Você já teve inimigos? Alguém que queria muito te prejudicar e você sabia que ele estava planejando algo pra isso?
Imagine que você estivesse em uma guerra e se tivesse a chance de saber o que o inimigo estava planejando, quando ele iria atacar e quais seriam as armas que ele utilizaria e suas estratégias. Você queria saber?
O Cristão tem 3 grandes inimigos em sua vida um é a carne, o outro é o mundo e o último é o diabo. A carne com o seu pecado dentro de nós, o mundo com sua estrutura nos oferecendo oportunidades de pecar e Satanás criando estratégias de ataque para nos destruir.
Quero hoje junto com você estudar como iniciou esta estratégia do Diabo para trazer o pecado até nós!
Aprendemos que:
– Deus pelo poder de sua Palavra criou o universo e trouxe uma terra sem forma e vazia a algo belo e cheio de vida e chamou toda sua criação de algo muito bom! A PALAVRA DE DEUS TEM O PODER DE ORGANIZAR O CAOS E CRIAR VIDA E BELEZA ONDE NADA EXISTIA
– Deus criou o ser humano para espalhar e espelhar sua imagem e semelhança pelo mundo como gerentes de Deus na criação e relacionar-se com Deus acima de tudo, com os animais e com o próximo.
– Fomos criados para viver em ADORAÃO, SERVIÇO E RELACIONAMENTOS
– Deus criou o casamento como primeiro mecanismo de relacionamento humano, complementar, e multiplicação de sua imagem e semelhança pelo mundo através da formação da família.
– A família garantirá o domínio sobre a criação para a Glória de Deus na educação de filhos e formação de novas famílias quando ambos deixam pai e mãe.
– A família é o primeiro projeto missionário de Deus na multiplicação de adoradores do Senhor!
HOJE VAMOS:
– Ver como o pecado encontrou espaço na criação de Deus através de nós
Vamos ler: Gn 3:1-13
O DIALOGO DO PECADO (3:1-5)
O DIABO PROMOVE A INVERSÃO DOS RELACIONAMENTOS CRIADOS POR DEUS
– O diabo vem pela perversão dos relacionamentos e vem para perverter os relacionamentos
3:1 – A serpente, a mais astuta de todos os animais, faz sua pergunta a mulher se Deus proibiu comer dos frutos das árvores do jardim
– Porque a serpente foi escolhida como meio de manifestação do Diabo?
– O desejo do diabo é perverter a criação de Deus em todas as dimensões. Quanto mais pervertido estiver mais forte os efeitos do pecado e danos do mesmo na criação e deturpação da Glória de Deus e beleza de sua criação
– Os animais deveriam ser dominados pelo homem mas o diabo coloca um animal como detentor do discurso que visa perverter a Palavra de Deus
– Porque a serpente não foi até Adão, mas escolheu Eva?
– Continua seu processo de perversão da ordem criada por Deus
– Vamos avaliar este texto a partir da interpretação do Apóstolo Paulo:
1 Timóteo 2:7-15
- V7 – Paulo reforça sua autoridade apostólica
- V8 –
- Que os homens orem = Estabeleçam seu sacerdócio masculino
- Levantados mãos santas = Homens busquem a santidade e fujam do pecado, da imoralidade, do adultério e etc.
- Sem ira e nem contenda = Os homens controlem seu comportamento pecaminoso violento e contencioso
- V9-10 – As mulheres se ataviem… = As mulheres não se utilizem de sua beleza de modo pecaminoso no desejo de ser o centro das atenções e chamar a atenção a seu corpo ou desejo de manipular emoções masculinas ou mesmo caindo no pecado de manipular estas emoções. Que elas valorizem as obras como objetos de beleza pois assim que as crentes verdadeiras se comportam.
- V11-12 – As mulheres aprendam em silencio… = As mulheres devem combater o desejo pecaminoso de controlar seus maridos como se fossem sua autoridade espiritual e liderança não assumindo sua submissão bíblica em amor pelo marido e missão dada por Deus. Esta atitude é assumida como falta de reverência a Deus.
- V13 – Porque foi criado primeiro… = A ordem da criação estabeleceu a liderança masculina e não a questão cultural revelando a vontade de Deus
- V14 – mas, Adão não foi enganado = Adão pecou conscientemente e deve ter-se aproveitado da atitude da mulher para cometer o pecado por tabela e se eximir da culpa. Adão foi omisso e covarde com sua missão. Adão pecou não exercendo seu chamado a liderança de sua família.
- V14 – A mulher foi enganada… = A mulher foi levada pelo engano das promessas do pecado na tentativa de ter uma escolha melhor para sua família do que a de Deus e da orientação de seu marido. Ela poderá ser enganada novamente não por incapacidade intelectual mas porque sempre desejará algo que se lhe prometerá e com isto será enganada. O movimento feminista tem feito exatamente a mesma coisa com promessas de liberdade às mulheres.
