Esboço de pregação sobre cobiça. Da boca sai o que o coração está cheio. O que tem guiado suas decisões, pensamentos e ações?
Existe uma frase que diz que somos os que comemos, mas seria isso verdade? Na realidade quero propor uma coisa que é afirmada pelas escrituras em todo o seu contexto: Você é o que acredita! Isso sim é um fato. Mas não quero dizer o que você diz acreditar mas o que guia tuas decisões, pensamentos e ações. Esta reflexão deveria ir muito mais profundo em quem somos! Quero falar sobre o que está em nosso coração! É isso que somos! O que está assentado no trono do nosso coração é o que guia nossas ações e isso sim nos define!
Lutero afirmava que o coração humano é uma fábrica de ídolos e são este os que nós colocamos nossa confiança e nossa bisca por segurança e conforto.
O passado não temos controle, o presente é o que vivemos agora e onde temos poder de atuação mas o futuro não conhecemos o que nos aguarda e isso é o que nos traz medo e sentimento de insegurança!
Uma das necessidades básicas da vida é a segurança e o conforto, queremos segurança para ficar tranquilos e conforto para nos sentir bem. É isso que achamos que devemos lutar pra conseguir e usamos as mais diversas armas para conseguir este alvo. Para isso o mundo oferece um sistema criado pelo próprio homem para oferecer conforto e segurança, mas Deus também nos oferece um sistema que nos traz isso. O que acreditamos é isso que define quem somos!
Vamos analisar o que este texto tem a falar sobre a vida cristã e nossa busca por segurança e conforto.
Paulo inicia suas recomendações a partir do contexto anterior que falava sobre os falsos mestres e sua cobiça e como eles enredavam outras pessoas, os seus seguidores a adotarem práticas de cobiça também em suas vidas que isto trazia a eles muitos problemas. Vamos ler novamente 1 Tm 6:3-10 e a partir dele iniciar nosso estudo.
6:11-16 – As recomendações para um ministro fugir da cobiça
6:11-12 – DESENVOLVA UMA VIDA DE TESTEMUNHO NO AGORA
Paulo dá orientações práticas sobre a vida e testemunho cristão de um homem de Deus
“justiça” – Uma vida de fazer o certo
“piedade” -Viver um testemunho real de amor e reverência a Deus e amor ao próximo
“fé” – Uma vida que crê e vive o conteúdo da fé
“amor” – o vínculo da perfeição o que nos une a Deus e ao próximo
“perseverança” – O que nos mantém firmes no caminho
“mansidão” – O que nos faz nos relacionar corretamente com as pessoas e circunstâncias respeitando o tempo certo de tudo
APLICAÇÃO: Como está tua caminhada cristã? As pessoas vêem Cristo em sua vida? Você tem sido um bom representante da fé cristã com suas ações? Você foi chamado para ser sal e luz e agir de modo diferente do mundo para que o mundo possa conhecer Cristo através da vida quer Ele deu a você? Se não saiba que a graça do Senhor quer te alcançar para te capacitar a isso!
6:13 – INSPIRE-SE NA MISSÃO DE CRISTO E SEU EXEMPLO
Paulo traz a tona a visão da missão de Cristo enquanto neste mundo e o Reino Eterno de Deus diante de suas recomendações à Timóteo
APLICAÇÃO: Jesus é nosso exemplo pois em tudo foi tentado mas sem pecado e venceu o pecado e a morte para nos dar a esperança de que Nele podemos vencer também!
6:14 – LEMBRE-SE QUE TRABALHAMOS AGUARDANDO A VOLTA DO SENHOR
Guarde estas recomendações até Jesus voltar
APLICAÇÃO: A ceia fala que estamos aguardando a volta do nosso Senhor! Estamos aqui em missão até o dono de tudo voltar e tomar pra si o que lhe pertence! Como você tem servido a Ele? Você entende que Ele um dia vai
voltar e como Ele vai te encontrar? Servindo a si mesmo ou a Ele pra Sua Glória?
6:15-16 – LEMBRE-SE A QUEM VOCÊ SERVE
Reconheça quem é o Senhor Jesus diante de tudo
APLICAÇÃO: O problema de nossa geração de crentes é que não conhecemos o Senhor! Somos analfabetos do conhecimento do Senhor através das Escrituras! Quem é o Senhor pra você? Você entende cada termo desse usado por Paulo? O que estes termos fazem em você como eles mechem no teu coração? Isso define muito de nossas motivações para servir ao nosso Senhor!
Paulo ensina aqui que podemos vencer os ídolos de cobiça do nosso coração quando:
1. Vivemos buscando o testemunho cristão verdadeiro como valores de nossa vida
2. Entendemos Cristo como nosso exemplo
3. Trabalhamos visando o Reino eterno do Senhor
4. Conhecemos quem é o Senhor e o valor que Ele tem em todas as coisas
6:17-19 – Recomendações aos cristãos ricos
6:17 – NÃO CONFIEM NAS RIQUEZAS, MAS EM DEUS
Ordene aos ricos a não confiarem nas riquezas, mas em Deus
APLICAÇÃO: Estes são os ídolos do nosso coração! São os que criamos para nos trazer segurança e conforto mas que na realidade não passam de ilusões. É como uma criança que no dia de natal recebe seu presente e acredita que foi o Papai Noel que deu. Precisamos fugir deste ídolos! Precisamos avaliar nossas motivações pois ~são elas que nos ajudam a identificar nossos ídolos.
6:18 – PRATIQUEM OBRAS DE GENEROSIDADE
Ensine aos ricos a serem praticantes de boas obras com generosidade
APLICAÇÃO: O doar é a grande prova do nosso apego ao que nos cerca é o que acontece quando ajudamos alguém ou quando ofertamos pra obra do Senhor conforme Deus mesmo fala a respeito dos dízimos e ofertas. Esta ação nos ajuda a tirar uma radiografia do nosso coração em relação a cobiça.
6:19 – OLHEM PARA AS RIQUEZAS ETERNAS
Que os ricos desejem as riquezas eternas
APLICAÇÃO: Juntem tesouros no céu!
6:20 – Paulo exorta a Timóteo que guarde sua missão e evite conversas inúteis para não se desviar da verdadeira fé
6:20a – GUARDE SUA MISSÃO
6:20b – EVITE CONVERSAS INÚTEIS
APLICAÇÃO GERAL: Quais são os teus tesouros? Até onde a tua vista alcança? Onde os olhos terrenos podem ver ou onde os olhos espirituais são capazes de revelar? Ter uma vida
horizontal e vertical define muito do que nós somos e a forma como nos relacionamentos com Deus, com os outros e com as coisas que Deus nos dá nos define de fato como servos de Deus e se vivemos para a Glória Dele! Que possamos nos libertar dos ídolos do nosso coração e somente com a Graça de Cristo isto é capaz! Entregue-se a esta graça!
Excelente e muito abençoador.