXISTIA ESPERANÇA PARA O HOMEM: (Gn 3:14-15) – A SEMENTE DA MULHER!  

– DEUS DISSE A ABRAÃO QUE TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA SERIAM BENDITAS NO DESCENDENTE DE ABRAÃO! (Gn 12:3) 

– MAS ONDE ESTAVA CRISTO EM TUDO ISSO?  

– NA CRIAÇÃO, CRIANDO E MOTIVANDO A CRIAÇÃO (Jo 1:1-5,10-14) ELE ERA A SEMENTE DA MULHER!   

– SENDO MORTO NA CRIAÇÃO E PELA CRIAÇÃO! (Ap 13:8) 

– ONDE ESTÁ CRISTO HOJE? (Ef 1:7-14) 

APLICAÇÃO: Sua vida tem sido um caos? Uma desestruturação e falta de alegria? Tem sentido um vazio e uma falta de direção? Parece que tudo está desmoronando? Isto tem sido causado ou por um pecado seu, ou por um pecado dos outros ou por causa deste mundo que está caído no pecado e caminhando para o caos e morte como consequência de estar longe de Deus, da luz e da vida! Deus pode pelo poder de sua Palavra transformar o caos em ordem! Deixar o feio do pecado no belo da criação e preencher aquilo que estava vazio e que pode ser o teu coração o significado da tua vida! Deus está nas rédeas do universo e é Absolutamente Soberano em amor para com suas criaturas e vai redimir tudo em Cristo e expurgar de vez a maldade e trevas deste universo! Mas para isto você precisar nascer de novo e se render a voz da Palavra de Deus que tem poder de transformar! Em 2 Co 5:17 diz que aquele que está em Cristo é nova criatura as coisas velhas se passaram e tudo se fez novo! Nele você pode viver a vida e vida em abundância de significado e alegria por estar realmente vivo! E no fim de tudo podemos ter: 

Ler – Apocalipse 21:1-8 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *