fbpx

Esboço de pregação sobre casamento cristão e nupcias. Mensagem: Casamento e Núpcias

Vivemos numa época difícil onde a sexualidade tomou dimensões erradas para o projeto criado por Deus. Vemos o sexo como o centro do casamento e não como um elemento abençoador do casal e de sua relação íntima. A apelação sexual a cada dia tem começado mais cedo na vida do jovem e a banalização do sexo tem sido um padrão de nossa sociedade. Infelizmente este padrão social tem ofuscado a Glória de Deus na sexualidade humana e as Escrituras afirmam que o sexo foi criado para benção e intimidade do casal casado e isso traz verdadeira alegria quando vivida para a Glória de Deus!

3:6-11 – Salomão chegando para o Casamento

O cortejo de casamento é visto como um momento especial para todos! É um momento de glória para o casal! Cada detalhe foi pensado e cuidado pelo noivo e família! É um momento de festa para todos! O casamento deve ser um momento de alegria para todos os que vêem e não de escândalo e tristeza! O casamento é feito por 3 etapas que devem ser cumpridas: 1) Deixar Pai e Mãe físico e emocionalmente no objetivo de formar uma nova família; 2) Unir-se a sua mulher em uma só carne: compartilhando a vida e intimidade; 3) Reconhecimento público: Jurídico e/ou social.

4:1-7 – Salomão descreve a Noiva

Este é o ponto do livro que Salomão fala mais! Ele está admirando a beleza especial de sua amada e se preparando para o casamento e noite de núpcias! Ela possui um apelo especial aos seus olhos, emoções e sentidos! Ele olha pra ela de modo especial e único! Como você tem olhado para o seu cônjuge? Você lembra quando provou o momento de seu casamento e a emoção que sentiu? Tentar sentir a mesma coisa é impossível pois nós mudamos, mas podemos resgatar a felicidade que sentíamos e lembrar que podemos sentir hoje também de maneira mais madura como veremos mais a frente no livro!

4:8-12 – As preliminares da intimidade

4:8 – Ele a convida para a noite de núpcias

Ocorre o convite! Naquele momento ela é convidada a desconectar de sua morada tão longe dele para estar com ele pois eles viverão para sempre juntos!

4:9 – Ele sente desejo por ela

4:10 – Ele deseja o toque dela e sente seu perfume

4:11 – Eles se beijam e se despem por isso ele cita a fragrância do vestido dela

4:12 – Ele reconhece a virgindade dela como algo especial

A virgindade tem sido tratada como um tabu mas vemos neste texto como algo especial e reconhecido pelo casal como um presente! É uma oferta de obediência a Deus e pureza! É uma decisão de ser Fiel primeiramente a Deus e depois àquele que Deus preparou para o futuro! Quem pode se guardar desta forma pode sentir o verdadeiro prazer de conexão perfeita um com outro! Mas mesmo não tendo conseguido por influência de uma vida distante de Deus em Cristo tudo pode ser restaurado e podemos viver alegrias pois Aquele que está em Cristo nova criatura é!

4:13-15 – Ele descreve as sensações de estar com ela como diversas fragrâncias

4:16-5:1 – O ato sexual e o reconhecimento público da consumação

4:16 – Ela se entrega para o amado

5:1 – Ele relaciona-se com ela e o poeta reconhece publicamente a intimidade deles como casal casado

O sexo é uma benção de Deus e uma consumação de uma aliança de entrega mútua e confiança! O sexo é uma forma de comunicação que somente o casal poderá ter entre si e com mais ninguém! Nele teremos outro nível de diálogo e intimidade que não teremos com mais ninguém! É o momento onde ambos revelam-se para o outro no mais alto grau de intimidade onde a vergonha deve sair e dar lugar ao amor e desejo um pelo outro. O sexo revela o grau de cumplicidade do casal e é um termômetro da relação. Falar sobre sexo é revelar um alto grau de intimidade e poucos conseguem fazer isso! Este pensamento não se faz em relação a quantidade ou qualidade, mas em relação a satisfação mútua! Apesar de não ser uma área central do casamento mas revela em si muitos problemas do casamento que não estão sendo tratados e que podem comprometer o casamento. O sexo para o homem possui conotação diferente do sexo para a mulher e isso fornece o complementarismo criado por Deus para satisfação mútua! O sexo é como impressão digital e apenas o casal possui seu tipo, forma e meio de comunicação que nenhum outro fora desta relação deve conhecer pois é único e privado!

Vemos aqui que não existe nenhum desconforto social com o que aconteceu entre o casal pois existe uma aprovação clara da alegria deles! O grande fato é que muitos podem dizer que isso é uma construção social mas não é! É um fato criado por Deus para ser assim mas desejamos viver conforme nosso pecado e por isso queremos desconstruir os valores para se adaptar aos nossos erros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *