fbpx

Esboço sobre como agradar a Deus, santidade. Salvação vem pela fé, e fé é conteúdo crido, e este conteúdo deve ser visto na prática sendo esta uma confirmação ou não da obra da salvação na vida de alguém!

“Vamos parar com Palavras vazias… O cristianismo consiste em vida – e não doutrina … Nosso único credo é Cristo … Vamos dispensar os dogmas e começar a cumprir nosso dever.” Palavras familiares? Você acredita nelas? Milhões tem acreditado. E com lemas ocos como esses, o machado tem sido posto à raiz da árvore do cristianismo genuíno pelo próprio Satanás. “Porque, como imagina [o homem] em sua alma assim ele é;…” (Pv 23:7 a)” (Verdades que transformam; James Kennedy; Editora Fiel)

Salvação vem pela fé, e fé é conteúdo crido, e este conteúdo deve ser visto na prática sendo esta uma confirmação ou não da obra da salvação na vida de alguém!

Um dos textos bíblicos bastante conhecidos é: quer comais ou bebais ou façais qualquer outra coisa fazei tudo para a Glória de Deus! A vida cristã é uma vida de Santidade!

A santidade é um estilo de vida de alguém separado para Deus mas que vive no mundo sem se contaminar com o mundo! Por isso a vida cristã deve ser uma vida prática e santidade nem sempre é deixar de fazer algo mas sim corrigir a prática para que ela glorifique a Deus! Esta vida prática possui princípios de aplicação e estes são os que Paulo apresenta aqui neste texto. Paulo apresenta aqui práticas de santidade que interferem no relacionamento do cristão consigo mesmo, com o cônjuge, com os irmãos e com a sociedade. É o evangelho vivido na prática para a Glória de Deus!

O texto se divide em 2 partes, com uma exortação geral a respeito da vida para agradar a Deus e depois Paulo dá conselhos práticos de como viver uma vida que agrada a Deus no contexto necessário desta igreja:

4:1-2 – Vivam de modo a agradar a Deus como ensinamos

4:1 – Pedidos para que eles cresçam mais ainda no modo de vida que agrada a Deus e que eles já conhecem

“como viver a fim de agradar a Deus” – Este é o foco da vida cristã! Este é o nosso chamado e a vontade de Deus pra nossas vidas! Paulo expressa sua preocupação em reforçar este estilo de vida para aquele povo!

“cresçam nisso cada vez mais” – Paulo em outro momento diz: não que eu já tenha alcançado mas prossigo para o alvo! Precisamos viver e buscar progredir ainda mais não nos contentando com um estilo de vida medíocre de espiritualidade mas buscar cada vez mais viver para agradar a Deus!

4:2 – As orientações de Paulo são vindas sob autoridade de Jesus

“autoridade do Senhor Jesus” – Paulo estabelece aqui que a autoridade não vem dele mas os mandamentos são ordenanças de cristo para o povo!

APLICAÇÃO: O desejo do coração do cristão é a busca por agradar a Deus! Em 2 Co 5:9 Paulo diz que desejamos agradar a Deus sempre! Este é um sentimento do coração de um Cristão regenerado pela graça de Deus! Precisamos desejar isso sempre! Como tem sido este desejo em teu coração? Se você não tem sentido isso de maneiro forte primeiro você precisa se perguntar sobre sua conversão a Cristo se é real mesmo! Se Deus fez a obra de sua graça em sua vida? Se você tem esta certeza desta obra mas tem perdido o estímulo de agradar a Deus você precisa se arrepender e voltar ao primeiro amor! Precisamos querer agradar ao nosso Senhor e progredir sempre nisso!

Conseguir viver isso só é possível a alguém que foi alcançado pela graça pois tentar isso por esforço próprio é religiosidade e hipocrisia e nunca nos levará para o céu! Precisamos nos entregar a Cristo e sua obra reconhecendo que somente Ele é capaz de nos transformar para a Glória de Deus!

