Mensagem: O amor maduro aponta pra soberania e cuidado de Deus
Uma cultura extremamente sexualizada perde a essência da beleza do amor conjugal e como o casal tem a oportunidade de viver esta benção tão especial de Deus. A sexualização da cultura faz o casal acreditar que só é feliz se o sexo fizer parte de sua vida a dois, e isso traz um desequilíbrio para a relação, não trazendo o viver conjugal para o centro da vontade de Deus. Vamos perceber agora que o casal que está amadurecendo em sua relação, sua história passa a fazer mais sentido em todos os momentos que já passaram de sua vida e que suas lembranças são valiosas para o que são hoje. Sua história passa a ser o ponto focal de sua relação, ou seja, o que são e que vivem hoje é fruto do que foram. Agora Salomão e a Sulamita são um casal maduro que olha para o álbum de família e se alegra com a obra de arte produzida por Deus em suas vidas. Eles se mantém outrocentricos em sua relação.
8:1-4 – Ela relembra o desejo, de sua juventude, que sentia de que seu amor fosse o único de sua vida e em sua memória
8:1 – Ela deseja poder expressar seu carinho por ele de modo público como aos seus irmãos
8:2 – Ela desejava tê-lo conhecido muito antes para ter uma história longa com ele de crescimento juntos
8:3-4 – Apesar dos sentimentos de se conhecer a muito tempo ela entende que o amor tem o momento certo de surgir
8:5a – Ela vem com ele vindo do deserto casada e publicamente exposta ao seu cuidado, todos vêem seu relacionamento
Aqui ela relembra sua juventude e como ela queria estar com ele o tempo todo, mas que não era o tempo. Ela entende que tudo tem o momento certo para acontecer e assim aconteceu!
APLICAÇÃO: O sentimento do jovem é desejar estar o tempo todo junto daquele que ele ama e deseja mas isso pode quebrar o ciclo correto das coisas e que o tempo certo é importante de ser esperado para a maturidade do relacionamento sólido para a glória de Deus. Este tempo ao ser respeitado traz gratidão no futuro quando o casal maduro olhar para sua história e aponta para a Glória de Deus. O que vivemos antes do nosso casamento aponta para o que vamos nos tornar em maturidade e isso precisa ser cuidado! Se você cometeu falhas neste caminho então reconheça os erros e lute pra que estes erros não atrapalhem seu álbum de recordações na presença de Deus e entre vocês! Olhe para o tempo antes do casamento com gratidão e pese seus pensamentos como eram e como estão hoje depois da maturidade e veja o quanto você cresceu para a glória de Deus! Esta é a direção para que caminha a vida!
8:5b-7 – Ela expressa em palavras o amor que eles têm um pelo outro
8:5b – Ela relembra o momento em que ambos entenderam que se amavam
8:6 – Ela deseja ser exclusiva dele e entende que o amor é poderoso mas o ciúme é destrutivo
8:7 – Ela declara que o amor é eterno e que ninguém o obtém com riquezas sendo algo dado por Deus
Ela coloca aqui o seu sentimento quando foi despertado e como o amor é forte e sua exclusividade não pode ser confundida com os males do ciúme.
APLICAÇÃO: O amor é despertado, mas deve ser direcionado para que ele tenha a força e a direção desejada pelo propósito de Deus pois assim ele terá valor que nem as riquezas são capazes de comprar! Entenda o amor e sonde o que você tem pelo seu cônjuge e corrija o quanto antes para que você possa provar o valor real do amor segundo Deus e o poder que ele possui. Desenvolver este amor é sinal de maturidade do relacionamento e não deve nunca ser comparado com a paixão ou sentimentos superficiais mas como uma força que nem as forças da natureza são capazes de apagar! Amar é uma decisão, é um cultivo e precisa ser guiado, sondado e direcionado!
8:8-10 – Ela é fruto do cuidado de sua família e isso trouxe a Salomão a confiança que o inspira a amá-la
8:8-9 – Seus irmãos se preocupam com a integridade de sua irmãzinha: ela é um muro ou uma porta?
8:10 – Ela se coloca como um muro e por isso Salomão confia nela
Ela relembra que sua família foi muito importante no desenvolvimento de seu caráter e no que ela significa para seu esposo! Ao comparar este texto ao outro de 1:6 onde ela se coloca como vítima de uma perseguição de seus irmãos vemos aqui que ela demonstra gratidão pelo cuidado deles. Ela se tornou íntegra por isso.
APLICAÇÃO: Alguns jovens possuem uma percepção errada do que seus pais são quando tentam protegê-los mas que quando amadurecem eles passam a mudar sua percepção de tudo. A maturidade dela a leva a refletir nisso. Estas lembranças entram na memória de seu relacionamento e a solidez do que eles são hoje depende de como foi sua juventude, amadurecimento do amor e
participação de sua família. Como você tem amadurecido em todas estas coisas? Seu relacionamento tem lembranças e isto é o grande fato aqui, mas o que você tem feito com estas lembranças a respeito do amadurecimento de quem você é e do seu relacionamento? Aqui vemos que relacionamento amadurece a medida que amadurecemos junto e que cada momento de nossas vidas mudam e por isso nossas percepções devem mudar também pois estamos caminhando para a maturidade! Os problemas do passado não devem, ser os mesmos pra sempre pois se forem é porque não estamos avançando mas estamos para sempre sendo imaturos em nossa vida e relacionamento!
8:11-14 – Eles se cuidam, se admiram e se desejam
8:11-12 – Ela é uma vinha que é cuidada para dar frutos ao seu amado e a todos os que convivem com ela
8:13 – Ele sente orgulho dela e deseja tê-la por perto
8:14 – Ela deseja que ele esteja com ela com o mesmo desejo de sua juventude
Ela muda seus padrões de beleza e foca no seu objetivo de agradar seu esposo e abençoar os que estão perto. Ele se orgulha dela e ambos se desejam.
APLICAÇÃO FINAL: O relacionamento amadurece e os desejos também! Nada permanece pra sempre da mesma maneira, mas mudamos com o tempo! O que deve sempre permanecer é o bem querer e o desejo de estar com o outro e ser benção na vida dele! Um relacionamento maduro é outrocentrico! Um relacionamento imaturo egocêntrico! Um relacionamento maduro sabe esperar o tempo e entende a importância do tempo certo pra tudo pois quando olha para o passado vê o quanto isso foi importante! Um relacionamento maduro entende o verdadeiro sentido do amor e cultiva este amor sempre podando os sentimentos que apagam a beleza do amor segundo Deus! O amor maduro entende que todos em sua vida são importantes para nosso caráter e quem somos hoje! O amor maduro se serve, respeita, admira e deseja! Você tem caminhado na direção da maturidade do seu relacionamento? Como você olha para traz no seu álbum do relacionamento? O que você vê lá e o que você tem feito para construir uma linda história de amor segundo a vontade de Deus?