- V15 – A mulher será restaurada… = Na figura de feminilidade
- V15 – Dando à luz filhos = Na figura de mãe e não fugindo de sua maternidade como se fosse algo ruim e destrutivo
- V15 – Fé, Amor, e santidade com modéstia = Vivendo com testemunho cristão verdadeiro
1 Co 11:1-16
- V3 – Cristo é o cabeça… = Aqui se estabelece a ordem de autoridade em liderança entre Deus Pai e Deus Filho, Deus Filho e o homem e o homem e sua mulher. Determinação de autoridade não determina diferenças pois Deus Pai e Filho são iguais em pessoa e essência, mas não em funções. No projeto de redenção da humanidade o Filho se submete em amor ao Pai e o Pai lidera em amor ao Filho. Este é o modele de relacionamento estabelecido entre homem e mulher.
- V4-7 – Uma demonstração pública e cultural de submissão e liderança usando o véu
- V8-10 – O uso simbólico do véu como sinal de autoridade, mas o princípio de liderança e submissão não é cultural e sim está definida na ordem da criação. Os anjos observam o comportamento humano e o desvio das mulheres e dos homens em relação está sendo observado por eles pois foi utilizado pela serpente no Éden.
- V11-12 – Apesar das liderança e submissão dos sexos ambos são codependentes no Senhor pois Deus fez assim! O homem ama e respeita a mulher porque ama sua mãe e foi ensinado por ela e seu pai a respeitar e amar as mulheres e as mulheres amam os homens porque dependem deles para serem geradas e foram criadas a partir deles.
- V13-16 – Paulo trás para uma reflexão cultural acerca do testemunho público da inversão de papéis entre homens e mulheres
– O que podemos concluir destes textos?
- A serpente sempre motivou a perversão do modelo da criação de Deus para pôr homem e mulher fora de seus papéis dos sexos
- A perversão de relacionamentos começa quando os papéis de cada um não são assumidos como deveriam e as estruturas se fragilizam e o pecado encontra seu espaço dentro do relacionamento e família. Começa com o casal!
APLICAÇÃO: Como tem sido seus relacionamentos com os outros em termos de papéis assumidos? Marido e mulher, filhos e pais, chefes e empregados, irmãos na igreja, lideranças espirituais e etc? Deus estabeleceu em sua Palavra como deve ser todos estes relacionamentos! E como está o seu relacionamento com Deus? Quem está na posição de deter o discurso diante de você? A Palavra de Deus ou as ideologias criadas pelo homem? Você tem dado ouvidos a Palavra de Deus ou ao discurso da serpente transvestido nos seres da criação de Deus? Como dito em Rm 1!
O homem sempre deixa de olhar para Deus e começa a encontrar na criação a reposta para suas perguntas! Não deixamos Deus determinar nossa identidade e assim o Diabo continua a perverter a criação de Deus e fazer avançar o pecado na humanidade! E isso começa na família e antes da família no casamento e antes do casamento nos papéis do masculino e feminino!
O DIABO E SUA ESTRATÉGIA DE CONFUNDIR O DISCURSO E PERVERTER A VONTADE DA PALVRA DE DEUS (3:2-5)
3:2-3 – A mulher afirma à serpente que Deus não proibiu de todas, mas apenas que não coma e nem toque na árvore do conhecimento do bem e do mal e a morte consequente
– A serpente finge estar desavisada mas sua estratégia é levar a mulher a reflexão e saber até onde ela conhece a Palavra de Deus
– A resposta da mulher acrescenta palavras à Palavra de Deus: “nem toquem nele”, “vocês morrerão” – VEMOS UM LEGALISMO (se foi de ADÃO) OU UMA NEGLIGÊNCIA A SERIEDADE DA PALAVRADE DEUS (se foi de EVA)
APLICAÇÃO: Como tem sido sua relação com a Palavra de Deus? Legalista ou negligente? Como você tem encarado as orientações o Senhor para nossa vida, vida esta, que Ele criou segundo os seus padrões?