4:3-12 – Orientações práticas de como viver de modo a agradar a Deus

Agora Paulo dá uma série de aplicações práticas da vida de alguém que deseja agradar a Deus e isso ele faz em 3 áreas específicas que poderiam ser as necessidades daquela igreja e daquele povo mas que podemos aplicar em nossas vidas também! Estas áreas são: Sexualidade Cristã, Amor Fraternal e o Trabalho e o testemunho social

4:3 – Sexualidade Cristã

4:3 – Deus deseja que fujam da imoralidade sexual sendo santos

“santificados: … imoralidade sexual” – Paulo alinha a mensagem de que santidade está intimamente ligada a sexualidade.

APLICAÇÃO: A sexualidade está diretamente alinhada a visibilidade da depravação humana conforme o livro de Romanos no capítulo 1. O mundo possui um apelo constante a sexualidade imoral porque é nela que desonramos nossos corpos e a imagem e semelhança de Deus que figurava em nossa criação! Em Romanos 1 afirma que quando Deus nos entrega a nosso próprio coração a consequência é a depravação sexual e isso é um sinal de condenação visível da humanidade! A luta contra a imoralidade sexual deve ser uma busca do cristão constante pois ela sempre estará diante de nós pois o desejo pecaminoso habita em nosso coração! Mas a própria palavra nos ensina que não somos escravos do pecado e em Cristo podemos suportar as tentações e fugir delas e decidir não pecar! Cristo nos libertou da escravidão do pecado e portanto, hoje temos opção de fugir e não viver diante dela! Nós morremos para o pecado e como Paulo diz em romanos como pode vivermos ainda em algo para o qual morremos?

4:4 – Saiba controlar seu corpo

“Cada um saiba … controlar … santa e honrosa” – Precisamos refletir sobre nossa sexualidade e Paulo chama aqui a uma reflexão particular quando ele diz “Cada um saiba”. É uma responsabilidade individual sobre o que fazemos com o nosso corpo! Usar de maneira santa (separada pra Deus) e honrosa (dando testemunho de pureza)

4:5 – Não seja dominado pelas paixões

“Não dominado” – Paulo traz a tona aqui o domínio dessas paixões sobre a carne que é um sinal dos homens que não conhecem a Deus e assim não deve ser a realidade de um nascido de novo! Temos escolha!

APLICAÇÃO: “Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.” (1 Coríntios 6:12) Paulo afirma neste texto que o homem mesmo cristão pode ser dominado por vícios e estas paixões da corne podem dominar a vida do homem de maneira intensa de modo a perder o próprio domínio! Nós não somos escravos do pecado pois somos libertos em Cristo mas podemos sim ser dominados em nosso corpo pelos vícios da carne que podem nos fazer perder o controle de nós mesmos! O que tem te dominado? Quais paixões desenfreadas tem afetado a tua sexualidade de modo a desonrar a Deus e parecer a você ser alguém que nunca conheceu Jesus?

4:6 – Não se aproveite dos outros irmãos a respeito da imoralidade

Paulo aqui menciona o fato de que a sexualidade é uma causa de fraudar os direitos do outro. Se aproveitar do outro e isso não deveria nem ser imaginado na igreja. Deus é juiz e observa tudo e sabe as intenções do nosso coração! Pode ser que coisa aconteçam sem serem expostas mas Deus observa tudo!

APLICAÇÃO: Aqui podemos mencionar o sexo antes do casamento onde uma das pessoas do relacionamento tenta forçar uma situação ou manipular o outro para que eles se relacionem e assim uma parte se aproveite da outra obtendo vantagens. Sexo no casamento quando as partes praticam algo que prejudica a integridade do outro, como o estupro no casamento ou a famosa greve de sexo. Ou então a sensualidade, nas roupas ou nas redes sociais para despertar nos outros o desejo que não poderá ser satisfeito conhecido como o pecado da lascívia! O adultério que é infidelidade na aliança do casamento feito com alguém diante de Deus que é mais sério ainda! A Homossexualidade que é tanto a prática que desonra a sim mesmo como também levar a outros que se relacionam com você a se envolverem neste pecado! A Pornografia que desonra a você que assiste mas também apoia quem usou aquela mulher ou aquele homem para fazer as cenas de sexo no filme, além de que se você for casado está desejando algo que desonra seu parceiro! São muitas as formas que podemos defraudar o irmão dentro da igreja nhoque diz respeito a sexualidade. Deus observa cada um de nós e irá julgar retamente nossas obras!