3:4-5 – A serpente afirma que a morte não é a real consequência, mas que a motivação de Deus é o medo deles serem deuses
– O diabo ataca as consequências do pecado afirmando que:
– Ele não é tão mau como se diz: “não morrerás”
– Afirma ser boa a consequência: “você será conhecedor”
– O diabo nos faz questionar as motivações da ordem divina:
– Deus tem medo de você
– Tudo isto é uma invenção dos “religiosos”, eles querem te manipular
O MÉTODO DE SEDUÇÃO DO PECADO (3:6)
3:6 – A mulher é atraída pela beleza, paladar e desejo do conhecimento do fruto e come também dando ao seu marido
- “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (1 João 2:15-17)
- CARNE: Desejo por sentir, Prazer (PRAZER)
- Eva olhou para o fruto e desejou o prazer de comer
- OLHOS: Desejo por tudo o que aparenta e que desejo ter para mim (PODER)
- Eva olhou para o fruto e admirou sua beleza e desejou ter para si aquilo que achou belo
- SOBERBA DA VIDA: Excessos, ostentação e parecer mais do que realmente é falta de humildade (PRESTÍGIO)
- Eva olhou para o fruto e achou que poderia ser mais do que já era
- “Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: “Estou sendo tentado por Deus”. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém, é tentado pela própria cobiça, sendo por esta arrastado e seduzido. Então a cobiça, tendo engravidado, dá à luz o pecado; e o pecado, após ter-se consumado, gera a morte.” (Tiago 1:13-15)
- TENTADO PELA PRÓPRIA COBIÇA
- Eva foi tentada pelo desejo de ser semelhante a Deus conhecendo o bem e o mal
- Eva foi tentada pelo prazer de provar o fruto
- Eva foi tentada pela beleza do fruto
- ARRASTADO E SEDUZIDO
- Foi seduzida pelas ideias
- Foi seduzida pela possibilidade de prazer
- Foi seduzida pelo que poderia se tornar
- COBIÇA ENGRAVIDA E DÁ A LUZ AO PECADO
- O PECADO NASCE COMO A MORTE
APLICAÇÃO: Precisamos conhecer os mecanismos do pecado e sempre são os mesmos! Como tem sido sua relação com o pecado pois ele sempre estará batendo a sua porta com promessas de libertação, prazer, poder, sucesso e que na realidade não vem de Deus mas vem do mundo e vem para destruir primeiramente seu relacionamento com Deus e depois com os outros ao teu redor.
OS EFEITOS IMEDIATOS DO PECADO: MORTE ESPIRITUAL PERDENDO COMUNHÃO COM DEUS (RELACIONAMENTO COM DEUS AFETADO) (3:7-10
3:7-8 – Os efeitos imediatos do pecado na morte espiritual
3:7 – Os olhos de ambos se abrem e percebem sua nudez e se cobrem
– Eles caem na “real” do erro que cometeram
3:8 – Se escondem da presença do Senhor
– Eles morrem espiritualmente e perdem comunhão com o Deus da vida
3:9-10 – Deus busca o homem em seu relacionamento, mas o homem foge da presença do Senhor
3:9 – Deus pergunta a Adão onde eles estão
– Onde você está hoje irmão? Em comunhão com Deus ou fugindo Dele?
3:10 – Adão responde que estava com medo de sua nudez e se escondeu
– Temos a tendência de não assumir a real causa de nosso pecado mas culpamos a consequência sempre
APLICAÇÃO: O pecado nos faz fugir de Deus e não para Deus e o que precisamos fazer é fugir para Deus e buscar Nele o perdão dos nossos pecados e a restauração de nossa vida! Se confessarmos os nossos pecados ele é Fiel, e justo, para nos perdoar os pecados e purificar de toda injustiça!
OS EFEITOS EM CURTO PRAZO DO PECADO: RELACIONAMENTOS COM OS OUTROS AFETADOS
3:11-13 – A falta de verdadeira confissão e vitimização do comportamento pecaminoso
3:11-12 – Deus questiona a razão do conhecimento deles de sua nudez e a raiz do problema que foi comer o fruto proibido e o homem culpa a mulher dada por Deus
– Covardia e buscando culpados
– Qual deveria ter sido a reação de Adão?
– Proteger sua mulher durante o dialogo com a serpente se tivesse visto ou antes de comer o fruto
– Se colocar como culpado pela falha na liderança e assumir a condenação dela como Cristo fez com a igreja
3:13 – Deus questiona a mulher e ela culpa a serpente de a haver enganado
– Vitimização
APLICAÇÃO:
– Deus nos criou para nos relacionarmos com Ele em adoração e obediência a sua vontade para provar a alegria do convívio com Deus e com o próximo
– A família é o primeiro elo de relacionamento de alguém e onde somos treinados para relacionar-se com Deus, com a criação e com o próximo, mas para isto precisamos assumir os papéis criados por Deus dentro das famílias e em sociedade, mas o pecado em nós perverte tudo isto.
– A família é alvo do diabo pois nela conseguimos afetar toda a humanidade com os efeitos do pecado começando nos sexos, casamentos, pais e filhos, comunidade e sociedade
– O homem e mulher falharam em sua missão e por isto sofremos os efeitos em nossa vida do pecado que cometemos em Adão e também das nossas próprias escolhas motivadas por nossos desejos pecaminosos e um mundo que nos oferece aquilo que satisfaz nossa carne mas desonra a Deus. Assim caminha a humanidade a cada vez mais destruição
– Destruir a ideia dos sexos, do casamento, da família é tudo o que é necessário para que o pecado avança com cada vez mais velocidade sobre a humanidade assim como fez a serpente com Adão e Eva e começa fazendo o homem duvidar da Palavra de Deus, do seu criador.
– Temos em nós a semente do pecado e não podemos vencer o pecado se não nascermos novamente como novas criaturas e por isto Cristo veio ao mundo para destruir as obras do pecado então em Cristo temos uma nova chance de reverter os efeitos do pecado em nossa vida e sociedade! Mas para isto submeta-se a Cristo e Sua Palavra para viver uma vida para a Glória de Deus!
Uma resposta