4:7 – Deus nos quer santos e não impuros

Esta é a razão porque Deus nos julgará porque o preço que ele pagou foi para nos separar para ele e não para vivermos nesse mundo do jeito que queremos e desonrar a Ele dizendo-se cristão e praticando isso!

4:8 – Quem busca a imoralidade e domínio santo do corpo e defrauda os outros com isso rejeita a Deus e não aos homens

Rejeitar estas verdades acerca da sexualidade não é uma atitude contra os homens mas contra Deus! Pois além de esta ser uma verdade de Deus e não de homens os pecados são contra Deus e não contra os homens! Deus nos deu o Espírito como presente e o Espírito que habita em nós tem ciúmes! Ele é o selo de nossa salvação! Nosso corpo é templo do Espírito!

4:4 – Amor fraternal

4:9 – Vocês já sabem amar aos irmãos e continuem

4:10 – Seu amor vai além das pessoas próximas a vocês continuem assim sempre

APLICAÇÃO: O amor é o vínculo da perfeição e o sinal de que conhecemos a Deus pois a Palavra nos ensina que se amamos os irmãos é porque amamos a Deus! O amor é transformado em comunhão e serviço mútuo e deve ser visível!

4:5 – Trabalho e testemunho social

4:11 – Trabalhem para ter sustento próprio com as próprias mãos

4:12 – Para não dar mal testemunho aos de fora e não dependam de ninguém

APLICAÇÃO: Esse testemunho público de fé deve ser vivido de maneira que o mundo nos veja com um padrão social aceitável e admirável! Esse pensamento de que eu vivo do meu jeito e quem pensar que eu tô errado é problema dele não éo princípio estabelecido

pela vida cristã! Devemos sim pensar em como o mundo nos enxerga pois isso é oque vai falar o evangelho e abrir portas para a evangelização! Aqui Paulo falou sobre o testemunho de quem trabalha e se mantém e quem vive na preguiça dependendo dos outros! Esta é a situação de muitos daquela época e hoje também existem muitos assim! Outros textos expressam este mesmo pensamento do testemunho público da vida cristã.

“Tendo o vosso viver honesto entre os gentios; para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, glorifiquem a Deus no dia da visitação, pelas boas obras que em vós observem.” (1 Pedro 2:12)

“Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” (1 Timóteo 3:7)

“Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus. Como também eu em tudo agrado a todos, não buscando o meu próprio proveito, mas o de muitos, para que assim se possam salvar.” (1 Coríntios 10:32,33)

“Andai com sabedoria para com os que estão de fora, remindo o tempo.” (Colossenses 4:5)

APLICAÇÃO GERAL: A vida cristã é uma vida prática e aplicada onde estivermos para a Glória de Deus! Precisamos buscar ser pessoas de uma fé não apenas teórica mas prática em nossa vida vivendo os princípios em um mundo caído para testemunho de Cristo para aqueles que podem vir a se arrepender e não como se fôssemos do mundo mas santos e separados para Deus! A sexualidade Cristã deve ser santa e pura! O amor deve ser verdadeiro e visível em serviço e comunhão! E o testemunho público deve ser autêntico e socialmente responsável! Este estilo de vida agrada a Deus por quem fomos comprados e chamados para glorificar e servir! Esta vontade deve estar presente em nosso coração de modo constante! Se você é cristão e perdeu essa vontade então se arrependa e volte ao primeiro amor! Se você nunca sentiu esta vontade mas agora sente que precisa mudar então venha pra Jesus! Porque sozinho e por esforço pessoal você nunca vai conseguir se a graça de Deus não te alcançar então vem pra Jesus!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *